Usina de Letras
Usina de Letras
75 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Janeiro -- 10/02/2006 - 15:11 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Janeiro é um mês especial. Começa assim meio estufado com uma certa ressaca das festas de final de ano e é por isso mesmo já inicia com um feriado. Não adiantaria, se o dia 1º não fosse feriado, ninguém ia trabalhar do mesmo jeito. Ninguém que eu falo é tal classe média ou o que sobrou dela. Pobre trabalha durante os feriados para juntar algum adicional. Tão pensado o quê, que têm direito a descansar a cada fim de ano? Onde já se viu?

É estranho começar o ano com um feriado. Não há boa intenção que resista iniciando o ano já assim, sem trabalhar. Por isso são poucas as resoluções de final de ano que persistem. O pessoal fica entre o dia vinte e cinco e o dia primeiro pensado seriamente nas mudanças para o ano novo, ainda cheio de amor no coração, inércia do dia de natal, toda aquela paz, reflexão, cerveja, bowle, fio de ovos com salada de maionese. Cura a ressaca com discrição, reflete, toma decisões importantes e, quando está pronto para iniciar: feriado. As chances de sucesso diminuem bastante. Por outro lado, não há como evitar o feriado do primeiro dia.

O fato é que no dia 1º, a menos que tenha posse de presidente, o ano novo, recém chegado, ainda está atordoado, não entende muito bem a que veio, está por assim dizer se adaptando à nova vida. Também, imagine. Coloque-se no lugar dele. O tal ano sempre foi futuro. Há décadas se referem a ele como algo longínquo, um tempo futuro, ficam transferindo para ele todos os compromissos e, de repente, vira presente. Assim, sem mais nem menos, de um dia para o outro.

Janeiro fica completamente desnorteado, todos aqueles planos e não pode avançar, ninguém está nos postos de trabalho, aparentemente todo mundo foi para a praia, montanha, pampa, qualquer lugar. Quem não foi se esconde embaixo da cama, não atende ao telefone, nem à campainha. Finge que foi, para não passar vergonha. Se descobrem diz que adora ficar em casa, seu refúgio, seu hotel particular. Diz que prefere um bom livro ao burburinho do litoral, cheio de farofeiros. Diz que odeia sol e tem medo de càncer de pele.

Janeiro inicia totalmente confuso, desorientado, não sabe se vai pra a praia ou para Miami, ou se começa a trabalhar. Aí, olha em volta e vê a mulherada de biquíni fazendo propaganda de cerveja. Fica ainda mais confuso.

Janeiro é para ser quente, com areia, praia, biquínis, piscina, sombra e água fresca, água de coco. Janeiro é quente e colorido. Em janeiro os aviões são dos turistas e não há costume azul-marinho que estrague o bom humor geral.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui