Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->DIARIO DE BORDO XI -- 14/01/2009 - 23:55 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Cabo Verde que vi, não vi; escuridão total. De longe brilharam as luzes da Ilha do Fogo,mas tão tênues e distantes que quase não se percebiam.O “second”ofereceu-me um café com leite no deck;quase não enxerguei a xícara;tentei olhar a ilha pelo binóculo.Nada.Desisti.See you later,amigo;talvez na volta.
Adiantei o relógio mais uma hora; Serão mais três até Barcelona.
Oba acabei vislumbrar Cabo Verde, iluminado como um presépio; eram as duas da madrugada; o céu estava lindo; a Via Láctea cintilava num céu límpido; localizei o Cruzeiro do Sul; com o binóculo se vê bem o contorno da cruz. Foi um espetáculo inesquecível!

Sábado, 16 de Abril. Sexto dia “AL maré”

Ontem de madrugada foi um baita alvoroço. Já tinha desistido de ver alguma coisa de .Cabo Verde, naquela escuridão.Meia hora depois o telefone tocava como louco,batiam na porta;acordei meio zonza,sem acertar com o lado da cama,buscava a lâmpada na cabeceira;o telefone a as batidas continuavam,frenéticos.Enfim,encontrei a luz,enfiei um roupão por cima da camisola e atendi o telefone primeiro;era o second avisando que já se viam as luzes de Cabo .Verde. e que o capitão mandara me chamar;abri a porta e lá estavam o CAP. e Francis me aguardando;subimos céleres para o deck e eu pude ,enfim, ver a cidade iluminada.;parecia um presépio,um belo colar de luzes emoldurando o Oceano.Para completar aquela sensação mágica vi o Cruzeiro do Sul sobre minha cabeça a Via Láctea cintilante ,o lendário caminho de Santiago.

Cabo Verde é um país africano constituído por 10 ilhas; foi descoberto e colonizado pelos portugueses desde o sec.xXV até1975.Foi um grande entreposto colonial.Sua capital,a cidade de Praia é pequena,mas,interessante.A ilha do Fogo ,ponto culminante do país tem um vulcão ativo. Com uma economia pobre baseada na agricultura e artesanato, a emigração é constante. A cultura é miscigenada,mas há alguns escritores e poetas festejados;na música Cesárea Évora,a diva dos pés descalços é imbatível ,com as mornas e coladeiras,algumas vezes cantadas no dialeto crioulo,o”criol-kriolu”.Cheia de emoção fui dormir.

Procuro uma blusa fresca para usar hoje e aproveitar o belo sol da manhã; acho uma que usei há dias em Salvador; ela tem um bolsinho; dentro dele adivinhem?Achei um prosaico vale-transporte, objeto muito útil durante o mês de Abril em Salvador, Bahia Brasil, ,, mas completamente fora de propósito aqui, a algumas milhas de qualquer terra habitada, em pleno mar Oceano, a nove dias de Noronha e possíveis cinco dias de Barcelona, Espanha. Joguei-o aos peixes e fiquei matutando sobre os valores materiais pelos quais as pessoas tanto se ferem umas ás outras.


Fim de tarde

Como não havia descoberto ainda o deck superior!?È lindo, branquinho e isolado; parece que estou num transatlântico. Francis e eu levamos nossa cervejinha gelada e conversamos até a hora do almoço.A carne estava gostosa,no ponto;mudou o cozinheiro ou mudei eu?

Voltei ao deck nesta tarde linda; o mar de um azul intenso, sereno, Faço a saudação á Yemanjá: ODO-YA.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui