Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Boladas e Boleiros - 051 -- 09/08/2005 - 10:41 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CAVALO PARAGUAIO

Confesso que cada vez entendo menos os "caras" que inventam as regras de futebol. Essa de esperar o jogador tocar na bola para somente então marcar o impedimento, deixando todo mundo na expectativa é de "lascar". Vai ter muita gente deixando o estádio de ambulància ou camburão, dependendo do enfarte ou desordem.

A regra do "Carrinho", de frente, por trás, pelo lado, de cima, por baixo, intencional ou "intenciomal", deve ser igual à feminina, "Cartão Vermelho", sem "dó nem piedade", nem "lero-lero, que se é bom eu também quero", mesmo por que o jogo é em pé, quem joga caindo toda hora é time de bêbado.

Enquanto isso a reposição lateral continua, teimosamente, a ser efetuada com as mãos, num jogo de "pés". Será que não seria mais proveitoso, levantamento na área, executado nas laterais? Teria quase, ou às vezes, até mais perigo do que um escanteio.

Vamos ver, se quando terminar a dinastia das "velhas múmias" da FIFA, alguém acorde para essa idéia.

Passei a escrever às segundas-feiras, para poder opinar sobre a rodada do fim-de-semana, quer seja do "Brasileirão" ou dos "Regionais" e, inicio esse novo ciclo afirmando que realmente, diferenciando dos anos anteriores, não existe um favorito á Campeão, neste ano. Quando a gente menos espera que um time vá deslanchar, eis que surge uma "cacetada", não tão raramente acompanhada de goleada, que põe todo o otimismo torcedor "na chão", como diria aquela personagem da novela.

Aproveito o ensejo para criar mais um novo concurso. Dessa vez do "Time do Cavalo Paraguaio", aquele que no início dispara na frente, para logo depois ser ultrapassado e acabar em último lugar. Embora o São Paulo - Campeão da "Libertadores" - esteja na porta da "Zona de Rebaixamento", tocando a campainha para entrar; e que clubes tradicionais como o Atlético Mineiro e Vasco da Gama renovarem seus contratos de locação por mais uma rodada; além do Flamengo, que entra e sai, a cada jogo, como se fosse algum político do atual governo; o troféu está, momentaneamente, na sede das Laranjeiras, pela estranha performance de após liderar, por algumas rodadas, despencar para a ignóbil nona colocação, com "passe livre" para ser mais um condómino da "Zona Fatal" e, aí todos nós já sabemos aonde vai parar... Na "Terceira Via".

Já faz algum tempo que o meu camarada Heleno, o "flamenguista tolerável", me cutuca com uma "sacada" meio que "bizonha", mas totalmente possível, à respeito de jogadores darem um "tombo" no treinador de seu time, para derrubá-lo do cargo. Traduzindo "em miúdos", da possibilidade de jogadores de um time, por qualquer razão que tenham ou pensem ter, fecharem na decisão de jogar mal, para propositadamente perderem suas partidas, sabendo que na "Terra Brasílis", treinador tem "prazo de validade" diretamente associado às vitórias.
Tentei contra-argumentar, para defender a moralidade do futebol Penta-Campeão, mas reconheço que alguns fatos dão margem, beira e lado, para, pelo menos conjecturarmos, á respeito.

Senão vejamos. Alguém sabe explicar como o Atlético das "Minas Gerais", um clube de tradição, de "massa", já campeão brasileiro, tendo um time, pelo menos no papel, melhor do que alguns outros e, comandado por um técnico experiente e competente; estar ocupando a desonrosa "vice-lanterna", com apenas 12 pontos ganhos?

E o Dario "Boca Grande" Lourenço? Permaneceu como técnico do Vasco da Gama, mesmo perdendo várias partidas e ocupando a "Zona Infernal", somente saindo após a briga com o "baixinho", que sugeriu (dizem as más línguas que intimou), a contratação do seu "peixe" Renato Gaúcho, que mesmo tendo alma tricolor (Grêmio-Fluminense) e levando na sacola uma sinuca de gols (perdeu de sete para o Atlético Paranaense) continua prestigiado em seu cargo.

Isso sem falar nos clubes de menor expressão, dos quais não sabemos nem "da missa um terço". Lá então devem acontecer coisas da "Arca da Velha".


Nos Acréscimos
Como previmos em crónica anterior a novela "O Direito de Vender", estrelada por Robinho e coadjuvado pelo Santos F.C., acabou em "Melado com Açúcar". Pelo menos entre o presidente Marcelo Teixeira e o jogador. O "Menino Mimado" jogará no time praiano até 24 deste mês, quando embarcará para novos horizontes espanhóis, sendo totalmente perdoado por cabular seus últimos compromissos, e apesar do "puxão de orelha" do tio Pelé.

E Tenho Dito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui