Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62264 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10378)

Erótico (13571)

Frases (50653)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->CONVERSA COM UMA BONECA DE PANO I -- 05/05/2009 - 13:24 (GIVALDO ZEFERINO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Conversa com uma boneca de pano

Vitória. Este será o teu nome. É um nome pomposo, carregado de vibrações relevantes que nos atraem e fazem com que a gente se empolgue e esqueça as fraquezas, sinta-se motivado a encarar as coisas e pessoas de uma maneira diferente, para melhor. Uma sensação agradável acontece comigo quando escuto ou pronuncio essa palavra; uma onda eletrizante percorre todos os meus poros, excita-me os sentidos e me faz feliz. Pois é, Vitória. Analisando os altos e baixos, acho que nasci para vencer. Guardo segredo, pois as pessoas gargalhariam desta minha convicção. Não obstante as oscilações de meu comportamento um tanto inconstante, sempre dou a volta por cima. Tarde ou cedo isso acontece.
Vitória... Estás me ouvindo?... Parece que te encontras em outro mundo... No mundo da lua. Esses teus olhos grandes e arregalados fixos em mim, parecem espantados comigo. Eu não quero te aborrecer, entendeste? Se não quiseres me escutar, dize-me que emudeço agora mesmo. Pensando bem, adivinho que tens interesse em ouvir o que este tagarela tem a dizer-te. Eu também era assim quando pequeno. As pessoas falavam, falavam, e eu só olhava para elas com meus olhos grandes iguais aos teus, observando o movimento dos seus lábios. De igual modo, nunca dizia nada. Só escutava. Mas, não é bom a gente ficar somente escutando o que os outros dizem. Temos que opinar, retrucar, reagir. Por muito tempo, carreguei a fama de bonzinho. Tinha gente que dizia: "Que menino simpático! É tão quietinho, não abusa ninguém! Já o filho da vizinha... Deus nos acuda!" Para eles, uma pessoa boa é aquela que só diz sim aos outros. Leva porrada e ainda desenha um sorriso cordial nos lábios proibidos de dizer não. Cuidado!... Há uma lagartixa bem próxima de ti, Vitória. Fica quieta; vou afugentá-la. Tens medo de lagartixa? Eu não. É um bichinho inofensivo. Quando eu era moleque, saía com meus amigos para matar lagartixas. Com estilingues, perseguíamos as criaturinhas que tentavam fugir de nós, mas muitas vezes, eram atingidas mortalmente. Já pensaste que maldade? Por que a gente já nasce com o instinto de destruição?... Hoje, juro-te que não mais procederia dessa forma. Depois que crescemos, começamos a pensar melhor nossas atitudes, começamos a educar e dominar nossos impulsos... Pronto! Ela já se foi; estava apenas procurando insetos para alimentar-se.
Quero dizer-te uma coisa: Nunca fujas de um problema, principalmente aquele que envolve outras pessoas. Teus rastos serão seguidos e não sentirás segurança em parte alguma, pois, a questão continuará aberta, os arremessos da outra parte enfraquecer-te-ão, não alcançarás o teu objetivo (porque não o planejaste). Mais cedo ou mais tarde retornarás ao ponto de partida mais debilitada e menos valorizada. Uma decisão amadurecida não admite retorno e só mira o sucesso.
Tudo isso que te falo é apenas uma advertência para que não sejas vítima do sofrimento e da derrota. O vencedor deve sempre manter a calma; só assim, poderá aprender a decidir-se com firmeza diante de ocorrências incômodas que ameaçam obstruir seus sentimentos mais sublimes, assolar sua auto-estima e acuar seus desejos mais nobres. Em vez de fugir, enfrentar e decidir. É muito mais glorioso afirmar: "está feito" ou: "estou fazendo", do que gaguejar: "estou pensando em fazer", enquanto nossa bagagem implora-nos para ser transportada.
Minha querida boneca, agora vamos dormir porque amanhã será um longo dia, e precisamos repor nossas energias. Depois, continuaremos nossa conversa. Boa noite!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui