Usina de Letras
Usina de Letras
292 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62169 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4755)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->As Quatro Estacas de Ferro (Reflexão) -- 01/12/2008 - 14:27 (Elias Torres) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As Quatro estacas de ferro (Reflexão)
Texto: Elias Torres

O senhor Tobias era conhecido, em sua pequena vila, como o “Quebra galho”. Sempre estava prestando algum serviço para a vizinhança desde de desentupir um cano até mesmo em outros que exigia mais de sua capacidade. Todos o reconheciam como um polivalente.
Ele morava na esquina da descida de uma rua e quando ela começou a ser pavimentada ele chumbou quatro estacas de ferro, com meio metro de altura, na entrada de seu portão. Duas de lado e as outras de frente formando noventa graus com a entrada para garagem livre.
Todos os seus vizinhos tinha suas entradas livres bem lindas, com ornamentos de plantas e de gesso e não entendiam o que significava aquilo que tirava toda a beleza da entrada da casa. Muitos tiravam até sarro dele e o mesmo respondia com o silêncio.
A casa do senhor Tobias começou a servir até de ponto de referência, pois muitos quando iam ensinar algum caminho para um visitante indicavam a casa dele como referência.
Essa gozação durou muitos anos, mas... Em um belo dia, cinco crianças estavam brincando em frente à casa do Tobias, quando de repente um caminhão descendo a rua perdeu o breque e, desgovernado, foi de encontro às quatros barras de ferro que chegaram até a envergar.
Toda a vizinhança saiu pra fora com o barulho e muitas mães começaram a gritar: Meu filho! Minha filha! Quando chegaram perto do portão as cinco crianças estavam debaixo do pára-choque e das rodas suspensas pelas estacas de ferro, assustadas, mas salvas.
O senhor Tobias foi visante, pois sabia que sua vila ia crescer, que iria passar muitos carros e pensou em colocar as estacas com a finalidade de proteger seu portão e quem estivesse por ali.
Que lição podemos tirar dessa ilustração?
Tire sua própria conclusão, reflita sobre ela.
Será que vale a pena projetar algo pensando no futuro?
Sempre que formos fazer alguma coisa temos de pensar lá na frente, pois o que pode ser feio e desagradável hoje, amanhã pode se tornar um algo maravilhoso e útil, até mesmo para salvar vidas.
Com isso não quero dizer que temos que fazer as coisas feias, mas podemos confeccionar um dispositivo de segurança com a estética mais agradável aos olhos humanos.
Essas quatros estacas, no momento significaram:
1- Sabedoria
2- Entendimento
3- Inteligência
4- Humildade
Talvez estejamos precisando delas em nossas vidas.
Enquanto muitos estão atrás do ouro e da prata do progresso, estética, luxo... Estão se esquecendo de Deus e das coisas que nos trás o bem: A sabedoria, entendimento, inteligência e humildade. Tudo isso Somente o Senhor pode nos dar.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui