Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Boladas e Boleiros - 047 -- 09/08/2005 - 10:37 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LAVEI MINH´ALMA

Foi Divino, Maravilhoso, Estupendo, Magnífico, Magistral, Perfeito, Completo, Exemplar, Artístico, Encantador, Ludibriante, Excelente, Primoroso, Sublime, Fantástico, Deslumbrante, Extraordinário, Arrebatador, Esplêndido, Ofuscante, Grandioso, Suntuoso, Abundante, Monumental, Heróico, Epopéico e Triunfante, o futebol apresentado pela nossa Seleção Brasileira, PENTA-CAMPEÃ MUNDIAL.

E agora? Cadê os "Papa-Defuntos" do futebol Canarinho? Onde se esconderam os "Pessimistas de Plantão? Pra onde fugiram os imbecilóides-anencéfalos dos "Zé Bruguelos da Vida"? Cadê a escória? Estão todos com as cabeças enfiadas na terra, qual avestruzes assustados.

E os "Argh!gentinhas"? Que festejaram o ovo dentro da galinha, quando da chegada do seu ónibus no estádio? Foram chorar no "colinho da mamancita", que é lugar quente. Dizem as más línguas que não se encontra argentino nem mesmo na "Argh!gentinha". Fugiram todos para o Paraguai, levando a vergonha de terem sido tripudiados pelos craques brasileiros.

Foi uma vitória INCONTESTÁVEL. Eles não podem alegar absolutamente nada. Não teve nenhum gol duvidoso, pênalti mal marcado, gol em impedimento, nada... "nadica de nada", nem mesmo a expulsão de nenhum deles, se bem que mereciam. Os "caras" não possuem uma defesa. Eles têm uma quadrilha. O Coloccini é no mínimo, um marginal, isso para ser educado. Não tinha uma dividida que ele, covardemente, não tentasse primeiro socar nossos jogadores para só então chutar a bola. A "Cabeluda Loira" não deveria estar no meio de pessoas civilizadas, pois deveria ter sido expulso no jogo anterior, contra o México. A dupla Placente e Cambiasso, enlouquecidos pelo toque de bola "canarinho", chutavam tudo que passava por eles, menos a bola, que eles nem viam.

Aproveito o ensejo para criticar, mais uma vez, a complacência dos juízes quanto à violência no futebol. A continuar assim, os grandes craques mundiais (leia-se brasileiros), vão virar "animais em extinção", indevidamente caçados pelos seus predadores, os "perna-de-pau", "carniceiros" e criminosos (entenda-se, na maioria das vezes "argh!gentinhos").

Chega de falar de porcaria. Vamos ao que interessa.

A Seleção foi... Foi... Foi... Indescritível. Nos meus "boa idéia" de anos (51), nunca assisti uma atuação tão perfeita da nossa Seleção contra a dos "los hermanos". Nem na época do Pelé, Gerson, Rivelino, Tostão, Zico, Sócrates e Romário. Fizemos sim, excelentes jogos contra a escória, mas nenhum tão completamente perfeito, como o último.

Dida argamassou uma muralha, que só não foi intransponível devido ao "golzinho" de consolação que deixamos o atacante deles fazer, só porque ele jurou nos "Aimar" para todo o sempre, se fizéssemos essa caridade.

Até o Rock Velho jogou bola feito um Junior, cheio de vitalidade sem ser desleal. Falhou - ou melhor, "filantropou" - apenas uma vez quando deixou que acontecesse a cabeçada que resultou na salvação de uma humilhação "quatroazeriana".

O Lúcio esteve impecável. Não perdeu uma dividida sequer. Teve um lance que me fez viajar no tempo até a final de 1970, quando o Clodoaldo driblou uns quatro ou cinco "carcamanos" no meio-de-campo. Em alguns momentos, teve lampejos de aprendiz de Backembauer. Não sei se poderia chamá-lo de "Kaiser", mas com a bola "redonda" que jogou, foi um "Skoll".

Gilberto, seguro na marcação, humildemente sacrificou-se, sendo coajuvante, para que o Cicinho brilhasse, demonstrando sua categoria de "Lateral-Ponta Direita", conquistando, de uma vez por todas, a reserva do Cafu-2006.

Nossa "porta da frente" foi muito bem fechada, pelo incansável Emerson; o "homem de 40 milhões de dólares"; e o sempre "Técnico Raçudo", Zé Roberto. Que fecharam a porteira não deixando os quadrúpedes portenhos tomarem conta do verde campo.

Os nossos homens de criação, são verdadeiros engenheiros da bola, arquitetos divinos do passe e criadores mentais de toda a organização do time. Kaká, o "Melhor da Itália", em parceira com Ronaldinho, o "Melhor do Mundo", colocaram os "tanguistas" pra sambar, regado a "Cachaça, que não é água não" como eles cantavam no final do jogo, mas somente no final do jogo.

Robinho, o "Mágico das Pedaladas", do "Jogo de Cintura" e dos "Dribles Moleques" provou com ou sem a bola, que pode ser a composição bio-quimica de "Garrincha & Pelé", ainda em fase de aprimoramento.

E o nosso Imperador, Adriano? Que posso falar do "Artilheiro da Competição"; "Melhor do Jogo", em mais de uma ocasião; e "Melhor Jogador da Copa das Confederações"? Ops! Já falei... Vale a pena lembrar que o "Chocolate" na "Argh!gentinha", começou com o "petardo" dele que o Lux, nem enxergou.

Aos Suplentes, só posso dizer que não são um "Banco de Luxo". São um "Conjunto de Poltronas Italianas", feitas à mão, com todo o carinho, pelos "deuses do futebol".

E como eu digo sempre, basta a Comissão Técnica, não atrapalhar, que tudo dá certo.

Em Resumo:
Ser Campeão é ótimo,
Em cima da "Argh!gentinha" é excelente
De goleada é Super-Hiper-Penta ESPETACULAR

E Tenho Dito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui