Usina de Letras
Usina de Letras
228 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->PARECE QUE VOCÊ NÃO ACOMPANHA BEM A REALIDADE, BEATRIZ -- 30/10/2003 - 17:13 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Eis parte do seu texto:

“E por falar em drogas vamos ao anti-tabagismo:
Certo, cigarro é droga e vicia, mas é dos vícios capitais (se é que isso existe) o menor. Um vício que não traz problemas para a família, nem para o trabalho. Eu diria que, além de deixar fedidos os arredores, só faz mal a quem o usa. Desta forma sugiro aos anti-tabagistas que não sejam tão chatos quantos os religiosos que nos tentam converter. Sugiro ainda que leiam nos jornais de 3 dias atrás a notícia: morreu o homem mais velho do mundo - 122 anos. Sabe qual a fórmula que ele receitava: fumar e rezar muito. Vejam só!” (Das "Despedidas", dos "Nós avisamos" e do "anti- tabagism -- 30/10/2003 - 09:29 (Beatriz Ferraz)).

O menor?
O tabaco é a maior causa de impotência, envelhecimento precoce e mortes do planeta; em vários aspectos, pior que o álcool.
É a droga que mais vicia: “O psiquiatra Jorge Alberto Costa e Silva, diretor do Centro Internacional de Saúde Mental e Pesquisa da Organização Mundial de Saúde “disse que a nicotina causa mais dependência do que a cocaína e a heroína. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, há no Brasil 30 milhões de fumantes, 10% dos quais estão entre 5 e 19 anos. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos fumantes gostariam de largar o cigarro, mas só 3% conseguem parar de fumar. Informações pelo telefone: (21) 509-6308 e (21) 509-0730. As informações são da agência O Globo.” (Época, 10/10/99).

Não traz problema para a família nem para o trabalho?
Quanto à família, veja OS EFEITOS DO TABACO SOBRE A POSTERIDADE

Quanto ao trabalho, veja O TABAGISMO É PREJUDICIAL AO TRABALHO

Só faz mal a quem o usa?
Veja opiniões científicas. Aqui estão duas:

“O TABAGISMO constitui-se em sério problema porque, comprovadamente, afeta a saúde dos fumantes, bem como das pessoas que com eles convivem em ambientes poluídos pela fumaça do fumo...
Os fumantes, quando comparados aos que nunca fumaram têm risco de 100% a 800% mais de contrair infecções respiratórias bacterianas, viróticas agudas e crônicas, câncer de boca, laringe, esôfago, pâncreas, rim e bexiga, doenças circulatórias como aneurisma da aorta e distúrbios em vários órgãos” (Ely Marcus Joviano Santos, Diga Não às Drogas, pág. 22).

"... num informe do Hospital Infantil de Toronto (Canadá): foram encontrados resíduos de nicotina e cotinina em fios de cabelos de 23 bebês cujas mães não consumiram tabaco, mas respiraram a fumaça dos maridos ou colegas de trabalho, durante a gravidez. Os bebezões só tinham entre 1 e 3 dias de nascidos, quando tiraram um bocadinho do cabelo deles. As mães aspiraram uma fumaça que não era delas e a nicotina chegou até a pontinha dos cabelos dos filhos que ainda estavam dentro da barriga. Aliás, por falar em cabelos, saibam que estudos recentes realizados na Inglaterra, em Lancashire, constatam que o fumo contribui, tanto para que os cabelos fiquem brancos, quanto para um maior aparecimento de calvície, os populares "carecas, poucas telhas, aeroporto de mosquitos, etc". (Dr. Jorge Alexandre Sandes Milagres, http://www.cigarro.med.br/).

Por que “tão chatos”?
Nós mostramos aquilo que a ciência disse, para que quem se interessar aproveite. E você nos chama de chatos. O cigarro é, segundo as estatísticas da ONU, a maior causa de mortes do planeta. A AIDS é a segunda. Imagino que você nunca tenha chamado de chato alguém que tenha publicado algo sobre o perigo que a AIDS representa. Por que quanto ao tabagismo a coisa é diferente?

Um velho de 122 anos!
Devemos nos orientar pela exceção ou pela regra? As estatísticas provam que poucos fumantes vivem muito. Um ou dois longevos entre os milhões que morrem jovens é como um ou dois soldados ilesos entre um exercito morto em uma guerra. VEJA..




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui