Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->O Pai -- 15/11/2007 - 16:41 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Pai.
Origem:"A Luz do Mundo"
Adalberto Lima, nov.2007.




Com a força de sua Palavra o Pai criou tudo do nada. Mas para criar o homem quis fazê-lo com as próprias mãos! Não criou o homem para aumentar sua glória, mas para que sua glória se manifestasse no homem”(São Boaventura).
A história da criação traça o perfil de um Deus amoroso que no final da tarde vinha visitar o homem.Vinha encontrar-se com o homem, para amá-lo e enchê-lo com a plenitude de sua glória. Mas o homem despiu-se da graça que recebeu do Criador e envergonhado, sentiu-se nu e se escondeu de Deus.
O Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: "Onde estás?" O homem estava escondido no meio das árvores, e quando saiu das árvores, escondeu-se atrás da mulher: "A mulher que me deste, induziu-me a pecar"(Cf. Gn 3,8-9)E se Deus nos perguntar: “Onde estás?” Será que podemos dizer a Deus onde estamos? Será que teremos coragem de chamar o Senhor para ir conosco em todos os lugares em que vamos? Ou nos esconderemos atrás de alguma coisa para ocultar nossa vergonha! Atrás de que eu me escondo de Deus? Atrás de que tu te escondes de Deus? Qual será nossa desculpa para fugirmos da presença do Senhor? Será que acusaremos a Deus de não nos ter dado uma boa companheira?...A mulher que me deste...Será que o acusaremos de não nos ter cumulado de bem materiais e por isso roubamos para obtê-los?
Todo desejo de Deus está gravado no coração do homem. Ele colocou no coração do homem os preceitos da lei, depois deu por escrito nos dez mandamentos, para que o homem sempre se recordasse desses preceitos (Santo Irineu de Lião).
Em que parte dos preceitos da lei, rompeste a aliança com Deus?
Que fizeste, diz o Senhor: “Volta a mim e eu voltarei para ti” (Ml 3,7).
Foi tua, Senhor, a iniciativa de nos propor uma nova aliança! Tu te alegras quando retornamos a Ti e vem ao nosso encontro para nos abraçar, não se importando se estamos mal cheirosos, se convivemos com os porcos e sujamos as vestes que nos deu. Quando arrependidos voltamos a teus braços, dizes a teu Servo:
"Lava este meu filho de todas as imundícies e põe sobre ele uma veste real". Como um pai amoroso, regozijas com o filho que estava morto, e reviveu; estava perdido e foi achado (Lc 15,11-32).
Nenhuma palavra humana é capaz de definir Deus, pois seu próprio Ser é mistério indizível.Toda medida é limitada e infinitamente incapaz de estabelecer um parâmetro entre o Criador e as coisas criadas. Mas Deus não faz alarde, não é espalhafatoso, é como o ouro guardado no cofre, só quem o conhece sabe o tesouro que tem. É como o construtor que edifica uma casa, mas depois de concluída a obra, não entra se não for convidado.
“O Deus de nossa fé revelou-se como Aquele que é; deu-se a conhecer como ‘ cheio de amor e fidelidade’ O seu próprio ser é Verdade e Amor” (Ex. 34,6; CIC. § 231). Ele nos declara seu amor de Pai, através de si mesmo e das obras de suas mãos, criadas e oferecidas gratuitamente ao homem. Pela boca dos profetas e em cada obra criada, o Senhor nos diz:
"Eu sou como o curso de água imensa de um rio, sou como o canal de uma ribeira, e como um aqueduto saindo do paraíso. Regarei as plantas do meu jardim, darei de beber aos frutos de meu prado e eis que meu curso de água tornou-se abundante, e meu rio tornou-se mar. Penetrarei em todas as profundezas da terra, visitarei todos aqueles que dormem, e alumiarei todos os que confiam em mim. Pois a luz da ciência que eu derramo sobre todos é como a luz da manhã"... Continuarei a espalhar minha doutrina como uma profecia. Considerai que não trabalhei só para mim, mas para todos aqueles que buscam a verdade. ( Eclo 24,41-47).
Eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, teu o Salvador.Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Vai e traz meus filhos de volta para mim, e minhas filhas dos confins das terras, e todos aqueles que guardam meu nome, e que criei para minha glória. Fazei comparecer o povo cego apesar de ter olhos, e os surdos que têm ouvidos e não ouvem! Vós sois minhas testemunhas e meus servos que escolhi.Nenhum deus foi formado antes de mim, e não haverá outros depois de mim. Sou eu, sou eu o Senhor e não há outro salvador a não ser eu. Fui eu quem predisse e salvei, e não um deus estranho (Isa. 43, 3–13)).
Sião dizia: "O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me". Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca”.(Isa 49,14).
“Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis muito mais que elas? Considerai como crescem os lírios do campo. Não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como eles”.(Mt 6,26-30)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui