Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->"...ISMOS" -- 13/02/2006 - 01:45 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"...ISMOS"

Talvez por estreitamento cultural ou por alguma espécie de necessidade, interesse ou aspiração se explique --e justifique?-- o envolvimento apaixonado e cego com filosofias, ideologias, doutrinas, crenças, correntes e outras manifestações da construção humana chamada Cultura... o mais das vezes até em oposição à Natureza. Isso, sem contar o interesse dos Sistemas em manter o homem à margem do conhecimento e atolado em ignorància para melhor manobra da humanidade.

Por assim entender, alimento a virtude da dúvida, o cuidado da desconfiança, a não imediata e inteira adesão às pregações da ciência, arte e religião (não cuido de Fé, que terreno da alma e não se põe em discussões). Prefiro o estudo exploratório e a observação crítica, não aceito inteiramente nenhuma delas e vejo como crime à humanidade as que prometem a salvação certa ou a sociedade perfeita.

Ainda que houvesse consenso sobre o que é Perfeição, sempre será certo que não é atributo humano, já ensinava Sócrates ("Só sei que nada sei") e modernamente Jung ("Não tenho mesmo, para dizer a verdade, nenhuma convicção definitiva -a respeito do que quer que seja"). Lições de sabedoria ignoradas pelos exploradores das fragilidades do homem, os lideretes carismáticos, arrogantes, autoritários, bêbados de si mesmos, promotores --em todos os campos sociais-- dos arrastões e lavagens cerebrais dos inocentes, desprevenidos ou ignorantes,

Esse distanciamento que preservo permite alguma lucidez e, por consequência, caminhos, escolhas, alternativas que não existiriam se permanecesse na pequena e ingênua contingência da visão reduzida que pode levar --em escalada-- à intolerància, à radicalização, ao sectarismo e ao conflito. Como, aliás, se vê espalhada pelo mundo todo.

É opção consciente de me relacionar com o mundo. E os que sabem de mim, sabem que não sou indeciso, lento ou de me esconder em divagações ou sofismas, assumindo por conta própria, sem enfrentamentos, mas com decisão, as minhas escolhas. Daí, abominar os rótulos, os "ismos", "istas" etc. Afinal, não sou e nunca fui satelizado a nenhuma "filosofia", "ideologia", "doutrina", "crença" etc, a todas me socorrendo e de todas extraindo lições e indagações.

José Eurípedes de Oliveira Ramos
Da Academia Francana de Letras
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui