Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62263 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10378)

Erótico (13571)

Frases (50653)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Quando o "assim" passa a ser "assado"... Pum !... -- 22/12/2005 - 16:51 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

No mais ínfimo pormenor e seja sobre o que seja, quando intencionar algo mudar, tome cuidado: aprofunde quanto possível as implicações da mudança que quer produzir.

É interessante verificar quantas mudanças para melhor, desde logo provocam o pior e tantas vezes originam o caos.

Vou dar-lhe um exemplo e, ao mesmo tempo, evocar a ímpar e precavida inteligência de um dos maiores estadistas modernos de todos os tempos: António de Oliveira Salazar, o tal, que o regime político vigente agora em Portugal, sem rebate de consciência entre as urtigas do esquecimento, não vá o fantasma da honestidade começar a fazer "asneiras".

Aqui no nosso ora paíseco, o trànsito automóvel, desde sempre, flui obrigatoriamente à direita.

Em Moçambique, segundo o hábito inglês, o trànsito fazia-se pela esquerda. Quando lá estive, muitíssimas vezes me ocorreu, transitando normalmente à esquerda, sem saber como, logo que num cruzamento tomava uma outra via, encontrar-me a conduzir pela direita. Tive um grave acidente por causa disso.

Quando regressei à metrópole, ao cabo de seis anos, de volta à antiga obrigatoriedade, espatifei o meu carro todo de encontro a outro. O acidente foi mesmo tão estúpido, que o outro condutor, irritado fora do limite, chamou-me todos os nomes do mundo e só não me agrediu, talvez, por verificar que eu teria uma envergadura superior.

Assim, num rápido saltinho para outra versão, como se hão-de classificar os mentores linguíticos que determinaram, por exemplo, que "facto" e "fato", em Portugal leva "c" e no Brasil não, tratando-se contudo da mesma língua, o tão belo idioma português? Será por causa do apêndicezinho reprodutor, o "c_ _ _ _ _ _"?...

É política entre politiqueiros que da função sequer sabem em que sítio deveras estão e de que óbvio assunto com efeito tratam. A cegueira exibicionista é tanta que de imediato ao alvo lençol chamam manta.

Salazar - quem era mais patriota e português do que ele? - no entanto, tão-só para evitar a morte desprevenidamente estúpida de outrem, prevendo as consequências de tão simples ambiguidade, quando lhe foi posta a questão do trànsito em inglês, terá dito aos proponentes da mudança, enquanto indeferia o diploma: - "Porque será que V.Exas, quando saírem deste gabinete, não recuam em face de mim tal e qual recuariam defronte à rainha inglesa?".

Se o meu caro Leitor, se der à pachorra de fazer um ensaiozinho entre "direita" e "esquerda", tomando em conta a era política que estamos a viver, constatará que os espertalhões que se habituaram a conduzir à esquerda, ou vice-versa, sempre que por causa da "máxima-causa-óbvia" mudam sub repticiamente de hábito, zás, pum, há logo uma série de estúpidos desastres.

Esta croniqueta acaba com uma interrogaçãozinha: o que é que acontece logo que colocamos os nossos objectos de uso corrente fora do seu habitual lugar? Bem, a pergunta refere-se apenas a uma só pessoa. Imaginemos milhões de pessoas e a diversidade interminável de situações, sejam elas de ordem material ou espiritual.

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui