Usina de Letras
Usina de Letras
75 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Empréstimo de livros, discos e assemelhados -- 24/08/2005 - 18:14 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O empréstimo de livros, discos e assemelhados, mesmo para amigos queridos - ou talvez pior para eles - costuma ser sempre um ato de fé. Fé na alma humana. Mas já se ensinava no século XVII, que toda fé deve ser raciocinada. Assim, há que ter cuidado para não substituir a fé genuína por ingenuidade da mais simples.

Ao receber um pedido, negue baixinho na esperança que o pedido não se repita. Havendo insistência, negue mais alto e inclua alguma desculpa, invoque o ciclone ocorrido no sul, uma nova erupção do Kilawea ou o que seja, não importa a desculpa, o que vale é a entonação. Se tudo falhar diga que prometeu emprestar a alguém importante para o pedinte de modo a constrangê-lo por querer passar na frente de pessoa tão significativa. Diga não, sem o menor constrangimento e, por fim, se de todo impossível, diga "Sim, é um prazer". Mas não traga o livro ou disco.

Há que reconhecer que, infelizmente, existem situações em que a gente sabe que vai perder o livro ou disco, mas não há chance de uma negativa, seja pelo merecimento do pedinte, seja por cem mil motivos que surgem nesta vida.

Nestes casos, sugere-se um último artifício. Coloque entre as primeiras páginas do livro o texto abaixo. Não acho que possa resolver o problema, mas é uma tentativa, e pelo menos algum remorso há de dar no pedinte inadimplente. O texto não é uma fórmula pronta, pode ser adaptado ao tipo de item emprestado e complementado com churumelas variadas. Aí vale a criatividade de cada um.

"Prezado e querido leitor

Eu sou fã do velho e querido Barão de Itararé que, entre tantas verdades, dizia: "Quem empresta, adeus".

Mesmo assim, não sei se por ingenuidade ou otimismo, ou talvez querendo me punir, concordei em emprestar este livro, mesmo sendo ele de grande importància para mim. Não sei, algo aconteceu e não pude evitar.

Desta forma, só me resta pedir encarecidamente que, lido o livro, ou passado um prazo aceitável, mo devolva. Tenho plena consciência de que tal pedido foge ao senso comum, mas também o empréstimo tem esta característica, de modo que se o surpreendi ao concordar com seu pedido e trazer-lhe o livro, parece justo que eu também seja surpreendido com a devolução em prazo razoável, ainda no decurso da presente geração.

Sem mais, reitero meu pedido de devolução pelo que antecipadamente agradeço.

Tenha uma boa e rápida leitura


p.s.: anotações, riscos e danos de qualquer tipo são enfaticamente dispensados



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui