Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Disrcurso da Gloria Matoso -- 02/02/2003 - 11:21 (Gloria Matoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DISCURSO DE PARANINFO- UVA


Agradeço-lhes a deferência que me prestam segundo uma antiga tradição escolar, de me distinguirem como representante dos paraninfos nesta ocasião solene. Que o saudável dinamismo dos tempos modernos não nos faça esquecer que a instituição acadêmica do paraninfo nasceu com as primeiras universidades medievais. Em sua origem européia, ao paraninfo cabia um tríplice dever diante dos seus afilhados. Era sua missão felicitá-los, acompanhá-los e protegê-los. A missão de felicitá-los, portanto, não requer esforço. Ela é tão simples quanto os gestos mais espontâneos e as palavras mais sinceras. Já as duas outras missões: a de acompanhá-los e a de protegê-los, se não escapam a minha vontade, parecem, com realismo, ultrapassar as minhas possibilidades. Contudo, para que eu não me esquive da responsabilidade ditada pela tradição, no momento em que emociona e desafia, ao mesmo tempo me inspira a refletir sobre a Universidade responsável por esse momento ímpar na vida de cada formando aqui presente: A Universidade Estadual Vale do Acaraú, através do trabalho persistente e inovador do profº José Teodoro Soares vem atravessando fronteiras em prol da educação cearense.
Nesse sentido, a UVA deslanchou com um esforço permanente para desenvolver um trabalho que se integre com o modus vivendi da sociedade cearense e com aptidão de organizar comportamentos, descobrir valores, criar projetos, mantê-los e, principalmente, ser capaz de libertar-se dos determinismos da situação, não se limitando aos espaços e tempos exclusivos das rotinas institucionais. Desta forma, o Curso de Pedagogia em Regime Especial, procura junto às instituições que mantêm parcerias a adequação com os programas e métodos que melhor se adaptem às necessidades dos alunos.
Não devo nem posso deixar de levantar a bandeira com todos os que criaram e implantaram o Curso de Pedagogia em Regime Especial. A iniciativa foi salutar e emergencial diante do que pude alcançar e avaliar. Os alunos, que muitas vezes, sacrificaram suas horas de lazer com a família, o fizeram porque acreditaram na Instituição que freqüentavam e nos profissionais que transmitiam o saber com profundidade e desvelo. Tenho a convicção de que se não fossem todos os atores envolvidos neste curso- instituições, direção, coordenação, professores e alunos - vocês não disponibilizariam tempo nem recursos financeiros por aquilo que não valesse a pena.
A todos aqueles que em contínua tarefa no trabalho tive a oportunidade de conhecer e aprender pelo elevado nível de profissionalismo, e aqui faço referência aos professores Silvio Roberto Barreira e Sofia Barreira, que não tem medido esforços, tempo, nem hora para chegar a este resultado, com a participação efetiva, empenho e muito sacrifício das turmas aqui reunidas.
Portanto, meus nobres alunos se dedicaram de corpo e alma a esta tão digna tarefa de ser professor. Vale lembrar em tal circunstância, o renomado físico Albert Einstein, que em seu discurso sobre a educação disse, o ensino deveria ser um dom inestimável, mas nunca uma obrigação penosa. E acrescento, que ensinar não somente é um dom inestimável, como também um dos dons mais sublimes na história da humanidade. É tarefa magna do educador, incitar os alunos para uma condição de descobertas, capacitando-lhes a participar na construção de um mundo melhor.
Sei que, durante a vida acadêmica, cada um de vocês viveu momentos de preocupações, ansiedades e talvez até mesmo indignação, mas convido-os a deixarem isso de lado e comemorarem com grande alegria esta significativa conquista.
Recomendo a vocês, caros alunos, que mantenham sempre o desejo de aprender e não se esqueçam dos seus ideais. Não deixem de correr riscos por medo das mudanças e nunca assumam uma postura de constante reclamação na vida. Os sonhos fornecem grandes inspirações, mas é preciso apresentar as possibilidades do fazer. De nada adianta sonhar sem agir. Quando somente sonhamos, somos tragados pela realidade do dia -a- dia.
Lembrem-se, os discursos de acomodação não melhoram as dores do mundo. Quem disse que a vida era fácil se enganou mas nem por isso ela deixa de ser bela. Mudar, inovar, arriscar são ações preponderantes nesta realidade atual.
Prezados formandos, vocês acabam de entrar para um grupo de profissionais com nível superior. Isto os torna mais qualificados e mais preparados para os desafios que a vida lhes impõem. Ao ensinar, acreditamos que as mudanças são possíveis e que aprender a pensar a realidade é deveras importante no mundo contemporâneo. Não esqueçamos que o tempo passa e o inesperado é cada vez mais presente em nossas vidas, chegando a nos surpreender com maior freqüência. O que nos parecia inatingível, torna-se possível e realizável.
Aproveito este momento único, para uma breve reflexão sobre um tema tão atual, que bem se relaciona com a nossa profissão: a Ética.
A Ética não se expressa em palavras. Isso não nos impede de falar sobre a ética, todavia nos previne de sermos capazes de proclamar que o que dizemos é verdade. O comportamento ético precisa ser estimulado por bons exemplos.

Penso que, por mais perfeitos que possam parecer os procedimentos e as abordagens de ensino, por mais ampla que sejam a teoria educacional e a cultura acadêmica, de nada tudo isso valerá se não incluirmos princípios éticos na nossa conduta pessoal e profissional.
Urge, a percepção ética que vise ao bem da coletividade e não aos nossos interesses pessoais e exclusivos. Por sua vez, o desafio ético das instituições educativas está em trabalhar além de informações e conceitos, com as atitudes e com a formação de valores. Sobretudo, que os professores e alunos consigam pensar mais e melhor. Acredito ser isto o ponto de partida para a construção de uma nação mais justa.
Para finalizar, deixo aqui os meus mais sinceros agradecimentos a todos aqueles, que me escolheram para tão grata missão. Desejo que tenham sucesso, saúde e esperança em um Brasil mais voltado para os educadores e a educação. Muito Obrigada!






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui