Usina de Letras
Usina de Letras
44 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CARTAS... PRA QUE TE QUERO!? -- 03/02/2006 - 22:11 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTAS... PRA QUE TE QUERO !?

Pra levar esperança e trazer o perdão. Pra saudar Vossas Senhorias e os parentes, de perto ou de lonjuras. Pra avisar que Mariquinha ficou noiva e que o casamento é em abril; que Raimundo sumiu, fugiu pelo mundo e deixou Maria do Rosário com quatro bocas pra alimentar.
Pra falar que Totonho operou, mas passa bem. Pra saber que a praga do banco está cobrando o financiamento da roça. Pra dar a notícia do falecimento do Quinzinho. Pra pedir pro Luiz trazer o remédio pro amarelão dos meninos. Pra pór lembranças em letra escrita.
Pra pedir pro Deputado que ajeite aquele emprego pro João. Pra cobrar do Pedrinho a gravidez da Jerusa. Pra prometer o céu e a terra pra Santo António arrumar marido antes do fim do ano. Pra mandar carinhos pros afilhados e saudades pros compadres.
Pra levar socorro e consolação. Pra escrever "Correio Elegante" na quermesse da igreja. Pra estar lá e aqui; presente, mesmo ausente. Pra chorar a dor da saudade, dizer das aflições e pedir ajuda. Pra explicar o caminho e sustentar a fé. Pra lembrar ao Luiz de trazer um rolo de fumo goiano do empório do Abadala, um jogo de cordas de aço pra viola e aqueles anzóis grandes pra peixe brigador.
Pra Joaquim ver na farmácia se chegou o remédio pra febre amarela e pras feridas do gado; cuidar dos foguetes da Festa do Divino e ver quando é que a Marinha vai mandar o médico e o dentista. Pra pedir notícias do marido, que está no acampamento 8, lote 3 do seringal do dr. Manoel, e comunicar que nasceu o filho de Maria e ele agora é avó.
Pra informar ao seu Francisco que precisa reformar as canoas antes do tempo das chuvas e pra ele trazer as redes de malha média que prometeu, porque os peixes estão rareando e está difícil viver da pesca.
Pra dizer coisas bobas de amor!
Era assim, no campo e na cidade, a doce simplicidade que o tempo levou. E ainda é na brutal imensidão amazónica, onde a carta segue de mão em mão, na canoa, no lombo de burro ou pela mágica do rádio-amador.

José Eurípedes de Oliveira Ramos
Da Academia Francana de Letras
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui