Usina de Letras
Usina de Letras
170 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10350)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lendas do Uirapuru -- 12/07/2008 - 18:33 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas do Uirapuru

O Uirapuru é uma ave que possui muitas lendas , vamos ler algumas abaixo :

Lenda de Oricibi

Há muitos anos atrás , no Sul do Brasil , existia uma tribo de índios . Neste lugar , duas jovens se apaixonaram pelo filho do cacique . O rapaz falou que se casaria com a moça que tivesse melhor pontaria . Então ele se casou com a mulher que acertou o alvo . A outra moça , cujo o nome era Oribici ficou muito chateada . Diz a lenda que ela chorou tanto que suas lágrimas se transformaram em um córrego .
Porém a tristeza não passou e Oribici resolveu suicidar – se jogando o seu próprio corpo de uma montanha .Porém na hora definitiva a moça arrependeu – se e rezou para Tupã pedindo para que o deus a transformasse num pássaro para que pudesse espiar o amado .
Assim Tupã fez a vontade de Oribici e a transformou num pássaro de cor verde – oliva , de cauda avermelhada , com um belo canto e deu – lhe o nome de Uirapuru que em tupi significa “ pássaro que não é pássaro “ .
Então Oribici , em forma desta ave , foi espionar a vida conjugal de seu amado e notou que ele amava muito a sua esposa .
A jovem , desapontada , voou para longe até a Amazônia .
Reza a lenda que a pessoa que encontrar o corpo de um uirapuru morto será feliz no amor .

Lenda de Ubiratan

Numa tribo indígena havia dois homens : Ubirajara e Ubiratan , os dois se apaixonaram pela filha do cacique , cujo o nome era Jurema . O chefe disse que sua filha se casaria com o homem que vencesse no teste de força . Então Ubirajara ganhou .
Ubiratan ficou triste e participou de um ritual sagrado , onde ele pediu para que Tupã lhe transformasse num pássaro .
Então o deus atendeu o seu pedido e chamou o pássaro de Uirapuru , cujo o canto era hipnotizador . Na noite de núpcias de Jurema , seu marido Ubirajara ficou tão encantado com o som do pássaro que vinha da floresta , que resolveu sair no meio da noite e caça – lo . Assim ele se perdeu no meio do mato e não conseguiu voltar mais na tribo .
Deste jeito o Uirapuru passou a seguir Jurema e a encanta – la através do seu canto com a esperança de que ela reconhecesse a sua verdadeira identidade .
Falam que quando um uirapuru canta é porque perto existe uma pessoa que ama , mas não é correspondida .

A Feia Que Achou um Uirapuru Morto

Cíntia sempre foi uma adolescente muito feia : gorda , vesga , espinhenta , de pele oleosa e com problemas respiratórios . Ela sofria bullying na escola e seu maior sonho era ter um namorado . Por coincidência , sua lenda favorita era a do Uirapuru .
Esta garota freqüentava sempre cartomantes e videntes para fazer feitiços com o objetivo de conseguir um amado .
Uma vez uma vidente disse – lhe :
- Você somente arrumará um namorado depois que um pássaro aparecer na sua vida .
A partir daquele dia , Cíntia encheu sua casa de gaiolas com pássaros como : canários , periquitos e sabiás .
Mas , vendo que nada disto adiantava , vendeu estes bichos .
Muito tempo depois , ela achou o corpo de um uirapuru morto no quintal da sua casa . Esta garota achou o bicho tão lindo que resolveu empalhar o animal na mesma hora .
A partir daquele dia , tudo passou a mudar : ela foi a uma festa e ficou com Rafael , o rapaz mais lindo da escola , que era o ex – namorado de Patty , a garota mais popular .
Patty , ao saber desta história , arrombou a janela de Cíntia , de madrugada , e resolveu matar a rival com uma faca de cozinha .
Quando ela iria dar o bote , o uirapuru criou vida e matou a bandida através de várias bicadas fatais .
Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui