Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Roda Mundo, Roda Gigante, Roda Pião -- 06/12/2002 - 22:31 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RODA MUNDO, RODA GIGANTE, RODA PIÃO

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Existe, na ciência da Administração, um conceito de organização e métodos segundo o qual há que haver “um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.



Do mesmo modo, há lugares em nossas vidas que são adequados para determinadas ações ou atitudes. O banheiro, por exemplo, para um grande número de pessoas é o lugar ideal para, além disso, do que seria normal, o lugar para cantar.



O lugar onde nossos dons artísticos são testados. Sem qualquer compromisso com a fama. Simplesmente pelo prazer ou também pela mania de cantar.



E dizem que quem canta seus males espanta. Não sei se é verdade o dito popular. Mas aprendi algo mais sobre essa mania. Pelo que se canta, pelo repertório do cantor de banheiro, dá para saber algumas coisas sobre o seu passado e o seu presente.



Às vezes dá para chutar a idade do cantor. Mas, no caso da idade, tem-se que tomar cuidado. Nem sempre a idade da canção tem a ver com a idade de quem está cantando. Pode ser um jovem estudioso de música popular brasileira. Mas, evidentemente, pode ser um coroa de cabelos grisalhos, lembrando-se de seus bons tempos. Ou pode até ser um pouco mais velho, e, ainda assim, cantar as canções de Renato russo, por exemplo. Questão de gosto. O melhor mesmo, em se tratando de idade, é deixar de fora as especulações sobre ela. Pelo menos em relação à idade cronológica. E nos concentrarmos na idade mental, que não depende do tempo.



Se é verdade que nós somos o resultado do que comemos, do que bebemos e do que pensamos, não menos verdade seria dizer, em tese, que também poderíamos ser o resultado do que ouvimos. E, neste sentido, a música exerce uma enorme influência em nossa formação. Música e perfume nos trazem lembranças. E essas lembranças, de certa forma, boas ou más, ajudam a moldar e a formar o tipo de pessoa que somos, ou que estamos sendo. E a música, como de resto as lembranças, continuam, por tempo indeterminado, a exercer influência sobre cada um de nós.



Tenho cá minhas reservas com quem não gosta de cantar. Ou, mesmo cantarolar. De assobiar. Ainda que desafinado seja. Mas isso é outra história.



Prefiro acreditar que a grande maioria das pessoas trazem o seu arquivo musical bem guardado. Sons, frases, perfumes e poesias, em quantidades variadas. Quem não os tem?



Agora mesmo, depois do banho, estava revendo o meu arquivo musical. E cantei poesias que hoje fazem parte do meu ser. Frases que ouvi, que vivi. Como essas deste banho de agora:



“A noite está tão fria, chove lá fora, e esta saudade imensa, não vai embora”. “Olha que coisa mais linda, que coisa mais bela”. “É, só tinha que ser com você, você que é bonita demais. É, você que é feita de azul, me deixa morar com você.” “Solidão, é o que sinto na alma, solidão, eu preciso aprender a ser só.” “Nosso amor que eu não esqueço, e que teve o seu começo, numa noite de São João, morre hoje sem foguete, sem luar e sem violão.” “Cansado de tanto amar, eu quis um dia criar, na minha imaginação, uma mulher diferente, de olhar e voz envolvente, que atingisse a perfeição”.



“Mas o malandro, aposentou a navalha, dizem até que ele agora trabalha, mora no morro e chacoalha no trem da Central.” “Será... que vamos conseguir vencer?. Será ....que é tudo isso em vão?.” “Nos perderemos entre monstros da nossa própria criação.” “A burguesias fede.” “O teu amor é uma mentira que minha vaidade quer.” Não falem dessa mulher perto de mim.” “E a meninada toda se assanhou prá ver a banda passar cantando coisas de amor”. “Não chore ainda não que eu tenho um violão, felicidade aqui pode passar aqui e querer ficar”. “Estava à toa na vida”.



“Mas que bobagem, as rosas não falam. Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti.” “Ainda é cedo amor, mal começastes a conhecer a vida, mas já anuncias a hora da partida, sem saber o rumo que irá tomar.” “Preste atenção, querida, o mundo é um moinho, vai triturar teus sonhos tão mesquinhos, vai reduzir tuas ilusões a pó.” “E há tempos são os jovens que adoecem...E há tempos o encanto está ausente, e há ferrugem nos sorrisos e só o acaso estende os braços a quem procura abrigo e proteção.”



“Você era a mais bonita das cabrochas desta ala, você era a favorita, hoje a gente nem se fala, mas a festa continua, hoje o samba saiu , procurando você.” Com açúcar e com afeto, fiz seu doce predileto prá você parar em casa. Prá você comemorar. Sei lá o quê. Sei que alguém vai sentar junto, você vai puxar assunto, e discutir o futebol”. Logo vou esquentar seu prato dou um beijo em seu retrato, com açúcar e com afeto. A Rita levou meu sorriso e os meus vintes anos, e além de tudo me deixou mudo o violão”.



Cara de palhaço, pinta de palhaço, foi tudo que restou prá mim”. Tanto riso, tanta alegria, mais de mil palhaços nos salões.” “Toda a cidade anda esquecida da falsa vida da avenida.”



Domingos Oliveira Medeiros

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui