Usina de Letras
Usina de Letras
217 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->As Moedas e as Pessoas (Reflexão) -- 10/08/2008 - 18:21 (Elias Torres) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As moedas e as pessoas
Texto: Elias Torres

Quando se usa a expressão “cara ou coroa?”, já automaticamente nos lembramos de uma moeda, para fazer um sorteio. Pois muito bem, sabemos que a cara representa um símbolo e a coroa representa o valor da moeda.
Muitos falam que a moeda tem dois lados, mas se formos analisar tecnicamente ela tem três lados, que são: planta, elevação e vista lateral (ou superior, inferior e lateral). Muitos até hoje só falam da cara e da coroa. E a espessura que faz parte dos lados? E o diâmetro delas? E o valor delas? Umas são recartilhadas em seu diâmetro e outras são lisas.
Bem assim são as pessoas. Não podemos julgá-las nem pela cara nem pela coroa; temos que avaliar em seu todo. Tem pessoas que adquiriram seu valor; umas são recartilhadas (ásperas, nervosas, imcompreensivas, mal educadas, perturbadas, assassinas, frias, ímpias, devorantes) e outras são lisas (educadas, pacientes, bem humoradas, humildes, caridosas, atenciosas, meigas, pacificadoras...). E quanto ao valor das moedas que vão de 0,01 centavos até a de 1,00? Também assim são as pessoas com seu poder econômico.
E quando as moedas caem no chão já reparaste o barulho que elas fazem? Assim também são as pessoas quando caem. Além de fazer barulho elas incomodam os que estão ao seu redor. Moedas e pessoas são parecidas. As moedas, para levantar é só nos abaixarmos e pegá-las. Agora, as pessoas quando caem...Muitas desviam seu olhar para não ajudá-las e tem delas que nem querem saber de nossa ajuda para levantá-las.
Quanto ao diâmetro delas, representam o porte físico das pessoas, seus pensamentos e suas ideologias; tem umas que são maiores e não pensam como as menores. As pessoas somem, assim como as moedas, e também ficam perdidas pelo mundo. E outras se perdem dentro do próprio lar.
E quantas estão por aí, debaixo da terra, esperando ser encontradas? Existem as pessoas que estão por debaixo das terras da solidão, depressões, injustiças, síndromes, culpas, lutos, enfermidades, problemas não resolvidos... A única coisa que não podemos jamais nos comparar com as moedas é a de sermos um troco qualquer. Os centavos são importantes! De centavos a centavos os banqueiros ficam milionários.
Quantas moedas pequenas estão no meio de outras maiores e quando vão ser escolhidas, as pequeninas são selecionadas? As pessoas que se acham insignificantes podem tornar-se importantes perante aos grandes. Se fôssemos pegar toda a população do planeta com 0,01 centavos quanto em dinheiro arrecadaríamos? Bem assim são as pessoas! Se elas se unissem tudo seria diferente e o planeta não estaria passando por tantas dificuldades.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui