Usina de Letras
Usina de Letras
298 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Para os pais (Caso da vida real) Reflexão -- 23/08/2008 - 12:13 (Elias Torres) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para pais (Caso da vida real) Reflexão
Texto: Elias Torres

Certo casal milionário teve um único filho, logo no primeiro ano sua mãe veio a falecer e o senhor viúvo cuidou da criança com uma babá. Ele não mais se casou e deu de tudo que era material para esse filho, que aos 25 anos de idade possuía até um iate de luxo.
O pai fazia todos os gostos do filho. Numa certa noite o rapaz começou a sentir fortes dores de cabeça, passou mal e foi levado pelo pai até um hospital.
Chegando lá, foi logo atendido e em seguida fizeram alguns exames de rotina, além da ressonância magnética que revelou um tumor cerebral. A equipe de neurocirurgia informou ao pai que seu filho não tinha chance alguma de vida, pois o tumor estava alojado em uma região muito difícil e delicada do cérebro.
Tentaram a quimioterapia, a radioterapia e como nada dava resultado, os médicos estimaram apenas seis meses de vida para o rapaz. O pai acompanhava a enfermidade do filho com muito sofrimento.
Certa tarde apareceu um missionário que sempre ia ao hospital para orar pelos enfermos e foi aí que ele foi de encontro ao quarto onde estavam o pai e o filho.
O missionário pediu ao pai se ele poderia orar pelo enfermo, com que o pai concordou imediatamente. Terminada a oração, o missionário disse ao pai:- Nosso Deus hoje vai confirmar sua libertação. O pai ficou sem entender nada do que o missionário falou. Alguns minutos mais tarde o rapaz veio a falecer e o pai chorou muitíssimo, acompanhado de muitos sussurros dizendo que seu filho foi muito especial em sua vida.
O missionário vendo o sofrimento dele tentou confortá-lo dizendo:- Deus sabe o que faz meu amigo, muitas vezes não compreendemos a vontade dele. Tudo sai perfeito segundo a sua vontade e tudo está sob seu controle.
O pai se descontrolou e falou rudemente com o missionário: - Eu não acredito em Deus, se ele existisse não faria isso comigo, com meu amado filho e a minha esposa. O missionário continuou: - Eu sei que não tenho uma resposta agora, mas creio que nosso Deus dará no futuro uma resposta para tudo que aconteceu aqui hoje, pois Deus não permite uma coisa que não tenha um ensinamento para nós.
Falando essas palavras o missionário se retirou e foi embora. Passaram-se cinco anos, o pai estava andando pelo corredor de sua casa e ao passar em frente ao quarto de seu falecido filho sentiu saudades, entrou e se assentou na cama.
Quando de repente olhou para o criado mudo viu que a gaveta estava um pouco aberta e resolveu abri-la. Quando abriu percebeu um envelope que, ao abri-lo, logo viu sua fotografia presa com um clipe em uma folha que estava escrito os seguintes dizeres: Esse é meu pai, ele de segunda a sexta feira sai de casa ás oito horas chegando a nossa empresa ás oito e quarenta, todas as tardes ele deixa a empresa ás dezoito horas só que nas terças e quintas ele passa no clube para se divertir com seus amigos.
Sempre saindo de lá por volta das vinte e três horas. A cada quinze dias ele adora ir a nossa casa de campo no interior, saindo sempre á noite de sexta feira, por volta das vinte horas.
Essa é a mesma rotina que ele sempre fez até hoje, vocês é que sabem como fazer para eliminar meu pai; depois de meu pai morto herdarei toda a fortuna e pagarei a vocês.
Quando o pai terminou de ler entrou num desespero terrível e começou a gritar e gritando: Não! Não! Eu não acredito que estava criando um monstro e nunca pude perceber, minutos depois foi que ele se lembrou das palavras do missionário depois da oração, há cinco anos atrás. Só agora estou compreendendo as palavras daquele homem quando me disse que estava havendo uma libertação e que no futuro havia um grande ensinamento de Deus, somente hoje posso reconhecer isso em minha vida.
Eu tenho a certeza que o Senhor me deu essa ilustração para podermos aprender alguma coisa com ela, talvez você leitor esteja achando que fui dramático demais ou está achando que isso não acontece? Você nunca ouviu dizer que filhos planejaram a morte de seus pais? Eu tenho certeza que essa ilustração já aconteceu em algum lugar do mundo. O que temos que fazer é tirar lições dela para nossa vida.

Reflexão:

• Esse pai em relação às coisas materiais deu de tudo ao seu filho, menos amor, carinho e nos parece que, nunca teve diálogo, pois na conversação é que descobrimos muitas coisas.
• Os pais nunca podem ser escravos dos interesses egoístas dos filhos.
• Amor também é corrigir na hora certa com umas boas palmadas, quando a criança precisar. Nunca podemos dar umas palmadas depois do acontecido (Um dia depois) e também nos momento de nervoso e raiva isso pode atrapalhar. É sempre bom mostrar à criança porque está apanhando, pois é melhor apanhar dos pais hoje, para não apanhar da polícia quando estiver adulto. Temos que fazê-las sentir respeito por nós e não medo.
• Alguns psicólogos dizem que bater é violência e que a criança tem querer, mas como explicar o aumento da rebeldia hoje em dia? O querer da criança é ter hora certa para brincar, estudar, comer e aprender a ouvir desde cedo, depois quando for maior, lá com seus catorze anos, aí vamos estudar o seu querer. Aprendendo a ouvir agora é mais fácil desenvolver qualquer assunto para uma conversa sadia, é onde o dialogo se faz presente, coisa que está faltando em muitas famílias hoje em dia por causa da correria e da pressão do trabalho e da sociedade.
• Se a criança está apanhando todos os dias é problemas dos pais ou a criança deve estar com algum problema, pois quem é que gosta de apanhar todos os dias? Tem que levar essa criança ao psicólogo para que ele possa diagnosticar quais são as causas desse comportamento e sugerir o que deve ser feito.
• Nunca se bate em crianças na boca, nem puxões de orelha, nem croqui na área da cabeça. Se teus pais batiam assim eu tenho certeza absoluta que você odiava, para que então repetir uma coisa que você também não aprovava?
• Crianças têm que levarem palmadas até seus cinco anos e na área do bumbum. Ter cuidado para não bater na área da coluna; nunca usar cintas ou um outro instrumento, depois dos cinco anos tem que ser no dialogo. Brigas de casal nunca podem ser feitas em frente às crianças, isso é um desrespeito. E outras coisas, casais não podem brigar e sim discutir. A briga com palavras de baixo calão e desrespeito um com o outro, levam as crianças à ficarem assustadas e na discursão moderada entra o famoso dialogo. Sempre em uma discursão um dos dois tem que ceder, parar e ficar quieto se possível o homem. Para conhecer as dificuldades de uma mãe é passar suas férias, sem viajar, dentro de sua casa, por isso é que o homem tem que se calar. No caso do homem achar irregularidades, na posição de correção errada da esposa, não corrigi-la no momento e deixar para depois sem que as crianças percebam.
• A mãe nunca pode deixar para resolver as traquinagens de suas crianças quando o pai chega cansado do trabalho. A mãe tem que resolver a situação na hora que a criança aprontou e não esperar o marido chegar do trabalho para contar o fato. Isso é muito perigoso você não sabe os problemas que esse pai passou no serviço, se for de ordem gravíssima que não dá para esperar tente acalmá-lo primeiro, mulher tem jeito para isso.
• Nunca dê um presente a seu filho logo no primeiro pedido. Demore um pouco, eu sei que é difícil isso, diga a ele que ainda não tem dinheiro e vai ter que trabalhar para ganhar o dinheiro se já for adolescente tem que fazer alguma coisa por merecê-la. Dê uma meta ou um tipo de serviço, acostume à criança e o adolescente a ver como é difícil adquirir as coisas e nunca mostre facilidades, isso é perigoso.
• Ensine o filho a orar desde pequeno, lembrem os provérbios 22. 6. Ensine a criança os caminhos que ela deve andar para quando for adulta não venha a se desviar dele.
• Ensine o filho desde cedo a dividir o alimento que está comendo, e quando ele dividir, retribua com um beijo e um abraço bem gostoso para ela sentir que foi recompensada com isso. Essa dinâmica dá para se fazer na hora das principais refeições.
• Elogie sempre um trabalho que ela fizer dando sempre os parabéns.
• Nunca chame seu filho de burro se não você é o quê?Nunca use palavras de derrota para com ele e sim palavras motivadoras.
• Temos que dar liberdade, porém vigiada e sempre conhecendo, principalmente, a família do coleguinha.
• Quando alguém vier reclamar de seu filho nunca pense e julgue que ele é um anjo, você pode conhecê-lo em casa, fora talvez não tenha o preparado como devia. Parece brincadeira, mas os de fora conhecem bem nossos filhos.
• Nunca acostumem as crianças a andarem com muito dinheiro para não serem movidas por ele. Temos que ensiná-los a usarem com sabedoria mostrando sempre como é difícil adquiri-lo e ensinando-as à economizar. Nunca gastar com coisas fúteis, ensine-as a poupar desde cedo e faça gastar um pouco com seus materiais escolares para eles terem noções de compra ex: Um lápis, caneta, etc.
• Nunca permita que seu filho pegue nada de ninguém, se não for emprestado, faça-o devolver na hora e o acompanhe até o lugar e a pessoa de quem ele pegou o objeto. É melhor passar vergonha agora do que mais tarde, se ele persistir nesse erro leve-o a um psicólogo. Mostre que isso é crime.
• Inspecionar todos os dias seus matérias escolares, abrir os cadernos e observar se eles estão fazendo a lição de casa.

Deus me deu essa ilustração do pai e do filho, as reflexões são de minha esposa, pois eu não tinha condições de escrevê-las ela sempre foi uma mãe ativa e eu antes de minha conversão além de ser um péssimo pai era também ausente e tinha problemas com a bebida.
Eu sempre achei que uma das profissões mais dificieis era a de ser Babá, pois exigia muito dela, tanto emocional como fisicamente. Minha esposa, um dia comentando, disse-me que a função de uma mãe também não era fácil, pois ela teria que abrir mão de muitas coisas e renunciar outras, que para a educação de um filho era muito essencial.
Ela disse que muitas vezes abriu mão da vaidade para cuidar dos filhos, pois fazia o papel do pai e da mãe. Ela preferia perder algum tempo com os filhos agora do que passar a velhice louca com filhos problemáticos. Queria ter uma velhice tranqüila. Comentava também que a vida de uma mãe não podia parar, pois a dos filhos tinha que continuar e isso fazem com que minha vida não pare.
Quando nossa filha faleceu com doze anos de idade, acometida de uma leucemia mieloide aguda, nosso alicerce me abalou, fiquei com um buraco tão grande dentro de mim e ela também. Era impossível tampar esse buraco com as coisas desse mundo eu buscava nas bebidas e minha esposa foi atráz de Deus, para preencher esse vazio enorme que ela sentia. Você já se imaginou com duas crianças para cuidar e um marido bêbado? Depois de toda essa situação? Tem que ter a ajuda de Deus.


Quando ela percebeu que não estava suportando os filhos, e a mim, foi aí então que ela teve que buscar a Deus, tendo que buscá-lo para ganhar forças para recuperar a minha família. Essas foram às palavras que ouvi de sua boca e três vezes por semana ela ia para igreja era no frio, calor e chuva, ela não perdia de ouvir as palavras do Senhor.
E quando me via de ressaca e fumando ela olhava em meus olhos e dizia: Você é de Deus e um dia você vai parar com tudo isso e logo eu tirava sarro e dava risadas dizendo que tudo aquilo era uma besteira ter que ouvir. E a Palavra de Deus diz: A mulher sábia edifica sua casa enquanto a tola a destrói.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui