Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Além do madeirite -- 13/11/2000 - 12:32 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As reformas sempre trazem surpresas e são muito indicadas para quem gosta de aventura. Quem aprecia as apostas em geral também há de se divertir tentando acertar quando o caminhão com as madeiras chegará de Belém ou se a estimativa de gastos será ultrapassada em mais de 50 por cento.

Há o caso daquelas reformas em que se prevê a convivência pacífica entre os moradores, operários, gatos, cães, materiais que entram e materiais que saem. É fácil, basta planejar com critério e executar com atenção. Nestes casos, sendo necessária a demolição parcial, mínima, de uma parede e considerando-se que será por um prazo muito curto, não mais que uma semana, a solução é óbvia. Coloca-se uma parede falsa de madeirite. Do madeirite para dentro ficam os habitantes. Do madeirite para fora, ficam os operários em sua nobre tarefa. Melhor que isto, só se fosse verdade.

A vida com o madeirite, sem dúvida, é possível. Nossas favelas, bairros modestos, canteiros de obras, a casa de bonecas de Juliana e outras construções precárias estão aí a provar. Resistem à chuva, ao vento. Nem por isto se é obrigado a achar bom. O cheiro é suportável, depois que se adormece nem se nota. As frestas permitem uma boa ventilação e, com sorte, pode-se ter um ou outro raio de luar.

A primeira noite, se não chove, há de ser pitoresca. O luar, aquele ventinho gelado como na serra, convidando para um edredom adicional, um cálice de vinho a mais, quem sabe uma noite de amor favelado, fantasia antiga que a reforma torna possível. Fantasia é fantasia, se o casal gosta de reforma, por que reclamar da fantasia? A segunda noite é suportável. Basta tirar o pó, tapar as frestas com um papelão e com dois ou três goles de uma boa cachaça, nem se nota que a falsa parede está quase desabando, mercê das atividades diurnas, e que o filho mais novo tosse. Se o cachorro insistir em participar da festa, deixe. Cachorros esquentam.

A terceira noite é realmente uma beleza, uma alegria. A terceira noite, invariavelmente é passada em um bom hotel ou no aconchego da casa de amigos que não estão fazendo reformas. E não há nada como o aconchego da casa dos amigos.

Talvez o Hilton em Honolulu, mas todos concordaram em adiar as viagens para viabilizar a reforma.


Escrito em 13.09.2000
Publicado na Crónica do Fauth em 02.11.2000 (http://planeta.terra.com.br/arte/fauth/)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui