Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->RDB 116 - Lelé X Seservindo -- 09/08/2005 - 10:43 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Enquanto isso, no Reino Desunido da Brazilàndia ...Bem dentro do quarto do Vice-Rei Lelé, entra esbaforido o 1° Maunistro Zé Disquéceu...

- Lelé, Lelé, acorda homem, tenho péssimas notícias para lhe dar.
- Oxente, Disquéceu! ´Ce garrou nessa mania de "dar" que agora não quer outra coisa, hein, ó!
- Deixe de brincadeiras Lelé que a coisa é séria.
- E isso lá é jeito de me acordar, ainda mais pra "daaar" notícia ruim? Sai pra lá "pato torto, vai encher o saco d´outro".
- Bom, já que você prefere assim, então lá vai... O "Seservindo" Cavalcanti ganhou a "Previdência da Cama dos Dizputados".
- O queeeeeeee? "Cumé" que isso pode acontecê? Onde que tu tava, onde é que tava tu, que não impediu? Tu tá ficando abestado Disquéceu?
- Mas Lelé...
- Vice-Rei Lelé, faça-me o favor.
- Vice-Rei Lelé, eu fiz tudo que deveria fazer, prometi cargos no desgoverno, emprego pros familiares dos dizputados e até participação nos lucros. Não sei como pode dar errado.
- Precisamos descobrir e punir os culpados severamente. Ai, não, severamente me lembra Severino que me lembra o Seservindo. Pula essa.
- Mas Lelé, precisamos fazer alguma coisa urgentemente.
- Eu sei, eu sei. Ah! Já sei. Vamos fazer uma passeata de protesto contra os "dezmangos" do desgoverno e exigir "diretas já".
- Lelé! Acorda! Nós já ganhamos as eleições. Nós somos o desgoverno.
- Ah! Sim, "claro!" Então vamos mostrar que estamos "vivo" e dar um "oi" pra eles.
- Eles quem? Os eleitores?
- Não os "eles-autores" da burrada de nos colocar no poder. A culpa é toda deles, deles e de quem votou no Seservindo. Eu quero nomes! "Carecas vão rolar", eu prometo.
- Lelé, não promete mais nada não, que promessa tua tá valendo menos que o real.
- Vamos agir, Disquéceu! Precisamos tomar sérias "próevidências".
- E quais são elas?
- Primeiro saia - não fica todo contentinho não, que é não é pra vestir, é pra sair - e "averiégua" o que `qui assucedeu-se".
- Vou num pé e volto no outro.
- Não! Vá com os dois e volte com os mesmos, que é pra modi de andar mais rápido.
- Fui!
- Sinceramente, num "tó intendendo nadíica de nádegas". "Cumé qui podi" um capiau de Pernambuco, semi-analfabeto, feio, que fala mal e vive dando fora, chegar ao poder de alguma coisa? Só na Brazilàndia mesmo.
- Vice-Rei, já voltei e como enviado...
- Disquéceu.. tu tá gostando desse negócio de gay, né o peste?
- Lelé! Posso completar a frase?
- Vá lá...
- Como enviado deste Vice-Reinado consegui descobrir, mediante justo PP - Pagamento de Proprina, que o "Seservindo" Cavalcanti venceu as eleições da "Cama dos dizputados" porque prometeu aumentar o salário deles todos, de R$ 35 mil para R$ 43.750.
- Só por causa disso? Por R$ 8.000 á mais?
- Em princípio.
- E no fim?
- No fim das contas eles estão pressionando para igualar a verba de "gagábinete à dos "SemArdores", atualmente em cerca de R$ 66 mil.
- R$ 66 mil?
- É, os "SemArdores" têm direito a contratar seis funcionários com salários em torno de R$ 7.800 cada um e, mais dois servidores com salários de quase R$ 9 mil, somando cerca de R$ 66 mil. Além disso, podem requisitar outros funcionários do quadro do "SemNada Federeal" para trabalhar em seus gabinetes, têm direito a carro com gasolina e as despesas com telefone e correio são ilimitadas. Tá bom, ou quer mais?
- Tá bom! Tá bom é de encerrar o expediente, fechar o botequim e traz a cachaça. Eles não me querem ver sóbrio!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui