Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62218 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10360)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20031)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4765)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Atenção, Crianças! Para Vocês... -- 11/05/2004 - 15:12 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Para as crianças que já dominam a escrita:


 


Existe uma regra ortográfica, para o uso do “porquê”.


 


Para a perfeita correção de sua escrita, empregue a palavra de forma correta; isso dará mais elegância, e muito mais nobreza, ao seu texto.


 


Por que (separado e sem acento) é usado:


 


1. Para perguntas:


 


Por que você teima em meter-se onde não foi chamado?


2. Quando as palavras "razão" e "motivo" estão expressas ou subtendidas:


 


Não entendo por que quer que os outros vejam a vida pelo ângulo maluco com que você a vê.


 


3. Quando puder ser substituído por "para que", "pelo(a) qual", "pelos(as) quais".


 


Este é o caminho por que (pelo qual) seguiu.


 


Porque (junto e sem acento) é usado:


1. Quando este equivale a: "pois", "porquanto", "uma vez que", "pelo fato de que" ou "pelo motivo de que".


 


Não gosto de você porque não gosto!


 


2. Nas respostas ou em perguntas que proponham uma resposta:


 


Por que você não ensina crianças?


Porque não quero! Minha missão talvez seja ensinar “velhos burros”.


 


− Temos de ficar em silêncio porque alguém, medonho e nojento, resolveu bagunçar o espaço? Claro que não!


 


Por quê (separado e com acento)


 1. Quando encerrar a frase.


Há o que nunca se cansa de fazer o papel de palhaço. Por quê?


Você pensa que é gente? Mas por quê?


 2. Quando puder ser substituído pelas palavras "razão" e "motivo", em final de frase.


Coitado do pamonha, escreve as coisas sem saber por quê. (motivo)


E o Patetikinho protestava,  mas não havia por quê. (motivo)


O cara se incomodou com o tamanho de minhas letras e eu perguntei por quê (razão). Percebi, então, que foi um pequeno ardil para se dirigir a mim.


 


Porquê (junto e com acento):


1. Quando este, como substantivo, substitui as palavras: "motivo", "causa", "razão", "pergunta" ou "indagação".


 Não sei o porquê de tantos disparates, por aqui: é cada um querendo aparecer, e de forma tão bizarra, que a coisa virou picadeiro, onde os palhaços nunca se fartam de “criar” seu cirquinho particular.


− Nossa vida é um eterno discurso onde os  porquês estão sempre imperando.


 


Obs.: Creio ter sido mais útil assim... Não é, criancinha? Principalmente você, que bem sabe explorar a Internet e encontrar sites que atendam às suas necessidades lúdicas.


O máximo que eu poderia conseguir, com o procedimento imbecil de tentar fazer desenhinhos idiotas, seria uma boa e sonora gargalhada. Deixo isso para os velhos mesquinhos que não cessam de se meter onde nunca foram chamados.




*
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui