Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62263 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10378)

Erótico (13571)

Frases (50653)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre a história de um povo,de Leon Szklarowsky -- 06/03/2000 - 18:38 (NEWTON EGYDIO ROSSI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SOBRE O LIVRO HISTÓRIA DE UM POVO PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES

ISRAEL



Newton Rossi











Li, a HISTÓRIA DE UM POVO PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES – ISRAEL, e me senti criança, com tanta beleza nele contida. Vi-me transportado na pureza e na ingenuidade de uma fase da vida, que não volta mais.

Despojado das maldades que a infância desconhece, pude sentir melhor e compreender o heroísmo e a tenacidade de um povo que pagou um pesado tributo por conhecer algo mais...acreditar e vivenciar os caminhos que a Grande Luz apontava.

Nômades...sem terras e sem Pátria, sem o destino que os outros tinham, caminharam por noites escuras nas íngremes estradas de um existência de sofrimentos, onde os corpos dispersos se uniam pelo espírito, burilado pela dor.

Como párias de um mundo que, também, lhes pertencia, mas que lhes era negado, souberam, com destemor, transpor os vendavais e as incertezas dos caminhos infindáveis.

Forasteiros, em terras estranhas, procuravam construir com denodo o seu próprio mundo, respeitando e ajudando a edificação de outros mundos, onde outros, também, iriam se beneficiar.

Fizeram da inteligência, da cultura e da criatividade, aliadas ao trabalho incessante, o apanágio da redenção que buscavam a qualquer preço: a liberdade e um pedaço de chão, neste imenso planeta, onde pudessem erigir a sua pátria e erguer a sua bandeira, irmanando-se com as bandeiras de outros povos e, juntos, caminharem para a síntese de um novo tempo.

Sonharam...lutaram bravamente...sofreram, mas conquistaram o sonho que almejavam.

Filhos de Israel, seguidores de Moisés, na longínqua caminhada em busca da Terra Prometida, se não bastassem as conquistas e as dádivas da inteligência, que ofertaram ao mundo, para deixá-lo melhor, bastaria apenas o faixo de luz que estenderam no tempo, iluminando o horizonte de uma humanidade perdida, dando-lhe a tábua sacrossanta dos Dez Mandamentos, que a inspiração divina soprou em Moisés e que até hoje, vencendo a voracidade dos séculos, norteiam, com sublime segurança, o destino dos povos.

Heróico povo judeu, Pessach é a Páscoa, marco edificante, onde a LEI apontou os rumos para a libertação, conquistada, com amor, sacrifício e perdão.

Feliz o povo que mendiga o chão...mas traz o universo no coração!...

Isto foi o que senti, quando li esta obra admirável do escritor Leon Frejda Szklarowsky e que, por certo, todos os leitores irão sentir, com profunda gratidão, compreendendo melhor a tenacidade e o heroísmo de um povo que legou à humanidade os DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS.







Newton Rossi

Poeta, escritor, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, aposentado.



Brasília, DF, 6 de março de 2000

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui