Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Vagabundo, no bom sentido! -- 11/06/2004 - 21:47 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Vagabundo, Sim. Com Muita Honra
(por Domingos Oliveira Medeiros

(Reproduzido para esquentar a questão que, no momento, encontra-se no STF para superior deliberação acerca da inconstitucionalidade da medida.

Vagabundo, com muita honra. No sentido figurado. No rumo de vadiar. De brincar bem sossegado. Às minhas custas, é claro. Com o dinheiro do Erário. Na forma da lei vigente. Que foi feita no Congresso. E que foi sancionada. Pelo próprio presidente. Hoje sou aposentado. Estou na inatividade. Com salário integral. Na forma do combinado. Paguei caro por isso. Não posso esquecer o passado. Quando ainda muito jovem. Participei de um concurso. Em igualdade de condição. Como qualquer cidadão. Como determina a Carta. A nossa Constituição. No processo seletivo. Fui muito bem colocado. E não demorou muito tempo. Para eu ser convocado. Assim ingressei no Estado. Assim eu fui nomeado. Sem pedir favor algum. E comecei a jornada. De servidor federal. Procurando melhorar. Meu desempenho total. Estudei e trabalhei. Durante anos a fio. Bons serviços eu prestei. Muitas idéias eu dei. Pra melhorar o país. Servir à população. Um dever e obrigação. E o tempo foi passando. Vinte e poucos anos tinha. Era moço e com saúde. A única riqueza minha.

E todo mês descontava. Ou melhor, contribuía. Para a nossa Previdência. Para a aposentadoria. Dez por cento, aproximado. Sobre todo o vencimento. Sobre tudo que recebia. O desconto incidia. Era sempre descontado. Mesmo em cargo de chefia. Com a gratificação. Aumentava o desconto. A nossa contribuição.

Assim, quem ganhava quinhentos. Cinqüenta já descontava. Vencimento de dois mil. Duzentos se retirava. Cinco mil, era quinhentos. Com dez, era mil que ficava. E assim mês a mês. Todo mundo descontava. Foram anos de serviço. Trinta e cinco no meu caso. Basta fazer as contas. Na faixa de quinhentos. Mais juros e correção. Uma montanha de dinheiro. Que o governo arrecadava. E que, por certo, aplicava. Na época da inflação. Imagine todo mundo. Contribuindo mensalmente. Sem faltar nem um tostão.

Mas agora vem o governo. Repetindo a ladainha. De governo reprovado. Tentando que o inativo. Seja de novo garfado. Passe a pagar novamente. Para ser aposentado. Com a desculpa antiga. E muito mal explicada. Que o rombo da Previdência. É toda por culpa nossa. Da turma aposentada. Quando todos nós sabemos. Que a verdade é bem outra. É desculpa esfarrapada.

Primeiro há o problema. Falta fiscalização. Assim o dinheiro é roubado. Ninguém aponta o culpado. Nada é recuperado. E cresce a corrupção. Depois vem os devedores. Muita gente não recolhe. A sua contribuição. E o governo anda mole. Não cobra e dá desconto. Para todo inadimplente. Que já aprendeu a manobra. E usa o dinheiro da gente. Deixando mais um buraco. Um buraco imprevidente. Pra depois de muito tempo. Pagar tudo com desconto. Lá longe, bem lá na frente.

E a própria União. Assim dizem os entendidos. Pega a contribuição. Não repassa à Previdência. Recursos são desviados. Pra outra finalidade. Esta é a grande verdade. Até pra pagar os juros. Da dívida que foi criada. Ou então fazer de conta. Do ponto de vista contábil. Melhorando o superávit. Da balança comercial. O dinheiro é empregado. De forma artificial. Cumprindo meta acertada. Com o FMI. E assim o buraco cresce. O saco fica sem fundo. E vem agora o governo. Querendo acabar com o mundo. Escolhendo o servidor. Como bode expiatório. Que de tanto esperar aumento. Encomendou seu velório.

Mas o caso é bem mais sério. Estão enganando o povo. Na verdade a Previdência. Não está com esse rombo. É questão de arrumação. Vamos dar mais um exemplo. Retirado do orçamento. Do ano de 2001. Conforme diz a imprensa. Ano em que o déficit. Como foi anunciado. Chegou a doze bilhões. Sendo que do orçamento. Fazendo a soma ligeira. Da aposentado rural. Que não contribui com nada. Mais a renda mensal vitalícia. Que não tem contrapartida. O total dá dezesseis. Dezesseis bilhões contra doze. Ainda sobra dinheiro. Se o governo fizesse. O que sugere o economista. Aquele especialista. Cujo nome é Velloso.

Basta tirar dessa conta. Os dezesseis bilhões somados. Pois segundo o especialista. São despesas do orçamento. É prá lá que devem ir. Para serem pagas, afinal. Essa parte é referente. A assistência social. Que atrapalha o fechamento. Das contas da Previdência. Que deveria contar. Com toda a contribuição. Para fazer o pagamento. De aposentadoria e pensão. Essa parte social. Depende de haver recursos. Se houver se cria mais. Algum outro benefício. Mas não se pode avançar. Colocando a Previdência. Nesse enorme precipício. Praticando o assistencialismo. Isso é demagogia. Usando a arrecadação. De quem paga a conta em dia..

É ruim para os petistas. Essa sua posição. De que não tem outro jeito. Pra resolver a questão. Engana-se o presidente. O aposentado não tem culpa. De tanta esculhambação. E não pode pagar novamente. Pela aposentadoria. Isso já foi comprovado. É erro de avaliação. Arranha a Constituição. Depõe contra o presidente. Que afinal foi eleito. Prometendo mudar o Brasil. Fazer tudo diferente. E não meter sua mão. Direto no bolso da gente. O LULA está parecendo.. O Robin Hood às avessas. Tirando dinheiro do pobre.Muito mais do aposentado. E dando para os mais ricos. Aquele mais abastado.

Publicado no Correio Braziliense, Brasília-DF
De 03 de março de 2003 – Caderno “Coisas da Vida” – pág.03.
Domingos Oliveira Medeiros
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui