Usina de Letras
Usina de Letras
96 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50681)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Agatha Christie - Personagens -- 28/12/2002 - 00:52 (Warny Augusto da Silva Marçano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hercule Poirot - O mais famoso detetive criado por Agatha Christie tem muitas características de Sherlock Holmes. Desde sua vaidade e orgulho até um parceiro não muito inteligente mas fiel. De origem belga , Poirot não se parece em nada com a figura que se imagina de um detetive. Baixo , gordo , com uma cabeça em forma de ovo e um bigode bem cultivado ao longo de anos , não é o que se poderia chamar de discreto. Apareceu pela primeira vez no livro "O Misterioso Caso de Styles" e sua última aparição foi em "Cai o Pano" , onde morre no mesmo local do primeiro caso: Styles. Solteirão convicto , Agatha criou uma relação de admiração (ou quem sabe paixão?) entre ele e a Condessa Rossakov , uma ladra profissional , que aparece em poucos livros. Além de seu fiel parceiro de investigações , o Capitão Hastings , tem uma amiga um pouco mais inteligente , Ariadne Oliver. Ainda mantém bons contatos com o Inspetor Japp , da Scotland Yard. Seus tempos de policial foram registrados em "Primeiros Casos de Poirot" , já que o belga já estava aposentado quando surge o caso de Styles. Tinha alguns bordãos como: fale com papa Poirot......use suas células cinzentas....etc.



LIVROS ESSENCIAIS:



1 - O Misterioso Caso de Styles / 2 - O Assassinato de Roger Acroyd / 3 - Assassinato no Expresso do Oriente / 4 - A Casa do Penhasco / 5 - Morte no Nilo / 6 - Encontro com a Morte / 7 - Os Quatro Grandes / 8 - Cai o Pano



Capitão Hastings - Amigo e parceiro de investigações de Hercule Poirot , Hastings é o responsável por ser o narrador da história. A exceção foi em "Café Preto" , adaptação de Charles Ousborne da peça de Agatha. Tem características semelhantes às de Watson , companheiro de Sherlock Holmes. Ambos não são lá muito inteligentes mas sempre ajudam sem ao menos perceber isso. Em muitas histórias , as observações inocentes de Hastings ajudaram Poirot a solucionar o caso. Hastings casa-se logo no segundo livro de Agatha e se muda para a Argentina. Mas o sucesso do personagem fez com que a escritora o incluísse em outros livros. Inglês tradicional , acabou se acostumando com as maneiras estrangeiras e exageradas do amigo , mas sempre o condena quando ele mostra-se amoral , tal como ficar espiando por trás das portas ou mentir sobre o próprio nome para alguém.



LIVROS ESSENCIAIS:



1. O Misterioso Caso de Styles / 2. Assassinato no Campo de Golfe / 3. A Casa do Penhasco / 4. Poirot perde uma Cliente / 5. Os Crimes ABC / 6. Cai o Pano



Miss Marple - Uma solteirona que morou toda sua vida numa cidade pequena do interior e que era capaz de desvendar os crimes mais intrincados. Essa é Jane Marple , personagem que ficou mais perto da fama alcançada por Hercule Poirot dentre os criados por Agatha Christie. Sempre comparando os suspeitos de determinado crime com pessoas que conhece ao longo de sua vida , muitas vezes eram vizinhos dela de Saint Mary Mead , Jane chama atenção por aparentar ser uma velhinha frágil e simpática com mais de oitenta anos. Com toda essa ligação com investigações , adquire a amizade e o respeito de Henry Clithering , da Scotland Yard. Raymond West , sobrinho de Jane e escritor, participa de alguns livros. Aliás , sobrinhos é o que não faltam pra ela , sempre falando deles em seus livros. Sua primeira aparição foi em "Assassinato na Casa do Pastor" , seus últimos casos são relatados em "Nêmesis" e "Últimos Casos de Jane Marple".



LIVROS ESSENCIAIS:



1.Assassinato na Casa do Pastor / 2. A Maldição do Espelho / 3. Cem Gramas de Centeio / 4. Os Treze Problemas / 5. Morte no Caribe / 6. Nêmesis



Ariadne Oliver - Escritora policial e amiga de Hercule Poirot , sempre aparece por ter ligação com algum personagem ligado às investigações. Adora maçãs e sempre fica sem graça quando a reconhecem pelos livros que escreve. A personagem e Hastings nunca se cruzaram em seus livros.



LIVROS ESSENCIAIS:



1. A Morte da Sra.McGinty / 2. A Noite das Bruxas / 3.Os Elefantes não Esquecem / 4.A Terceira Moça

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui