Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->As sábias lições de Galileu -- 12/10/2005 - 14:59 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

AS SÁBIAS LIÇÕES DE GALILEU E SHAKESPEARE
(Publicado na Revista Prática Jurídica, da Editora Consulex, 41, de 31 de agosto de 2004, em Revista Jurídica Consulex, 208, de 15 de setembro de 2005)
Em plena Idade Média, no ano de 1.564, nasce, em Pisa, Galileu, e, neste mesmo ano, na Inglaterra, William Shakespeare. Ambos revolucionaram o mundo em que viviam e conquistaram com suas obras e descobertas a imortalidade.
Galileu Galilei partiu da especulação aristotélica para experimentação e observação, criando, desta forma, o moderno método científico. A concepção de novas teorias sobre o universo contrariava o status quo reinante e ridicularizava a Igreja, que se mantinha firme na velha teoria de Aristóteles a qual se opunha à aplicação da matemática ao reino da física.
Com suas teses inovadoras, destronou, de vez, os velhos conceitos de Ptolomeu, que sustentava ser a Terra o centro do universo, girando o sol em torno dela. Por tudo isto, fora condenado e obrigado a renunciar às suas idéias para não morrer queimado como herege e, assim, publicou mais uma obra, entre tantas, que seria a mais madura de todas que escreveu.
Naqueles tempos de descobertas de novas terras e de um mundo desconhecido, até então, Galileu descobre o céu, jamais visto e estudado, abrindo as comportas para o homem do Século XX atingir o satélite terrestre e aproximar a lua dos homens e dos poetas que vêem nela sua fonte de inspiração.
Shakespeare, em Hamlet, descreve que há algo de podre no Reino da Dinamarca e põe a nu a corrupção e a devassidão da sociedade. As tragédias descritas por ele encontram em Hamlet a dúvida, o desespero e a solidão do príncipe diante da violência de um mundo sórdido e ingrato. Com suas obras imorredouras, exerceu decisiva influência sobre a literatura moderna.
Estes homens, de invulgar gênio, demonstraram que é possível, em momentos adversos, transpor o túnel da ignorància e do preconceito e ultrapassar as vicissitudes circunstanciais.
A corrupção e o obscurantismo sempre existiram, mas não impediram o homem de seguir a sua trajetória, no cumprimento de seus desígnios.


Leon Frejda Szklarowsky

BSB-DF 22/08/2005 00:04:13
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui