Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->RDB 125 - Disquéceu X Palhaço -- 09/08/2005 - 10:45 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Enquanto isso, no Reino Desunido da Brazilàndia, o Porta-Voz Desgovernamental, o valete, meio dama, Bobo-da-Corte, interrompe uma partidinha de Ronda...

- Digníssimo, Notabilíssimo e Amadíssimo Vice-Rei, Lelé Início da Selva, queira me desculpar por interromper tão salutar entretenimento, ainda mais na proveitosa hora do expediente, porém devo informá-lo que, o ilustre "Maunistro da Casa Serviu", Zé Disquéceu, não virá para o bate-papo "cachaçal". Hrum! Melhor dizendo, bate-papo Marginal.
- "Cuméqueé"? O Disquéceu não vem hoje? Ele nunca enfartou!
- O senhor não queria dizer, "faltou"?
- Não queria não. Eu quero. E você pegou a mania do Zé, de ficar me "acorrigindo"?
- Não seria... Corrigindo?
- Seria! Seria e vai ser a sua demissão, se você continuar a me remendar.
- Emen...
- Calado! Limite-se aos seus "afazéros". "Pruquequi" o Disquéceu não vem? Tá doente, tá armando ou foi saçaricar noutras bandas?
- Nada disso!
- Então o "quiquitá"...
- Acontecendo? Se "Fossa Vice-Reinància" me permite, atrevo a dizer que o "Maunistro da Casa Serviu", está humilhadíssimo, ofendidíssimo e magoadíssimo, por isso escafedeu-se.
- Você, por acaso, é três-em-um?
- Porque? Valho por três?
- Não! É por que você é "chaTRIíssimo", e ao "tripro. De onde você "roubou" esta idéia?
- Eu, tirei, esta idéia do simplíssimo certí...
- Lá vem ele de novo...
- ...ssímo e radicalíssimo ato de sua "Reiforma Maunisterial".
- "Num to intendeindo nadícas de nádegas".
- Corre à boca pequena, nos arredores do desgoverno, que o Maunistro Zé Disquéceu, ficou tão desapontado que quase: pediu demissão do "Cago", foi torcer pro "Flamendigo" e, morar no "Piuí".
- E, foi?
- Não, não Foi, mas quase foi. Depois o convenceram a ficar e, preparar o contra-ataque à hegemonia do "Maunistro da Fazrenda", "Tonho Palhaço"
- Mas o "quiéqui"...
- Que o senhor fez? Aparentemente o que vem fazendo para melhorar o desgoverno...
- Tudo ?
- Não. Nada.
- Mas se eu não fiz nada, "pruquêqui" ele "tátão"...
- Zangado? Deve ser por que o senhor ao invés de fazer uma verdadeira "reiforma". Fez, no muito, uma "barãoforma".
- E o "quequisso"...
- Tem a ver? Tudo, ou nada, talvez coisa nenhuma, quem sabe?
- Eu sei! Sei que você vai parar agora mesmo com essas "comjéguecturas" e me dizer, assim, na "bush", que é bucha em "ingrês", o quequitá...
- Acontecendo? Pois bem, eu direi. O senhor simplesmente se limitou a nomear o "dizputado" "Pauno SamBernardo" (PT do Paranão) para o "Maunistério do Planejaumento" e trocar o "Amei Lindo!" por "Romeiro Jecá" na "Pré-morrência Social", impondo várias derrotas ao seu chefe da Casa Serviu. Além de...
- Além, diquê?

- De que numa só tacada, desautorizou todas as articulações conduzidas por Disquéceu, que queria uma mudança maunisterial mais ampla, aberta e irrestrita, como nos velhos tempos; manteve um dos principais alvos do PT na "reiforma", o maunistro "Caldo Cabelo", no "cãomando" da "Coondenação PTlítica"; prestigiou o "Presodente" do Cãoingresso", "SemArdor" Reinão Cueiros (PMDB - Por Mais Dinheiro pró Banqueiro), outro rival, com a indicação de Jecá; e fortaleceu ainda mais o "Maunistro da Fazrenda", Tonho Palhaço, adversário estratégico de Disquéceu, na luta pelo prêmio de "Maior Puxa-Saco"do Vice-Reino
- Mas eu, apenasmente, fiz o que minha cabeça mandou.
- Aí que está o problema...
- "Que-qui-ocê" quer...
- Dizer com isso? O que todo os paulíticos andam dizendo: "Que da cabeça do Lelé e da bundinha do neném, não se sabe o que é que vem".
- E "quemquitá"...?
- Espalhando isso? Os mesmos que apelidaram a sua protuberància craniana de "Cabeça de Camarão", onde ao invés de acomodar um encéfalo, abriga um bucéfalo.
- Eta Diabo! Me arrombei todinho.
- De pai, de mãe e, de lá de "Agarralguns".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui