Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62317 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140836)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A propósito de um verso de Manuel Bandeira -- 02/04/2001 - 22:09 (Marcelo Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
i
Impressionante

Após refletir sobre os fatos, com a pouca razão que seu estado lhe permitia, Carlos pensou que se matar era uma boa possibilidade. Levou aproximadamente três horas para decidir por isso. Pensou, então, em qual seria a melhor forma de se matar. Pensou, depois, que não importava a forma, pois o que importava era morrer e morrer anularia toda a dor da forma escolhida. Decidiu, assim, por uma forma rápida.

Muito objetivamente, Carlos bebeu um copo d’água, deu alguns passos, abriu a porta, chamou o elevador – pensava bem em cada ato e achou que isso deveria ser comum nos suicidas. O elevador chegou vazio e ele sentiu um aperto no coração porque não estava cheio. O elevador vazio atestava que ninguém o impediria.

Saiu no último e sexto andar. Olhou o hall de entrada. Era a primeira vez que via aquele hall de entrada. Pensou no curioso de morar naquele prédio há cinco anos e nunca haver ido àquele hall de entrada. Olhou a janela que dava para o céu e sentiu saudades de seu futuro com planos realizados.

Olhou a janela do hall de saída do sexto andar. Caminhou até ela e começou o suicídio. Quando só as pernas estavam aquém da janela, abriu-se o 606. Dona Sandra viu os pés de Carlos sumindo no limiar da paisagem. Correu à janela, viu o corpo em queda livre, mergulhando rumo à terra.

Aquela imagem nunca deixou completamente de acompanhar os pensamentos de Dona Sandra. Aos setenta e dois anos, um segundo antes de morrer de câncer, com a filha chorando ao lado do leito, Dona Sandra pensava no vizinho caindo do sexto andar.


ii
Insondável

A mulher caminhava pela praia quando um violão atingiu-lhe a cabeça. Um homem usando uma camuflagem apareceu de trás de uma jangada e, enquanto fumava, disse:

— Desculpe. Não te darei cigarros. Morra sem minha ajuda.

A mulher aceitou a desculpa com resignação, porque Deus havia querido que tudo sucedesse daquele jeito. Era imperscrutável que fosse assim.


iii
Prólogo

Era compreensível o motivo pelo qual a mulher de Carlos o queria abandonar depois de seis anos de casados. Carlos, mas, não aceitava as razões da mulher. Ele ser um beberrão; ele a agredir quando bêbado; ele freqüentar prostitutas; ele cometer todos os atos dos cafajestes; para ele, o sincero amor que sentia por ela, o único e irrevogável amor da vida dele, esse amor tudo redimia. Para ela, não.

Carlos acreditava na força redentora do amor; sua mulher, justificadamente, não acreditaria nunca mais. Ter ele retirado essa crença da mulher dava a ela mais um motivo para se separar.

Carlos bebia porque não conseguia que fosse de outra forma: não bebia porque gostava. Agredia a mulher porque estava fora de si. Procurava prostitutas por uma inescapável deformidade emocional. Carlos era cafajeste porque mil acontecimentos impossíveis de serem isolados para análise o haviam posto daquele jeito.

Ele não aceitava as razões da mulher. Ele não se resignava. Achava uma insensibilidade quererem fazê-lo perder o sentido da vida, privando-lhe da presença de sua amada. Ela não poderia fazer aquilo.

Depois de beber a mesma quantidade de sempre, Carlos chegou de madrugada e matou a mulher sem auxílio de qualquer arma. Ele estava fora de si.


iv
Insondável

Ao mesmo tempo em que o garfo caía no chão, o telefone da casa de Dona Sandra começava a tocar. Eram seis da manhã e o telefone tocou seis vezes antes dela o atender. Uma voz lhe falou:

— Você acordou para um dia inesquecível. Parabéns.

Era aniversário dela, sessenta e seis anos, e havia seis cigarros na carteira. Ela morava no 606 e seu nome tinha seis letras. Tomou consciência daquele acaso envolvendo o número seis enquanto abria a porta para buscar o jornal.

Aceitou o vizinho, com as seis letras de Carlos, caindo pela janela do hall. Aceitou ser atingida na praia por um violão e encontrar um homem camuflado. Deus havia querido que tudo sucedesse daquele jeito. Não poderia haver outra razão.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui