Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->DIARIO DE BORDO CAP XXXII -- 06/02/2009 - 09:29 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
img src="http://www.epac08.org/uploads/Main/genova.jpg">



14.45hs
Estamos ancorados frente á Gênova, de molho; só poderemos descer daí a dois dias. Do mar percebo uma cidade antiga,cor de terra,edificada na falda de uma montanha,as casas subindo morro acima;parece uma cidade medieval,com edifícios de frontais lisos e numerosas janelas de cores frias ;o porto é grande.Vejo as cúpulas de muitas igrejas.
Há quase 500 anos o genovês Colombo saiu deste mesmo porto com suas três caravelas rumo ao desconhecido; graças a este gesto que mudou o curso da Historia e como conseqüência dele, eu estou aqui, frente à Gênova, uma brasileira do Terceiro Mundo rendendo-lhe as merecidas homenagens, já que lhe faltou as homenagens européias, pois morreu pobre e esquecido em Valladolid quando nem o seu nome pode dar ao Continente que descobriu; Ao florentino Américo Vespúcio. que sabia como é que a banda toca ,coube todas as honras;é como se diz,o bom bocado não é para quem faz é de quem o agarra.
Há pouco ,fomos almoçar uma refeição melhorada, por ser domingo: bolinhos de carne, um minúsculo peixe filipino bem torrado, parecendo nossa petitinga, servido com molho forte, de vinagre; vagens, tipo um feijão ,cozidas no dendê e um excelente pão espanhol; por fim,
o chá de mate. Assistimos á TV italiana;variedades,uma espécie de bolsa de empregos e um telemarketing,onde se compra e vende de tudo.Amanhã irei ao correio,postar cartas para o Brasil.Ah,se naqueles idos de 1994,a Internet já tivesse chegado aos navios!

NOITE
Continuamos de molho, em frente á cidade sem poder desembarcar; podemos ver as luzes e de binóculo até o movimento ininterrupto da noite genovesa; mas, oh!Paradoxo dos paradoxos!Em plena Italia comemos pizza congelada de Montevidéu, com queijo brasileiro e azeitonas espanholas. Para terminar cerveja alemã,coca cola e mousse francesa de morangos.Estamos devidamente globalizados.
O dia se arrastava;vimos TV,vídeo,conversamos e ainda são 22.30hs;e as luzes de Gênova brilhando indiferentes ao nosso sofrimento.Uma tentação!
Descasco uma maçã e vou dormir.
Uma linda lua cheia, provocativa, misteriosa, espia para mim pela escotilha da cabine, deixando rastos de prata no mar;... á sua luz as coisas mais vulgares têm um raio de tocante formosura.
Quero ser completamente iluminada,quero evitar os eclipses do caminho.
IMAGEM:PORTO DE GENOVA
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui