Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Fevereiro -- 10/02/2006 - 15:19 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em fevereiro, já dizia o cantor, tem carnaval. Não é sempre mas é quase sempre e este ano está aí confirmando o uso. Um matemático diria que fevereiro é moda de carnaval. Como crónica também é cultura, vale lembrar que ao contrário do que muitos pensam o carnaval ocorre quarenta dias antes da páscoa. Já a páscoa ocorre sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de outono. Equinócio de outono, todos sabem é o "momento em que o sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração", isto segundo o Houaiss de quem tomo por empréstimo a explicação. Certamente que significado idêntico também darão o Aurélio, o Michaelis e qualquer um que se disponha a dar o significado correto das palavras. Isto se dá no início do outono e no início da primavera.

Mas a questão hoje é fevereiro, com ou sem equinócio, mantém-se no verão todos os anos e se presta ao sol, praia e piscina e se presta também às chamadas chuvas de verão. Isto mais para o fim, quando se aproximam das águas de março, como nos dizia o maestro Jobim.

O funcionário avaro não deve tirar férias neste mês sob pena de perder alguns dias em que não trabalharia de qualquer forma. Refiro-me aos dias de carnaval que, dependendo da região e do patrão pode facilmente transformar-se numa semana inteira de folia ou descanso, ainda que seja necessário compensar depois com algumas horas de trabalho adicional.

Já o trabalhador operoso e também o obsessivo, o que têm mulher feia e aquele que tem amante há de ficar inquieto, preso em casa por tanto tempo pensando uma boa desculpa para sair. Nestes casos criatividade é tudo. Há o caso do Armando que foi comprar cigarro no domingo de manhã e só voltou na sexta dizendo ter sido convocado pelo patrão que o encontrou em pleno bar onde se abastecia para o vício. Insistiu tanto o patrão que Armando não teve desculpa. Completou dizendo ter exigido que o próprio patrão se encarregasse de avisar em casa. Se o patrão não avisou, ele nada pode fazer, principalmente agora que já voltou.

Fevereiro é um mês meio capenga, já faltando alguns dias. Pior é o vinte e nove a cada quatro anos. Mero prêmio de consolação para quem perdeu pelo menos dois dias.

Triste a sina de fevereiro. Capenga, não há vinte e nove que o console.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui