Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Paçoca -- 02/03/2006 - 12:31 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A paçoca é um dos doces mais populares e tradicionais - leia-se doce de pobre - mas nem por isso menos gostosos. O grande problema da paçoca é que se enche a boca mesmo com uma mordida civilizada, coisa que raramente ocorre. A paçoca desperta tamanha gula, que o apreciador quando se dá conta, está com a boca cheia e não tem a menor idéia de como esvaziá-la. Ainda que por breves instantes, dá uma agonia só experimentada quando se come salada de maionese com farinha, o que não deixa de ser uma paçoca.

O ideal realmente é que se engula a paçoca, objetivo óbvio do alimento. Mas como? Fica grudada no céu da boca, por minúscula que tenha sido a mordida, a boca se enche, empaçocando tudo. A alternativa aí é o caminho de volta, mas ele invariavelmente se dá de forma abrupta e dispersiva, se me entendem. Talvez chuvosa exprima melhor o pensamento. Melhor evitar, mas de que forma? Até paçocas "diet" - ou será "light"?, de qualquer forma, sem açúcar no rótulo - já fazem hoje em dia. Tamanha evolução não pode ser desperdiçada.

Os linguistas mais experientes talvez concordem comigo que paçoca deveria ser escrita com dois esses, talvez três. Não sei explicar direito, me faltam conhecimentos fonéticos entre tantos outros, mas o meu sentimento sincero é de que passsssoca assim grafada representa melhor o que realmente se quer dizer com paçoca. Paçoca assim, com ç, não dá toda a dimensão da palavra, não exprime o verdadeiro significado. Acho que faltou ao dicionarista a experiência. Eles não comeram paçocas, o que é triste, revela uma infància sem graça.

Consulto o Houaiss e ele, nas explicações etimológicas, já de início me dá razão. Se não, vejamos, recorramos ao tupi, nossa língua mãe:

"tupi pa soka, segundo JM de po-çoc esmigalhar com a mão ; no DHPT, iguarias socadas em pilão , de aiaçoc aiapaçoc pilar no pilão , donde mistura de carne desfiada e farinha de mandioca, mistura de amendoim ou castanha-do-pará torrados, açúcar e farinha, socados no pilão, p.ext. mistura, confusão ; f.hist. 1873 passoca, 1847 passóca; a datação é para as acp. carne e doce "

Não podia ser diferente.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui