Usina de Letras
Usina de Letras
92 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62262 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10376)

Erótico (13571)

Frases (50652)

Humor (20037)

Infantil (5449)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140814)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6202)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->VIDA DE CACHORRO -- 06/05/2009 - 20:55 (GIVALDO ZEFERINO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
- Pois é, companheiro! Vida de cachorro, eu creio, é bem melhor, dizia-lhe alguém que caminhava a seu lado.
Meio distraído, Samuel não reparou naquele que vinha insistindo em conversar com ele, e o tratava por companheiro.
- Veja bem: quem, nesta maldita rua, se preocupa em saber quem eu sou, como estou, o que me fez deslocar para esse tumulto, apesar de doente e enfraquecido?... A quem interessa se estou com fome ou com sede, ou por que ando coxeando?
Samuel virou-se discretamente para o homem. Ele emitia um som gutural, e semelhava-se a uma espécie canina, com as mandíbulas salientes, orelhas grandes e caídas. Sua voz era rouca, compassada, e ele coxeava de um pé.
- Realmente...
- O cachorro - prosseguiu o interlocutor sem atentar no que Samuel ia falar - é cuidado por seu dono que lhe dá banho e comida no horário certo. Quando fica agitado, passeia com ele em torno do quarteirão para acalmá-lo; se acaso está triste, é tratado com o maior desvelo; se o sintoma persiste, é assistido pelo veterinário que promove todo tipo de exame para descobrir a causa de tal sintoma.
"Meu Deus!" - cogitou Samuel - "Estou conversando mesmo com um canino, ou estou vendo assombração em pleno dia?"
- Mas nós não somos cachorros, protestou Samuel com ar de mestre. Devemos enfrentar os obstáculos com tenacidade, conscientes de que somos seres humanos racionais, cujas metas são muito mais relevantes do que as de um simples cão.
A estranha criatura apoiou as mãos sobre os ombros de Samuel, e falou:
- O homem, é um animal racional cercado por feras racionais de todos os lados; conseqüentemente, é o mais perigoso do planeta. Mordem mais do que os cães. Na minha situação, seria bem melhor ser um cão, porque...
Evitando dar seguimento à conversa, num rápido aceno, Samuel adiantou os passos, com o propósito de se livrar do incômodo interlocutor, e se desprendeu daquele abraço, misturando-se com a multidão.
- Mãe, aquele homem está rosnando que nem um cachorro! A criança falou assim, puxando a saia da mãe. Samuel não ousou arriscar uma olhadela, e continuou sua trajetória.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui