Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62269 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13573)

Frases (50660)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->2003. O que podemos esperar? -- 23/12/2002 - 20:34 (Valdir Antonelli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A tarefa mais ingrata que podem pedir para um jornalista cultural é falar sobre o que poderá vingar no ano que para vir. Talvez se fosse em outros paises, onde o mercado musical fosse mais forte, tal pedido seria mais tranqüilo. Mas no Brasil a coisa nem sempre funciona como queremos. Temos uma cena independente com excelente qualidade e que não fica mais restrita aos estados do Sul e Sudeste, mas por onde andam estas bandas? Com certeza nas rádios rock é que não estão, então como fazer sucesso? Sei que já toquei neste assunto outras vezes aqui no Speculum, e que corro o risco de me tornar repetitivo, mas não consigo deixar isso em branco. Mas vamos ao que interessa, nesta semana estarei trazendo algumas bandas nacionais que tem boas chances de se destacarem no ano que vem, mas não ponho a minha mão no fogo por isso, os trabalhos são ótimos, mas sabemos que pop/rock por aqui é o que menos vende...



De Minas vêm uma que até pouco tempo atrás era totalmente independente com suas músicas disponíveis pela net. O Whisper (www.whisper.com.br) faz um som que tem tudo pra conseguir um lugar nas programações das rádios, a banda é formada por Luciana (vocais), Adriano (teclados) e André (guitarras) e cantam em inglês. O som do grupo tem influências que vão de Whitney Houston a Renaissence, passando por Beatles. É realmente um trabalho muito bem feito e que já recebeu convites para ser lançado no exterior por uma gravadora americana, mas o pessoal achou melhor continuar por aqui. Esta escolha deu certo, o Whisper conseguiu um contrato com a gravadora Caravelas e terá distribuição nacional pela Sony Music. A boa qualidade das letras, em sua maioria compostas por eles mesmos, a belíssima voz da vocalista Luciana e os arranjos bem feitos são qualidades que merecem destaque, principalmente quando vemos que artistas do mesmo estilo lá fora, são considerados como criação de produtores.



Outro grupo que poderá ter um 2003 mais alegre é o, já comentado aqui no Speculum, BSB Disco Club (www.bsbdiscoclub.com.br), que como o nome indica, investe na disco music e black music dos anos 70. O trabalho mistura Tim Maia, Earth Wind and Fire com Lulu Santos e Banda Brylho, e graças a isso estão começando a bater asas e deixar o ninho em Brasília, onde já são muito bem conhecidos, para desbravarem o resto do Brasil. Conseguindo isso, não tenho duvidas que logo estarão fazendo a festa por todos os cantos.



Aqui vou queimar a língua, esta é uma banda que eu não dava nada, mesmo ganhando um prêmio da MTV como revelação do ano e tal. O Bidê ou Balde (www.bideoubalde.com.br), pra mim, não passava de mais uma banda engraçadinha que tentava pegar a onda oitentista, neste caso indo para os lados da new wave de B52´s. O primeiro disco deixou esta impressão não muito boa, mas o novo, recém lançado, Outubro ou Nada apresenta um grupo que ainda nada nas águas dos anos 80, mas com uma cara mais madura e menos new wave. O mais engraçado disso tudo é que eu apostava bastante em outra banda gaúcha, o Vídeo Hits, mas esse acabou antes do meio do ano. Dêem uma escutada em Microondas deste disco novo do Bidê e entenderão o que estou falando. Agora o site da banda é hilário, logo na abertura você pode testar a sua habilidade no mouse dando uns tiros, pena que o volume é muito alto, imagina você fazendo isso no trampo...



Outra que também vem do sul é o Cachorro Grande (www.cachorrogrande.com.br). O grupo é uma das surpresas deste ano com um rock totalmente inspirado nas bandas inglesas dos anos 60 como Kinks, Who, Small Faces, Beatles. O último clipe deles, Lunático - que esta rolando na MTV -, parece ter saído de algum baú empoeirado, tamanha as referências ao rock and roll básico que era feito naquele tempo. O figurino da banda também é algo bem londrino com aqueles terninhos usados principalmente pelos Beatles, mas amplamente copiados por quase todas as bandas inglesas desde então. Sexperienced e Lunático, já estão tocando em algumas rádios, vale a pena dar uma conferida, varias músicas estão disponíveis para download no site da banda.



Por último, uma banda que duvido que alcance o estrelado, e não é por falta de qualidade não, mas exatamente pelo contrário, excesso de qualidade. O Casino(www.porticus.net/casino), banda carioca faz um pop de alto nível, beirando MPB e bossa nova que ficam destacadas pela bela voz da vocalista e guitarrista Cecília. O trabalho lembra um pouco os Mutantes e a leveza da voz da Tia Rita. É som pra curtir em casal, volume baixo embalando uma conversa mais íntima. Não, as letras não são um convite ao sexo, mas convidam a ficar curtindo o momento com um bom vinho a meia luz. A melodia criada em Na Pista é hipnótica, já Samba Dada segue pelo mesmo caminho, mas com uma guitarra distorcida que, por mais estranho que possa parecer, fica perfeita na música. No site deles da pra baixar a música Na Pista.



Como eu disse lá no inicio, não coloco minha mão no fogo por nada. Se eu fosse programador de alguma rádio, com certeza iria incluir estas bandas na programação, mas é impossível saber como o público irá reagir. São ótimos trabalhos, cada qual com seu estilo, mas no país que vivemos onde o que faz sucesso quase sempre tem péssima qualidade, é possível que estas bandas fiquem restritas a um público restrito, o que seria uma pena. Na próxima semana, trago alguns grupos internacionais.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui