Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->DIARIO DE BORDO CAP LXXVII -- 28/03/2009 - 20:40 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

font color="darkblue"face="arial""size"4">
Domingo, 22 de maio---------Montevidéu
Puxa,que dia corrido!Acordei com a Francis, já pronta para sair, me dando pressa, ao telefone; Ai, meu Deus, cadê a escova,onde está àquela bendita calça marinho,será que dá tempo de tomar banho, e a maquiagem, não sou nenhuma Vera Fischer, como sair sem maquiagem, cadê o NÍVEA, ponho o batom e o rímel, mulher é fogo, homem sai de qualquer jeito, calço as meias, onde se enfiou o sapato preto, estará frio? Visto a camiseta marine, devia pôr o lenço náutico, não há tempo de procurar na mala; Odeio portos!Raio de correria, pego a câmera, aonde será que vamos, pego a jaqueta de couro, sei lá!Oi eu aqui, amiga, não vá embora, o pessoal ainda não chegou?Por favor, Nick, só café; puro, sem leite. Ainda sobrou tempo para trocar o saco de lixo da cabine,vai correndo,Nick,toma a chave da cabine,please,traz o meu clock,Deus ,será que o Nick vai arrancar o relógio da parede,não é o clock é omeu “watch”,está na mesinha de cabeceira,este idioma inglês ainda vai me meter em fria....Chegaram?OK vamos. Temos um personagem novo,o Jack,o agente que veio com uma Kombi,o motorista e os dois filhos e mais um amiguinho deles,argentino;Nós,o Gilmar e Cook(dog)que ia pisar terra firme depois de vinte dias e encontrar uma grama para pisar.Fomos a uma Feira de Antiguidades pros lados da Cidade Velha,onde fica também a Igreja de S. Francisco e o Museu de Arte Colonial Muita coisa interessante para se ver e comprar”pero,”donde está la plata,no hay plata!?Livros,revistas antigas,biscuits,ferramentas,vestuário,perfumarias,imagens antigas,não há o que não haja.Toda uma rua comprida,fechada ao tráfego,só para exibir badulaques.È a famosa Travessa do Calçadão da Sarandi,com galerias de arte,antiquários e a Travessa Bacacay,com cafés,restaurantes e livrarias.Perto fica o Teatro Solis,de música erudita.Eu queria ver tudo,até me perdi do pessoal,mas,logo fui encontrada.Paralelo á Feira de Antiguidades havia uma feira de frutas,verduras etc.;Sigo em frente,termina a rua começa o tráfego,ônibus,automóveis,taxis,grande movimento.Perco o pessoal de novo,cadê a Kombi,estava parada perto de um velho que vendia livros,espero parada meia hora,ninguém apareceu;E agora?Conheço a Aduana,se voltar para o navio, não vão me deixar entrar,estou sem passaporte ou autorização,tudo com o comandante.Descobri porque ao abrir o livrinho de meditações,de manhã,saiu algo sobre a vaidade,quem me mandou ser vaidosa e achar que não ia me perder?Se não fosse esta vontade louca de fazer xixi!Vou rodar mais um pouquinho,ver se me acham;ainda quero conhecer o Palácio Taraco,próximo á praça Zabala----estarei perto.olhe a falta de um mapa,este belo palácio estilo francês de 1907,é impossível deixar de ir lá,ainda mais porque fica perto do Museu Nacional,na antiga casa de Rivera.Espera aí;tem um coroa simpático acenando para mim,graças a Deus,é o motorista;oi,achei que não ia mais achar vocês;.....Fomos para o Shopping;Pequeno,mas,bonitinho;Elegantes lojas com artigos de lã e couro,o forte daqui.Para evitar desencontros marcamos um lugar, na entrada do Shopping; infelizmente não havia telefones, queria ligar para o Brasil; só chamadas locais. Comprei livros e cassetes.Partimos para visitar as praias,o dia começou a esquentar.A orla se parece um pouco com Copacabana,a parte velha,pelo menos.,como Ayres Saldanha e Farme de Amoedo.Os mesmos edifícios baixos,as lojinhas,arquitetura dos anos 50;A cidade é um pouco suja,estamos no Outono,muitas folhas amarelas pelo chão.O trânsito é caótico,quase morri de susto nos cruzamentos e são muitos.os motoristas metem as caras,ignoram solenemente as preferenciais,é um salve-se quem puder.à noite nem ao menos dão sinal de luz.Valei-me,Sr. do Bonfim!Fomos ao Bairro do Carrasco, o mais chique de Montevidéu. Só para ricos. Casas maravilhosas, tudo limpo e arrumado; lá mora o Presidente. Arquitetura moderna, muito vidro e ferro, tijolo aparente. “Fomos ao clube que Jack freqüenta Montevidéu Cricket”, um clube á moda inglesa, com muito verde e um largo gramado irrepreensível. Cook ficou louco de alegria,corria para la e para ca,era até comovente ver a satisfação do bichinho.Chamava a atenção de todos porque é um cãozinho lindo,dócil e bem cuidado.Pouco se joga cricket,aqui,hoje,isto foi no tempo dos ingleses,mas,se joga tênis,soccer e handball,alem do rúgbi.Aqui funciona uma escola,tipo a Pan-americana,que ensina Inglês em tempo integral.Há recantos lindos,como a piscina bem britânica;havia um torneio,Argentina X Uruguay,Argentina levou a melhor,para tristeza dos garotos do Jack.Os garotos estavam vestidos á maneira de Eton,com blazers marinhos bem cortados,com insígnias,colete marinho,gravatas de listas marinho e branca,calças curtas cinza,como as meias e os sapatos.Perfeitos!Muito bem educados e polidos; e bonitos, também, olhos claros, cara de primeiro mundo. Passavam por mim mulheres jovens e bonitas,elegantes nos seus caros trajes esportivos;homens,cujo porte lembravam atores de Hollywood;Um cheiro de perfume francês no ar.Almoçamos lá.Boa comida,garçons um pouco lentos,mas,delicados,ofereceram chocolates para mim e Francis.Fim de tarde os garotos argentinos foram de ônibus até o aeroporto,os de Jack voltaram para casa com o motorista,e,nós ainda ficamos curtindo o clube.Afinal,não é todo dia que o “english way of life” entra na nossa vida.Às seis saímos rumo ao supermercado,que abrem aos domingos e vivem lotados;Comprei maçãs,achei tudo caro;uma caixa de bonbons U.S.29Daí fomos ao elegante escritório de Jack,tentar falar com o Brasil e acertar minha volta,com o Raul.Voltamos para o navio,exaustas,mas,felizes;tivemos um dia maravilhoso!Eu não me importaria de almoçar no Mercado do Porto, onde dezenas de restaurantes servem “parrilladas” e experimentar o “médio y médio” um popular drink á base de vinhos; Também queria conhecer a Igreja Matriz, que tem um imponente altar-mor do tempo dos jesuítas, com uma misteriosa imagem de N.Sra. lavrada em madeira e uma pia batismal de 1753, onde o herói nacional, Artigas, amado por uns e odiado por outros, teria se batizado. Gostaria de conhecer o Cabildo e o Museu Histórico Municipal.Mas,não se pode ter tudo...Voltando para o porto passamos pela Plaza de La Independência,que fica perto da Puerta de La Cidadela;na praça fica uma estatua eqüestre de Artigas,olhando para todos com o cenho franzido,como convém a um general.Quando se chega de navio se avista logo a colina de 132m onde a cidade está assentada---daí o nome,Montevidéu---eu vi o monte----.Saímos ás 20 horas,depois de nos despedirmos calorosamente do Jack;que bom deixar amigos espalhados pelos quatro cantos da terra....
Rumo a S. Francisco do Sul, Sta. Catarina, terra de Francis. Chegaremos na tarde de 6º feira.
Assim como o Egito é um presente do Nilo, o Uruguay é um presente dos ingleses. Por imposição deles que não queriam que a Argentina e o Brasil tivessem o domínio do Rio da Prata,nasceu o Uruguay,antiga província Cisplatina que já foi nossa,de direito.È grande a influencia britânica aqui;na arquitetura,nos costumes,no modo de viver das pessoas,já foi chamada a Suíça da America do Sul;Há crise e desemprego,o chamado fadário da America Latina,mas,não vi mendigos nem meninos de rua pedindo nos sinais.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui