Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda de Sepé Tiaraju -- 31/08/2008 - 12:05 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda de Sepé Tiaraju

Em 1750 a Espanha queria trocar com Portugal as terras das missões dos jesuítas , conhecida como Os Sete Povos das Missões , pela colônia de Sacramento .
O problema é que Os Sete Povos das Missões eram habitados por milhares de índios .
Os jesuítas souberam da situação , mas para evitar pânico não falaram nada para os indígenas .
Aconteceu que nestas terras morava um índio que recebia espíritos dos seus ancestrais e era muito dedicado ao Xamanismo , seu nome era Sepé Tiaraju .
Uma certa manhã Jussara , a esposa de Sepé que também era curandeira , anunciou a todos que teve um sonho : um anjo falou que homens brancos iriam destruir aquelas terras .
Depois de alguns dias os índios lutaram contra os exploradores brancos , entre os guerreiros indígenas estava Sepé Tiaraju . No final da batalha , os exploradores prenderam Sepé .
Porém alguns índios voltaram as Missões e avisaram Jussara , que logo fez algumas magias para que seu marido saísse desta luta vivo .
Na prisão Sepé ficou cara a cara com um general lusitano que queria saber o local em que estavam os cavalos dos índios . Então o branco ofereceu presentes para Sepé em troca desta informação , mas o indígena recusou e ainda por cima exclamou :
- Esta terra tem dono !
Após isto o general gritou :
- Se me falar onde estão os cavalos , eu libertarei você !
Então o índio respondeu :
- Existem forças sobrenaturais capazes de me libertar .
O branco deu risada . Mas , de repente , surgiu o barulho de um trovão .
Como um raio , apareceu um cavalo com cabeça de fogo , que deixou todos assustados e paralizados como estátuas . Sepé se aproveitou de todo este espanto , conseguiu escapar e fugiu montado em cima deste cavalo sobrenatural . Quando os brancos voltaram ao normal , o índio já estava longe .
Dias depois , numa segunda batalha , Sepé lutou contra os brancos com o seu cavalo de fogo . Porém , desta vez , ele ficou muito ferido , não resistiu e morreu .
Reza a lenda que , no momento de sua morte , todos os índios que olharam para o céu viram Sepé cavalgando no firmamento , com o seu cavalo de fogo , no meio de uma luz azulada .
Muitos anos se passaram , as Missões viraram ruínas , mas dizem que neste local é possível ver o fantasma de Sepé , com o seu cavalo de fogo , cavalgando pelas noites de Lua cheia .
Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui