Usina de Letras
Usina de Letras
111 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta aberta para o amigo Carlos de Jesus Pompe -- 10/11/2003 - 10:36 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A propósito do artigo do amigo e jornalista Carlos de Jesus Pompe, “Escola é lugar de religião?”, vale o registro de algumas considerações.

Concordo, plenamente, com o Carlos, no que tange à sua opinião de que não se deve ministrar aulas de religião nas escolas, com base nas crenças deste ou daquele grupo religioso. Além de inconstitucional, esta medida seria tendenciosa e abarcaria, apenas, um ou outro tipo específico de crença; ferindo, portanto, a liberdade de pensamento e de escolha.

Mas, respondendo à indagação que dá título ao artigo ora em comento, acho que sim: a escola é o lugar ideal para que se ministrem aulas de religião, desde que, evidentemente, com outra metodologia.

As aulas não entrariam nos aspectos de culto e crenças de cada religião. Limitar-se-iam a falar, de forma ecumênica, sobre questões comuns a todas as religiões; questões que não pertencem a nenhuma delas, com exclusividade.

A fé, o amor ao próximo, a fraternidade, a cooperação, o perdão e outras virtudes, seriam os temas a serem abordados em sala de aula.

Proibir, simplesmente, seria perder a oportunidade de agregar qualidade ao ensino; que perderia a chance de criar condições de influir, de forma positiva, na formação do caráter dos jovens adolescentes.

Questões como ética e moral, por exemplo, acabariam surgindo naturalmente,no calor das discussões. E isto me parece bom para a formação integral do aluno, no seu caminhar para a maturidade.

Os benefícios seriam incomensuráveis. Talvez, quem sabe, estaríamos, pela via indireta, combatendo os vícios, a violência e a criminalidade e tantas outras mazelas nas quais se apóiam e se reforçam a falta de sentido para a vida.

Aulas de religião, sim. Para realçar as virtudes de cada ser humano. Quanto aos cultos e crenças, a Constituição Federal já deu o tom da liberdade de escolha. E a escolha dependerá da família, num certo momento, e da própria pessoa, num segundo momento.

11 de novembro de 2003
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui