Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->O "nosso" de verdade: por nós construido. -- 24/05/2004 - 23:10 (sandra ethel kropp) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Nossassala" é uma cidade pequena no interior de um estado perdido. Não lembro qual é.
Conheci a cidade numa viagem. Estava de passagem, mas o nome ficou guardado.
Nunca esqueci. Alias, sempre lembrei, tanto que aqui escrevo sobre ela.
A viagem em que estava também não lembro, pois já fiz muitas.
Vi a placa indicando a entrada de NOSSASSALA mas não paramos. O ônibus tinha pressa. Mas fiquei curiosa em saber o porque do nome. Lembro-me que o guia da excursão não soube explicar e me enrolou, como todos eles.
Disse que a prefeitura havia construído muitas salas de aula em pouco tempo. De tão importante que fora o acontecido, o nome da cidade passou a ser esse.
Procurei a cidade no mapa. Não encontrei, porque devia ser bem pequena.
Depois que voltei lembro-me que tentei localizar NOSSASSALA, mas não havia como.
Liguei para vários serviços de atendimento das secretarias de turismo, e ninguém soube me responder.
Fiquei na duvida se nossassala não era um bairro ao invés de cidade.
Fiquei pensando se NOSSASSALA não fora um sonho que eu tive.
Um sonho de uma cidade com salas de aula, repletas de alunos felizes viajando através de suas curiosidades nos livros, gibis e revistas. Aprendendo a ler, escrever e fazer conta.
Acho que tinha sido mesmo um sonho, porque não consegui nunca localizar NOSSASSALA.
Alias, continuo tentando localizar onde NOSSASSALA possa ser.
Realmente está complicado, porque salas de aula nossas, do povo brasileiro-aquele que precisa realmente- estão escassas.
Tão escassas que só em sonho.
Nem sonhado eu tenho mais, porque não tem sala de aula pra me inspirar.
Só tem FORADASALA que serve como inspiração. Mas esta na verdade nem serve.
O que tem é muito aluno esperando SUASALA.
Talvez se mudarmos o nome da cidade de NOSSASALA para SUASALA resolva o problema.
Afinal, a sala é do aluno e não do povo brasileiro. Mas o interesse em que esse aluno jamais saia de SUASALA ou NOSSASALA( DÁ NO MESMO) deveria ser de todos.
Porque afinal SUASALA e NOSSASALA são bairros de qualquer cidade em qualquer estado brasileiro. Ao menos deveriam ser.
Mas parecem apenas constar em sonhos de um estado perdido que a própria sonhadora não lembra qual é.
Porque não tem INSPIRAÇÃO que permita o sonho ficar em pé.
Nem sentado.
Porque faltam as carteiras e muito mais em NOSSASSALA.
Afinal,podemos começar a construir esta cidade de NOSSASSALA?
Mesmo quem sonha está esperando em pé FORADASALA.
Mas esperar em pé não vai resolver o problema, mesmo que faltem carteiras.
É PRECISO SAIR DA ZONA DE PASSIVIDADE DE "FORADASALA" E ENTRAR DE CABEÇA PARA CONSTRUIR "NOSSASSALA".
As salas construídas por quem as espera será exatamente como o sonho de quem as deseja.
Mmas elas devem sair do sonho para se tornar realidade.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui