Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62262 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10376)

Erótico (13571)

Frases (50652)

Humor (20037)

Infantil (5449)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140814)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6202)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A pior de todas as coisas... Dizem !... -- 14/07/2005 - 08:11 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONTRIBUTOS PARA O FUTURO DO RACIOCíNIO LÚCIDO



A prisão dos mortos não me conforta...

IMBECIS E HIPÓCRITAS

Sinto-me melhor assim
Olhando todo o espaço
E saber que estais aí
Sem mais... À espera de mim
Embalados no regaço
Da mãe que me traz aqui...

Desde sempre escritos vi
Desejos de muita paz
Na vossa eterna morada
E afinal seria aí
Que a guerra que cá se faz
Deveria ser gozada !...


Não é só na Usina que se nota, neste caso através da expressão lusófona, que a humanidade não está nem anda bem. Os mais diversos meios de comunicação que, cada vez mais, se estendem pelo mundo, vão-nos informando que a maioria das horas perpassam negras no mostrador da evidência. Todavia, aqueles que ainda - escrevi ainda - nos informam, tal como eu em muito ínfimo grau, são os que menos sofrem e vão tendo o privilégio de ultrapassar as muralhas do silêncio onde a vida deveras decorre aos gritos, ou, gritando-se intensamente para o vazio íntimo, nada se ouve.

Assim, quando logro o estado de espírito em que estou agora, de imediato constato que, apesar dos meus constantes protestos reclamativos, vivo num país em privilegiada existência, sem nunca esquecer que foram os meus antepassados guerreiros, também entre periclitantes horas negras, que lutaram até às raias do sangue para sedimentar a certitude neste chão onde vou levando os meus dias. No entanto, à franca luz do raciocínio lúcido, interrogo: quantos deles agiram muito mal para que eu usufrua agora deste tão suportável menos bem?...

A minha vida, ao cabo de 66 anos, tem sido um constante "se-não-fosse-assim-era-assado"... Se não tivesse nascido em Portugal, preferia ter nascido em França. E porquê?... Porque em 1976 foi um país que me acolheu naturalmente e a sua política de "liberdade-fraternidade-igualdade" permitiu-me fruir largos dias de vida tranquíla e feliz. E se eu tivesse emigrado para a Austrália, teria porventura hoje à minha beira um simpático canguru?!...

Bem, e em suma, chegado aqui, em termos de horizonte futuro, rebuscando algo de válido, do saco da minha existência, para exibir, pronunciarei: quanto mais me desfaço do ego, mais tenho a sensação de me sintir melhor. Mesmo em face da morte, a pior de todas as coisas... Dizem!...

António Torre da Guia


PS = Se ainda não enxerga, quanto mais realmente cega, mais verá!...



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui