Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->PÁSSARO DOURADO -- 08/08/2008 - 19:09 (JOSÉ DAS NEVES NETTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(paráfrase de um clássico*)

Desde o primeiro instante em que a viu, o humilde homem sabia que uma ave rara havia pousado em seu quintal. Maravilhou-se com a harmonia que observou em sua plumagem – obra de um verdadeiro artista que por muito tempo se esmerasse na composição de cores, formas e texturas. Aproximou-se dela com a certeza de que, a um gesto falho seu, uma precipitação qualquer, e ela voaria para o seu mundo distante, inatingível para ele, homem de poucas posses e nenhuma glória.

E foi assim, com muita cautela, e temores, e tremores, que dela ele lentamente se aproximou. Vista de perto, seus encantos se multiplicavam ainda mais. As amarras fortes da razão e do conhecimento não foram suficientes para conter o pobre homem e nela, por ela, o seu experiente coração, novamente se partiu e se perdeu.

Mas, infelizmente, ele continuava sendo um homem da terra e ela uma ave do céu.

Logo percebeu que, apesar de suas poderosas e encantadoras asas, de seus olhos de ver o céu por inteiro e cada parte em seu detalhe e em seu conjunto, ela era ainda uma portentosa ave que não sabia voar.

Injusto seria deixá-la em sua estranha condição. E mesmo sabendo que nisso a perderia, o apaixonado homem, com redobradas cautelas e astúcias, foi lentamente ganhando a sua confiança.

Quando a pode conduzir, levou-a por caminhos e destinos nunca antes por ela percorridos.

E repetindo a experiência, fazendo-a gostar de outros ninhos e alcovas, levou-a cada vez para mais longe e para mais alto, até que seus olhos se acostumaram ao livre azul dos céus a que sempre pertenceram.

Mesmo sabido e esperado, foi amargo o dia em que ela de seus braços finalmente se desprendeu. Agitou suas asas de ouro e prata e ganhou outros céus, outros braços, para nunca mais voltar.

Evitando a luz do sol, o azul dos céus, pensativo, cabisbaixo, retorna o homem ao seu pequeno mundo. Caminhando em direção ao poente, tudo que percebe nessa manhã são as sombras da sua própria insignificância que o acompanham e traçam no chão o perfil da sua triste e apequenada figura.

Suspira o nosso homem, enquanto busca na memória uma canção que o console. Mas a canção ainda não existe. Permanece poema, medido, perfeito, à espera de um artista que o module.

Perpassando seu tema de abandono e solidão, enfim ele encontra consolo. E chora nos versos que falam que “o amor pode ser o que se sente numa lágrima que desaba de repente”. **


* "O Camponês e a Águia" - Gaius Julius Hyginus
**“Lágrima” - poeta Maria Lúcia Victor Barbosa.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui