Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->DIARIO DE BORDO CAP LXXV -- 26/03/2009 - 09:59 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Para mim um transtorno voltar de avião,não pela viagem,em si,mas pelo desconforto de deixar o navio com tanta tralha para levar e o aumento dos custos.
Que tal falar um pouco das pessoas que fazem a navegação?Penetrar neste mundo hermético para os leigos,que sequer desconfiam das peripécias por que passam esses homens do mar e todo o pequeno universo que gravita em torno deles.Vamos começar pela Zim,a companhia de navegação,dona do Zim Uruguay,o navio que viajo;A Zim Line,um dos maiores armadores do mundo,com sede em Israel,é o maior transportador de containers há pelo menos 50 anos e está desde 1978,no Brasil.Existem mais dois navios fazendo a rota da America do Sul e Mediterraneo:o Zim Brasil e o Zim Argentina.
Os agentes
Não são Deus, mas, estão em toda parte a toda hora; ao vivo e a cores ou através de seus inúmeros braços: motoristas, agentes subalternos ou mensageiros. Seu único objetivo na vida é amaciar a trajetória terrena dos Capitães.Providenciam-lhes automóveis,passagens aéreas(para eles e sua tripulação)até para suas esposas ou namoradas,os levam para almoçar e jantar,quando necessário, providenciam assistência médica,põem a papelada em ordem,driblam a burocracia e os federais,verificam containeres,entregam-lhes quantias enormes de dinheiro,para as necessidades do navio,quantias estas que fazem a gente piscar duas vezes porque nunca viu tantos dólares juntos.,passeiam com seus cachorros de estimação,mantêm-se impassíveis quando o dito cachorro vomitam-lhes na roupa ou tentam comer seus inseparáveis VHF;aliás parecem um tipo moderno de centauro,metade homem,metade VHF;Alguns ostentam pequenos telefones celulares que não param de tocar,mesmo quando vão ao banheiro;dizem as más línguas que desenvolveram uma técnica de segura-la e sacudi-la com a mão direita enquanto seguram o famigerado aparelhinho com a sinistra.O dog do comandante engoliu o anzol?Chamem o agente, vamos levar ao veterinário; Precisa comprar filme ou bateria para a câmera, fazer mercado, pôr cartas no correio ou providenciar um orelhão?Chamem o agente. A Policia Federal está em greve e nós mofamos quase seis horas dentro de um navio depois de passarmos 18 dias no mar e o nariz estrebucha ao sentir cheiro de terra?Chamem o agente que ele resolve. Colocaram um container num navio errado-onde raios se meteu o agente?-E assim esses adoráveis cavalheiros, geralmente muito gentis, afáveis, prestativos, bem humorados e com uma grande capacidade estomacal para engolir rios de cerveja, litros de vinho, doses e mais doses de scotch, quilos de carne e alguns indefectíveis sapos, vão tocando seu trabalho, ganhando pouco, trabalhando muito, varando noites insones, casados com seus navios (por sorte, em inglês navio é feminino-she-) esquecendo a família, sem direito a Carnaval ou Réveillon. chegando em casa mortos de cansados,sujos com uma camisa de três dias,barbudos e derreados.Mas,não sobra muito tempo para pensar na sorte,o próximo navio já vem entrando na barra,o comandante implicando com o prático,o prático de saco cheio e o agente fazendo a ponte de ligação entre eles e administrando estes egos tão graúdos,ou pelo menos,morrer tentando.Quando tudo parece calmo__ porra!- rebenta mais uma greve de estivadores. Resolvida?All the Best, Sir. See you later.....
O Rio da Prata está com águas muito barrentas e faz muito frio lá fora. Prefiro o conforto da cabine enquanto me preparo para a noite de Montevidéu.Converso com o prático,um coroa muito simpático,enquanto fito as águas barrentas do rio e as inúmeras bóias de sinalização que colocaram lado a lado do navio,para orientação.O prático conhece Salvador,quer noticias do Farol da Barra,da festa do Bonfim,do S. João; quer saber se ainda soltam balões.Falo sobre o que há de novo na Terra de S.Salvador,o Pelourinho,Linha Verde,que nos liga a Aracajú e todo o Nordeste com rapidez e segurança,belos edifícios recém construídos e novos shoppings.Ele diz que viaja muito nas férias,ano passado esteve na Austrália.Vê-se que é um homem que não abre mão do direito de viver,por isso é tão tranqüilo.Os dois oficiais no deck estão atentos; para a cantilena do pilot:----one,three,three
------------One, three, three, Sir
Thank You
----Stead
-----Stead,Sir
-Thanks
IMG:Montividéo
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui