Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->OBJETOS QUE SE MOVEM SOZINHOS -- 01/10/2005 - 20:38 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


OBJETOS QUE SE MOVEM SOZINHOS


A famosa brincadeira do copo não tem nada de brincadeira. É sempre muito perigoso fazer isso. Pode acabar sendo o estopim, que faz explodir distúrbios psíquicos latentes no inconsciente. Além de ser super perigoso para a saúde fomentar qualquer fenómeno parapsicológico...

A respeito desse assunto devemos distinguir dois aspectos:

1.º) As resposta obtidas.
2.º) O movimento do copo.

Sobre as respostas, iríamos muito longe. Mas, sem dúvida, já ouviram falar em Parapsicologia, em fenómenos como telepatia, clarividência etc. A telepatia, a clarividência e outras faculdades, como a memória e o talento inconscientes, são responsáveis por essas respostas.

Sobre o movimento do copo. Não é o copo que mexe os dedos. São os dedos que mexem o copo. Se vocês puserem resina sob o copo para que este encontre alguma dificuldade em deslizar, e sobre o copo colocarem óleo, verão que escorregões dão os dedos, e o copo não se mexerá. É verdade que, raras vezes, pessoas "dotadas" de faculdades parapsicológicas podem mexer o copo sem contato, como podem mexer cadeiras ou outros móveis e objetos (telecinesia), como podem produzir enormes ruídos sem contato visível nos móveis e paredes (tiptologia) etc. Não são os mortos, é uma energia física exteriorizada por aquelas pessoas. Se afastássemos a mais de 50 metros todas as pessoas, nada disso aconteceria. Se fossem os mortos (ou Deus) que mexessem ou golpeassem, o que importaria se as pessoas ficassem a mais de 50 metros?

Mas não são mortos. São as energias inconscientes exteriorizadas pelos "dotados" de faculdades parapsicológicas e, é claro, essa energia física não pode se exteriorizar a grandes distàncias.

Mas não nos desviemos do tema central. Concentremo-nos nos movimentos do copo por contato.

São os dedos que o mexem. São movimentos automáticos, inconscientes, feitos pelas pessoas que colocam os dedos sobre o copo. O que o inconsciente: pensa, sabe, imagina, supõe, inventa ou adivinha parapsicologicamente, manifestando-o por movimentos inconscientes.

Os movimentos inconscientes ou automatismos podem chegar a extremos surpreendentes. Já repararam na habilidade com que mexemos os lábios quando falamos? Desafiem qualquer pessoa a descrever os movimentos que tem que fazer para pronunciar mesmo que seja uma só palavra. Não saberá. Conscientes, e reflexivamente, somos incapazes de comandar esses movimentos. Já observaram a agilidade com que um pianista mexe os dez dedos das mãos, e ainda os pés, e fala com pessoas sobre outras coisas?

Não é de se estranhar, pois, que em momentos de "concentração", de emoção, de exaltação do inconsciente, este possa dirigir, com bastante precisão, os movimentos do copo.

É melhor duas ou mais pessoas do que uma só, porque, assim, se somam os impulsos de todas ao impulso que imprime a pessoa que inconscientemente dirige o copo, impulso que pode ser insuficiente.

Não são os mortos que dirigem nossos dedos, nenhum morto de nenhuma classe faz essas "brincadeiras", como empurrar copos.

Não se trata de nada do além, mas unicamente de manifestações de fenómenos surgidos do inconsciente do aquém.


Por LUIZ ROBERTO TURATTI, aluno do CLAP - CENTRO LATINO-AMERICANO DE PARAPSICOLOGIA, dirigido pelo PROFESSOR DOUTOR PADRE OSCAR GONZÁLEZ-QUEVEDO, S.J.



Esse artigo já foi publicado em:
"Jornal de Araras", Araras/SP (Brasil), 4/10/1991;
"Tribuna do Povo", Araras/SP (Brasil), sábado, 11/12/1993;
"Opinião Jornal", Araras/SP (Brasil), sexta-feira, 7/11/1997;
USINA DE LETRAS.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui