Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O CIGARRO É PIOR PARA AS MULHERES DO QUE PARA OS HOMENS -- 30/10/2003 - 17:43 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O cigarro é a coisa que mais prejudica o homem. Mas para a mulher é ainda pior. Veja a reportagem abaixo:

“Por Judi Sheppard Missett
em Último Segundo

Na véspera do 25º Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia, que neste ano começaria em 15 de novembro, notícias preocupantes de que a mulher pode ser mais suscetível aos cânceres causados pelo cigarro pegaram de surpresa a comunidade médica.

Estatísticas parecem enfatizar a descoberta, pois o câncer de pulmão superou o câncer de mama como a causa principal das mortes ligadas ao câncer entre as mulheres.

Realmente, as mortes de câncer entre as mulheres cresceram 150% entre 1974 e 1994, e doenças relativas ao fumo, incluindo outras formas de câncer, como o enfisema pulmonar e doenças pulmonares crônicas, mataram 3 milhões de norte-americanas nas últimas duas décadas, de acordo com o estudo "A mulher e o Fumo: Um Relatório do Secretário de Saúde Pública, 2001".

Por que as mulheres são mais suscetíveis? A genética parece fazer a diferença. Após acompanhar homens e mulheres que passaram por uma cirurgia de câncer de pulmão, pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade da Califórnia em San Francisco descobriram que as mulheres estudadas eram três vezes mais suscetíveis a carregar uma mutação genética conhecida como K-ras, que é uma marca particular do câncer pulmonar só encontrada em fumantes ou ex-fumantes.

De acordo com o boletim "Harvard Women s Health Watch", "pesquisadores acreditam que o K-ras pode estimular a formação do tumor em resposta aos próprios hormônios da mulher, especialmente o estrógeno".

Além disso, pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer descobriram que mulheres não-fumantes expostas à fumaça do tabaco que foram diagnosticadas com câncer pulmonar eram duas vezes mais suscetíveis ao gene defeituoso GSTM1 do que mulheres que não foram expostas ao tabaco. O gene GSTM1 desativa agentes cancerígenos do tabaco.

Finalmente, um estudo com amostras do tecido pulmonar de fumantes e não-fumantes de ambos gêneros por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh descobriram que o gene GRPR, envolvido no crescimento do câncer pulmonar, estava ativo mais em mulheres do que em homens.

Tudo isso fornece uma motivação suficiente para as mulheres, principalmente aquelas que desejam parar de fumar, insistirem em querer um ambiente livre do cigarro, em casa e no trabalho. Se você é fumante, você pode melhorar suas chances de acabar com esse hábito ao:

- para de fumar aos poucos, usando chiclete de nicotina, adesivos e sprays;

- buscar o apoio da família, amigos e/ou os grupos de apoio;

- começar um programa de exercícios. Isso não só fortalece o sistema cardiovascular, como também ajuda a manter o peso e a dar motivação para as pessoas continuarem livres do cigarro;

Exercícios aeróbicos são uma ótima maneira para melhorar sua forma física, aumentar a energia, relaxar e fazer circular uma dose de oxigênio em todo corpo. Não importam quais são suas preferências, escolhas de gostos, e níveis das atividades.

Se você escolher caminhar, correr, pedalar, dançar, praticar boxe ou nadar, você sentirá benefícios mentais e físicos quase que imediatamente.

Tente manter essas atividades para o melhor funcionamento de seu sistema cardiovascular. Essas atividades fortalecem seus músculos do quadril enquanto dão uma força para seu treinamento aeróbico:

Mantenha os pés separados na largura dos ombros, joelhos e os dedos para frente. Enquanto você deixa seu peito levantado, curve o joelho e permita que seu quadril fique relaxado. Deixe suas mãos para cima, use-as para manter seu equilíbrio durante esse exercício.

Transfira seu peso para o pé esquerdo enquanto levanta seu joelho direito em direção ao peito. Pressione seu calcanhar para o lado, estendendo-o levemente para o lado. Mantenha seus joelhos e dedos do pé virados para frente enquanto você faz o movimento. Volte para a posição anterior e repita o movimento por oito vezes antes de mudar de lado.”


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui