Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->É UMA VERGONHA - II -- 20/12/2002 - 22:37 (Paulo de Goes Andrade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


“É UMA VERGONHA” – II



Paulo de Góes Andrade



Eu disse na minha primeira crônica que a votação dos 54% (cinquënta e quatro por cento) de aumento dos subsídios dos ilustres e dignos deputados e senadores tinha sido em menos de cinco minutos. Errei. O tempo exato foi de um (1) minuto e vinte e oito (28) segundos. Rapidinho, não? Não foi na calada da noite, como é costume fazerem nas votações que contrariam a opinião pública. Diz o Correio Brazilienze de hoje (20/12/02): “O deputado Severino Cavalcanti (PPB-PE) e o novo presidente da Câmara, Efraim Moraes (PFL-PB), colocaram o assunto na pauta e trataram de aprová-lo rapidamente.” De bom alvitre, os nomes desses representantes do povo bem que podiam ficar anotados num caderninho para uma próxima eleição. Outro que se declarou favorável foi o vice-presidente nacional do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP). Disse o distinto, conforme o mesmo jornal, que “o salário mínimo e a cesta básica, por exemplo, aumentaram muito nos últimos anos e nós só tivemos 3% de reajuste nesse período e necessitamos do acréscimo”. É um nome para o povo de São Paulo anotar também.

A sangria no Tesouro Nacional, com essa determinação arbitrária, antipática, indigna, sórdida, infausta, nociva, indecente, amoral, etc, etc, que vai adicionar, por ano, com a União, Estados e Municípios, pasme você, assalariado brasileiro, é da ordem de R$2.223.770.646 (dois bilhões, duzentos e vinte e três milhões, setecentos e setenta mil, seiscentos e quarenta e seis reais). Dinheirama essa que bem podia contribuir para o novo programa FOME-ZERO do governo Lula.

E pior. A bancada do PT também votou a favor desse ato desrespeitoso aos milhões de miseráveis que vagueiam pelas periferias dos grandes centros, embaixo de viadutos, em favelas, em cortiços, em palafitas e em choupanas, como o homem do sertão nordestino. Era hora do partido, que levou Lula à Presidência da República, gritar mais alto, condenando aquela resolução, que nos faz descrer, pelo menos a mim, no regime que se diz do povo, para o povo e pelo povo, que é a democracia. Digo assim, num ímpeto de revolta, porque o povo, no Brasil, usando uma expressa chula, faz o papel de corno manso. Tudo aceita, e ainda gemendo e chorando, como aconteceu no governo de Fernando Henrique Cardoso. Suportamos - nós assalariados - oito anos de penúria, sem acréscimo nos nossos contra-cheques para enfrentar os aumentos impostos pelos poderes constituídos, e as mentiras dos institudos de pesquisas, que esfregam na nossa cara índices fictícios de inflação.

E agora eu grito: Viva os nossos congressistas! Eles merecem!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui