Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Meirelles, o homem certo para o BC -- 14/12/2002 - 00:51 (Douglas Lara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Garimpando reminiscências

Meirelles, o homem certo para o BC



Os presidentes do BankBoston (The First National Bank of Boston) no Brasil normalmente eram americanos com uma passagem pela Argentina que era a capital econômica da América Latina. Um bom numero de empresas multinacionais sediadas no Brasil eram subordinadas a uma matriz na Argentina. Passei por isso e tive que fazer relatórios em castelhano e inglês bem como em cruzeiros, pesos argentinos e dólares norte americanos.



Tais executivos na décadas de 1960/1970 tinham uma habilidade especial, pois eram eles que faziam a negociação e pagamento de resgate de seqüestros. Na época a Argentina era o paraíso para os seqüestradores e normalmente o presidente do BankBoston da Argentina era quem fazia as tratativas e o acerto financeiro para libertar a pessoa seqüestrada.



Henrique de Campos Meirelles trabalhou apenas no BankBoston. Ele é nascido em Anápolis, Goiás e teve muitas atividades não ligadas ao BankBoston, como intensa participação na Câmara Americana de Comércio - São Paulo (American Chamber of Commerce).Conforme detalhado acima, ele esteve subordinado a tais executivos que vinham da Argentina com esta especialidade de pagar resgate de seqüestro. Não era uma experiência valiosa, apesar de interessante. No inicio do ano pude escrever um artigo ‘O seqüestro no Brasil’ onde este ponto é esclarecido com mais detalhes, para o site Parabólica da GloboNews. Este artigo a pedido da diretora do ‘Parabólica’ foi escrito logo a seguir do seqüestro do publicitário Washington Olivetto.



Meirelles, participou também de muitas atividades humanitárias no Brasil e nos EUA. Seu inglês é considerado perfeito, com leve sotaque caipira.Trata-se de pessoa multi-cultural. Em nossa opinião foi uma grande aquisição para o novo governo que se instala em poucos dias.



Sua experiência brasileira no BankBoston foi considerada excepcional. Discreto com convém a um banco ortodoxo como o Boston, Meirelles sucedeu a um executivo norte-americano que tinha uma visão do banco apenas para empresas. Meirelles alem de transformar pouco a pouco o Boston num banco de varejo (clientes pessoas física) tornou a unidade Brasil como a mais rentável, retorno sobre o capital aplicado.



Seus antecessores vinham com a experiência Argentina que era considerado o país líder da América do Sul. Esta experiência incluía a negociação e pagamento de resgates de pessoas seqüestradas, quando a Argentina era considerada a capital do seqüestro na AS. Naquela época no Brasil sabíamos que seqüestros existiam na Argentina e Itália. Interessados podem ler um artigo que escrevi a historia do seqüestra no Brasil logo após o seqüestro do Washington Olivetto, para o site Parabólica da GloboNews.



Douglas Lara



Monday, March 11, 2002 3:08 PM

PARABÓLICA - ARTIGO

http://globonews.globo.com/Parabolica/0,6993,QY373135-1204,00.html



O seqüestro no Brasil

[11/03/02 - 14h03m)



Acontece em Sorocaba

www.sorocaba.com.br/acontece

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui