Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Meu Pai -- 16/11/2000 - 23:21 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Meu Pai,

Hoje completas 80 anos bem vividos. És um grande pai. Foste um grande filho. És um grande irmão. És um grande amigo. Por seres tão grande em tudo, Deus te fez pequeno fisicamente, para mostrar a todos que te rodeiam que se pode ser bom sem ser forte, ser honesto sem ser poderoso, ser rico sem ser milionário e ser feliz cultivando a fé e a própria felicidade. A humildade do teu saber, tua honestidade, tuas ações como Magistrado e Professor, tua preocupação constante com os problemas da família, da sociedade carente e crianças desamparadas, fizeram de ti um líder inconteste de várias gerações, inclusive a tua.

Como filho foste um abnegado com vovó e vovó até os últimos instantes. Consolando-os, confortando-os, dentro de sua fé religiosa inquebrantável. Nas horas de maior angústia, sofrimento e aflição permaneceste sereno conformando e confortando teus irmãos e irmãs,

embora saibamos que sofrias por todos nós.

Como pai, foste o mais perfeito em tudo. Hoje com 50 anos procuro um erro teu e não consigo vislumbrar o mínimo deslize. Nunca ouvi da tua boca um palavrão, uma blasfêmia, uma palavra áspera contra quem quer que seja, ou contra os infortúnios e sofrimentos que os teus 80 anos te proporcionaram com fartura. Tinha 14 anos quando passaste os piores momentos da tua vida. Naquela época nunca ouvi uma palavra de desànimo, nem senti o menor resquício de que tua fé em Deus foi abalada. Agradecias a Deus o sofrimento e pedias por aqueles que estavam em situação pior. Causava-me espanto onde conseguias tanta força interior para buscar a conformação para tudo e para todos.
A educação que nos deste foi rigorosa mas necessária. Na época achávamos dura demais, porém hoje que temos filhos e neto, compreendemos como estavas certo e que tinhas razão. Com todo o rigorismo sempre fostes um democrata em se tratando daquilo que consideravas estritamente pessoal. Nunca pediste a um filho que seguisse tal ou qual profissão. Nunca ouvi o mais leve comentário a respeito de nossas futuras esposas ou esposos no caso das irmãs. Conselhos e orientações ouvimos muito, mas nunca interferência no sentido de tal ou qual escolha. Na esfera política nunca ouvi da tua boca um pedido de voto para um amigo ou insinuação de que deveríamos votar em a ou em b. A liberdade de pensamento e ideologia sempre fizeram parte de nossos diálogos em família, muitas vezes acalorados, mas nunca te vi exercer a Magistratura dentro de casa.
Quando entramos na faculdade, não ouvíamos a menor crítica a respeito de nossos comportamentos com relação a estudos a não ser os parabéns quando passávamos de ano. Aos 21 anos todos os direitos do Código Civil nos eram lembrados para que fossem exercidos, sem que fossem omitidos os deveres do cidadão. Tudo dito a título de nos preparar para o futuro e nos tornarmos homens de bem.
Hoje somos 8 irmãos que formamos um só bloco. A preocupação de um é a de todos. O sucesso de um é a alegria de todos. A dificuldade de um é um problema para todos. A felicidade de um é a felicidade de todos. Nossos defeitos são muitos, mas temos uma qualidade que está plantada e não morrerá nunca. Nossa união que é maior herança que tu deixaste.
Sei que já ouviste essas verdades de muita gente. Sei que não gostas de festas nem de elogios. Nós não podemos te dar conselhos, nem precisas de nada material. Sei no entanto, que nunca ouviste da boca te teus filhos, o quanto eles se orgulham do pai que tem. Um pai do qual nunca ouvimos ninguém falar uma palavra que não fosse de elogio. Um pai cujas ações profissionais são reconhecidas por todos os amigos e colegas. Um pai que inúmeras vezes ouvimos de pessoas que sequer nos conhecem, tecer elogios rasgados a respeito: do teu caráter, a tua moral, a tua religiosidade e a tua humildade. Ensinaste a 3 gerações e, como professor, foste rigoroso e intransigente, mas é justamente de teus piores alunos que recebi os maiores elogios.
Papai, para nós não existe nada neste mundo que nos deixem tão orgulhosos e felizes do que sermos teus filhos. Orgulhamo-nos ainda da tua união com Mamãe, e para ela também dirigimos nossa mensagem pois consideramos vocês uma só pessoa, exemplo para nós e para as gerações que virão.
Papai, sabemos que és um homem realizado. Criaste uma família com pessoas felizes e ajustadas. Ensinaste o caminho de Deus, cumpriste a tua parte galhardamente, estás de consciência tranquila de que só fizeste o bem aos teus filhos e ao próximo. Resta a nós teus filhos e a aqueles a quem ensinastes o caminho do bem, usar uma pequena parte do que receberam pondo em prática tudo aquilo que praticas até hoje.
Papai, estás de parabéns pelos teus 80 anos não só pela tua idade, mas pelo conglomerado de bondade e ensinamentos que rasteiam essas 8 décadas bem vividas e vividas do bem. Nós estamos de parabéns pelo pai que temos e esperamos tê-lo durante muitos anos mais. Que Deus te dê saúde e felicidade que é o desejo de todos nós.



Mauro



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui