Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Visita ao carandiru -- 15/12/2002 - 00:23 (Beatriz Horta Marques Rongetta Aiello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Visita ao Carandiru 24/09/2002...





Antes de entrarmos não sabíamos o que iríamos encontrar, acho que já entramos com a má impressão de que seria um lugar horrível, e realmente é...Nunca vai deixar de ser,é claro,o Carandiru foi marcado por sofrimento, e muitos outros sofrimentos que não cabem a mim julgar ou não...Pessoas estiveram presas ali por inúmeros motivos, algumas foram presas por pequenos furtos,algumas por crimes muito graves como estupro e assassinato...

Estivemos em dois pavilhões...No Pavilhão 7 que tinha selas abertas e que deu realmente pra ver um pouco como era realidade lá, selas muito sujas e fedidas (isso eu já imaginava), pequenas e ainda com pequenos pertences, como travesseiros, cobertores, e colchões, tinha até alguns temperos e coisas do estilo...As portas das selas, na sua grande maioria tinham salmos , desenhos, feitos por eles mesmos, mulheres nuas, símbolos de times, e frases...

Entramos em um andar o único ao que era permitido. É estranho como você saí dos pavilhões pesado,é até meio inacreditável, meus amigos falavam em almas que ainda estão lá sofrendo, claro, aquele lugar nunca foi um bom lugar muitas pessoas morreram e sofreram muito lá, talvez por isso estivessem algumas almas por lá, apesar de eu não acreditar nisso tanto quanto eles...

Estivemos logo depois no pavilhão 2, o que nos surpreendeu foi um desenho na entrada deste pavilhão, era um desenho que simbolizava a Vila Madalena, com o mangue desenhado e escrito e o Pérola Negra,ficamos surpresos de descobrir que alguém daqui de perto já ter estado naquele pavilhão e ter deixado sua marca. Entramos, neste pavilhão,existem nele 111 portas colocadas no pátio central, em homenagem dos 111presos que morreram, naquela mega rebelião há anos atrás... Este pavilhão, não tem abertura para andares, tem somente no térreo uma sala de exposições, com fotos dos presos, armas que eles criavam e métodos para usar e pesar drogas, pinga feita na cadeia. Tinha também coisas artesanais feitas por eles...

Tem também neste pavilhão, algumas igrejas,como Evangélica, Católica, Umbanda,e outras. Haviam de todas as religiões...

Quando estávamos lá dentro ficou para nós a impressão, de que a pior coisa é ser preso, não ter direito a liberdade, pensamos em como pessoas que já tinham passado por aquilo,cometeriam mais crimes e acabavam voltando para lá, será que a lição de uma vez não bastava??

Estivemos na Odiléia que era aonde os parentes eram revistados, para não entrarem com armas e drogas...

O lugar é tão horrível que até,pombas e gatos tem uma aparência horrível...

Conversamos com um carcereiro que nos disse que aquele andar no pavilhão 7 era ocupado por pessoas que fizeram crimes leves ou reincidentes, nos disse também que os presos ficavam soltos nos andares durante o dia, e à noite eram trancados em suas selas, e que tinham 3 horas por dia de banho de sol no máximo, queríamos ter visto mais, mas quando perguntamos se o resto dos pavilhões abririam a resposta foi a seguinte:

Os demais pavilhões não vão abrir por falta de pessoal, ainda não foram higienizados, e o pavilhão 8 e 9 já estão em processo de implosão...

Restou a nós tirar conclusões sobre este “passeio”, e eis que esta é a minha...

Ser privado da liberdade já é horrível, mais como pode uma pessoa cometer de novo o erro??? Aquilo não é lugar pra ninguém morar é o pior lugar do mundo...Mais enfim acho que foi bom conhecer a realidade de outras pessoas, afinal, não é só a nossa que importa...

Para algumas pessoas aquele dia não passa de um passeio fútil para adolescentes, que não tem mais o que fazer, para nós significa mais do que isso, é o resultado de anos de curiosidade,sobre a vida que alguns presos levavam..

Fica o convite para que todos visitem e tirem suas próprias conclusões...

E digam se concordam com agente ou não....





Beatriz Horta Marques

São Paulo, 03 de Setembro de 2002...11:37 horas...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui