Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50642)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Meus Planos e os de DEUS. -- 03/01/2006 - 17:33 (Maria Celi Pellegrini Joao) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Primeiro de janeiro de 2006, estou em Ilha Bela, lado Sul, enfrente a Ilha de Alcatraz, distante dela uns 48 quilómetros. Noite escura, muito escura, tem o inicio de um ano chuvoso.Chuva é fartura. O Mar está muito calmo. Ouve-se pequenos barulhos das ondas sobre as pedras. O momento é de PAZ.Que Planos fazer para este Ano?
Planejar é projetar um futuro. Saudade é relembrar um passado. Viver é lembrar um Passado Recente, é lembrar um Passado Remoto, ou, Viver é projetar desejos do Amanhã.
O que é mais fácil? Lembrar momentos passados de "amores" sentidos e vividos num lapso de tempo com tendência a zero? Foi um amor que começou e fluiu em Ilha Bela, uma Ilha de contrapontos entre o Belo e o Inferno.Muitas lembranças neste dia de fim e de começo de ano afluiram.Estes pensamentos foram interrompidos pela passagem ao largo de um Transatlàntico, todo iluminado por luzes fulgurantes, com os festejos do Ano que nascia. Eram 4,30 horas da manhã. Certamente este navio, com sua tripulação em trajes de gala, estaria vindo do Rio de Janeiro com destino ao porto de Ilha Bela.
Quantos Planos foram idealizados:-Passar o "Reveillon" percorrendo um Cruzeiro ou o de passar o "Reveillon" vendo a queima de fogos na praia de Copacabana- o maior espetáculo pirotécnico na virada do Ano.A passagem deste navio resumia em si Planos Não Realizados, somente Idealizados.
Por que desejamos um FELIZ ANO NOVO às pessoas com as quais nos reunimos?Na relação dos mais votados estão: sucesso financeiro, sucesso amoroso, sucesso profissional e sucesso na saúde.
No fim da estrada da vida, depois de tantos anos atravessando de um para outro Ano, qual destes sucessos mais almejamos? Já comemos muitas lentilhas; já guardamos em nossa carteira muitas folhas de louro; já pulamos muitas ondas no mar;já estouramos muitas champanhes;já comemos muitos perus, leitoas e panetones e, de tudo isto quais foram os benefícios alcançados.Com certeza,em cada època de nossa vida os Desejos foram os mais variados correspondendo naturalmente à idade que tínhamos.E HOJE o que esperar?
Já passou o tempo de namorar e o de casar;
Já passou o tempo de educar e paparicar os filhos;
Já passou o tempo de fazer o "pé de meia"- agora sómente gastamos nossas economias.
Sobrou apenas o desejo de sermos saudáveis, afinal "qualidade de vida" é a frase da moda que significa em outros termos não ficarmos dependentes dos cuidados exigidos por uma doença que nos arrebata de uma vida normal. Mas a questão prossegue na indagação se vamos utilizar esta "qualidade de vida" para atender as necessidades afetivas que agora afloram muito mais em nossas vidas. Como preencher nossa mente com atividades prazeirosas? Será que não nos tornamos um "embrulho" que os mais novos carregam como fardos de um lado para outro atravancando suas atividades próprias da època em que estão vivendo?
È porisso que precisamos de desejos que nos tragam amigos, amores, companheiros para compartilharmos vivencias próprias da nossa geração. Senão passaremos a viver de esperanças insólidas por mais um Ano que nos arrastam para o "funil" da vida onde os relacionamentos vão se tornando tão escassos que nos aproximam da "Solidão"....uma máquina. Se é uma Arte envelhecer, quero aprende-la para poder conduzir a vida projetada pelos designos de DEUS.Quem sabe se modestamente possamos passar nossas experiências vividas através da escrita ou através de qualquer outra arte que nos ajude a preencher a LACUNA que o tempo abriu em nossas vidas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui