Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62180 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50583)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->UMA NOITE DE NATAL -- 15/11/2000 - 14:24 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Que recordações nos trazem o natal ? Voltamos ao tempo de criança ? Lembramos de mágicas histórias de renas e Papai Noel, associadas a cobiçados presentes ? Em época de feriado, festas, árvore de natal e guloseimas. Ao lado destas recordações, mais charmosas, as vezes esquecemos as imagens de um presépio, com o menino Jesus nascendo em pobre manjedoura.

É necessário refletir, sobre os diversos significados embutidos nestas cerimonias. Lembrar que nosso festejo de natal com nosso Papai Noel vestido de veludo vermelho, com gola e punhos de pele é uma cópia feita da matriz (Hemisfério norte) pela colónia (Brasil). Assim como nossas árvores de natal com a falsa neve de algodão. No tórrido verão de nosso final de ano seria mais lógico Papai Noel de bermuda e árvore de natal enfeitada de girassol ou margarida. Nossa ceia deveria ser leve (pelo enorme calor) basicamente legumes, verduras e frutas substituindo os alimentos gordurosos, calóricos e indigestos da época. Deveríamos consumir com moderação bebidas alcóolicas ( necessária no frio do Hemisfério norte) e substitui-las por sucos.

Lembrando, bem a propósito, que também nossas festas juninas ( festas de São João) são copiadas de festas ao ar livre em volta da fogueira, na Europa. Quando deveríamos estar protegidos dentro das casas, é então que as realizamos, no máximo frio do nosso inverno.

Esquecendo que estes costumes são cópias literais da colónia tropical aos hábitos das metrópoles colonizadoras. Afastando o fenómeno comercial em que o evento se tornou hoje. Desconsiderando que se questiona até, se Cristo nasceu mesmo nesta data, ou se a igreja fez um sincretismo com festas pagãs do solstício de inverno (na Europa). Apesar de tudo é um período de festas que une a família. Traz momentos de poesia, beleza e fantasia através das histórias infantis. Representa afinal momentos de confraternização, reencontro e alegria.

Mas com certeza poderíamos com a imaginação e o "jeitinho" brasileiro adaptar esta festa de Natal, tornando-a mais tropical e verdadeira. Sem perda de suas boas qualidades, já referidas. Lembrando sempre que o momento mais importante a comemorar na data é o nascimento de Jesus Cristo (não importa se a data está correta), e que muitas vezes Papai Noel ofusca.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui