Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62137 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50547)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Quadro de Avisos e a Cracolândia -- 01/12/2002 - 10:58 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CRACOLÂNDIAS

(POR Domingos Oliveira Medeiros)



O tempo avança e, junto dele, acompanham as mudanças. Mudanças que se inserem na dinâmica da própria vida. Mudanças que incomodam, é verdade; pois assustam e até surpreendem; mas que são inevitáveis. Embora a resistência à elas se façam, ainda, com muita força. Resistências - no meu modo de ver -, naturais, pois ninguém, a rigor, gosta de assumir o desconforto de mudar.



A mudança nos tira do imobilismo que estávamos acostumados e que nos garantiam um certo controle sobre tudo à nossa volta. E as mudanças nos empurram para o estabelecimento de novos padrões de conduta, de critérios, de entendimentos e de atitudes. Mudanças que são feitas com a intenção de melhorar; e que, muitas vezes, até pioram. Mas nem por isso devemos rejeitá-las. Há que se aceitá-las, sempre, pois o não fazer é pior do que o fazer errado, sem tentar. Mudar é a regra. A receita para combater a mesmice do imobilismo e do conformismo. Que deságuam no obsoletismo.



Estamos assistindo, principalmente nas grandes cidades, mudanças marcantes. Nos centros de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Natal, por exemplo, os grandes empreendimentos comerciais, os chamados “centros de compras”, mudaram o perfil dos consumidores das grandes cidades e o fluxo da demanda , gerando o abandono daquela parte das cidades.



No Rio de Janeiro, o centro da cidade está morrendo. O abandono é geral. A Avenida Rio Branco está sendo abandonada. O bar do amarelinho, e a própria Cinelândia,,não têm mais o brilho de antigamente. Principalmente nos finais de semana. A Marechal Floriano, perto do Arsenal de Marinha, a Praça Quinze e a Praça Tiradentes, estão morrendo. A violência tomou conta daquela parte antiga da cidade . Que atraia consumidores e dava o tom da dinâmica e da vida na cidade. Camelôs, menos de rua e a violência tomaram conta do centro da cidade.



Em Natal e Fortaleza, o mesmo fenômeno. Casarões antigos estão sendo restaurados, numa tentativa de restabelecer um mínimo de interesse para aquela região, hoje abandonada e ocupada por marginais e todo tipo de fragelo humano.



São Paulo não fica atrás. O centro da cidade, antes tão movimentado, como a Avenida são João, a Praça da Sé, por exemplo, estão entupidas de minorias e de excluídos sociais. Meninos de rua, agiotas, prostitutas, camelôs, artistas anônimos, mendigos e viciados de toda ordem tomaram conta do centro de São Paulo.



Criaram-se outras cidades, dentro da cidade maior. Cidades fantasmas. Esquecidas pelas classes melhor favorecidas.



Mas isso não acontece apenas nos grandes centros urbanos. As mudanças, no caso para pior, acontecem em todos os lugares. De todos os modos. E estão, por isso mesmo, sempre a exigir outras mudanças. Mais mudanças. Até que elas venham para melhorar. Para agregar qualidade de vida. E continuar com as mudanças. Pois o tempo não pára. Enfim.



Aqui neste site a coisa não é diferente. O Quadro de Avisos, na verdade, pode ser comparado ao centro dessa grande comunidade. Desta cidade chamada Usina de Letras. Que teve seus bons tempos, é verdade. Quantas tardes e noites aqui nos reuníamos para trocar idéias, sugerir, opinar, mostrar nossos trabalhos, aprender e ensinar uns com os outros. Claro, havia discussões mais calorosas. Mas nada que pudesse lembrar o caos que hoje tomou conta do lugar.



Palavrões, brigas ferrenhas, troca de insultos, abusos de toda ordem. Desrespeito às opiniões e às sugestões alheias. Insultos. Pirataria. Concorrência predatória. Apologia às drogas, ao egoísmo e à soberba. Intolerância generalizada. Inversão de crenças e de valores.



Mas nem tudo é negativo. Há transeuntes que insistem em passear pela nossa esquina. O Quadro de Avisos. Deixando bons recados. Proseando e discutindo com inteligência e educação. Brincando e fazendo gozação uns com os outros. Sem passar do campo das idéias para o pessoal. E é apostando nesta turma sadia, e no processo de mudanças, que, sabemos , não é do agrado de todos, que volto ao tema de dois anos passados. O da necessidade de criarmos condições de melhoria do site. Que tanto nos tem servido. E que corre o risco de deteriorar-se pela falta de bom senso de alguns companheiros.



Não vamos deixar a peteca cair. Estou oferecendo, novamente, para discussão, um “rascunho”, uma “minuta”, não editada, portanto passível de erros formais, para que seja discutida, analisada, alterada e que, ao final, possa gerar um movimento de pressão pacífica, junto aos responsáveis pelo site, no sentido de que algo seja feito para a melhoria da qualidade da página, com maior segurança e maior credibilidade junto aos que aqui fazem parada. A proposta é a seguinte:



MINUTA DA PROPOSTA DE MUDANÇAS





A sugestão número um seria, no meu entendimento, a alteração da atual listagem de endereços, ou de categorias literárias. Há necessidade de definir o conteúdo dos endereços, para facilitar a divulgação dos textos em lugares mais apropriados.



Definir o que se entende por Ensaio, Crônica, Teses e Monólogos, Discursos, etc.. E estabelecer a necessária distinção entre eles. O que seria uma Redação e um Artigo, por exemplo ?



Penso que seja urgente a criação de novos endereços, a fim de atender a outros tipos de demandas que estão surgindo, como, por exemplo, Romance, Crítica Literária, bem como uma espécie de (chat) , onde os usineiros pudessem debater assuntos diversos. Desse modo, estaríamos evitando que o Quadro de Avisos continuasse servindo de “bate-papo” e de outros interesses não condizentes com os fins para os quais foi criado.



Assim, o Glossário sugerido ficaria, em princípio, como o em seguida exposto.



SUGESTÃO 01 – Glossário de Gêneros ou Categorias, que iria substituir o atual glossário. .



ARTIGOS – composição em prosa ou texto argumentativo que trata de assuntos de natureza, geralmente, não ficcional. Trabalho completo e que exprime a opinião de quem o escreve, que expõe e defende seu ponto de vista a respeito do assunto, de caráter geral ou específico. Caminha na mesma direção do editorial da imprensa escrita. O artigo dispensa a linguagem empolada. Opiniões sobre fatos econômicos, sociais ou políticos, do quotidiano ou não, mas sempre relevantes.



CONTOS - Narrativa breve e concisa, contendo um só conflito, desenvolvido em espaço, geralmente, limitado a um ambiente, unidade de tempo e número restrito de personagens. Historietas ou fábulas, também chamadas de “short story”. Narração alegórica. A ação do conto concentra-se normalmente numa personagem ou grupo de personagens, que podem ser animais ou seres humanos, fictícios ou não, explorando situações de conflitos, de comicidade ou de paródia.



CRÕNICA – Texto narrativo, desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de acontecimento ou situações de permanente interesse humano. Gênero literário que busca ultrapassar, pelo tratamento artístico, o que é racionalmente deduzido dos fatos ou idéias da atualidade, do quotidiano, do político e do social..



CARTAS - Para os fins deste site é o espaço ou o endereço destinado à troca de mensagens, de caráter individual ou coletivo, de temática livre e diversificada.



ENSAIOS - Relato dissertativo sobre determinada experiência ou assunto, geralmente mais curto do que um Tratado. Em sentido literário, são escritos em prosa, de natureza analítica, dissertativa ou interpretativa sobre determinado assunto, que se explora em caráter provisório, carecendo de desenvolvimento e de confronto de novas idéias para se chegar a validade ou a conclusão dos pensamentos ali expostos.



ERÓTICO – Arte ou doutrina de tendência a se ocupar ou de exaltar o sexo em literatura. Seção que acolhe os textos relativos ao amor e aos estados de paixão (Eros) evidenciados. Abrange os subgêneros da paródia, da anedota, da poesia, do conto, da crônica que envolvem os assuntos insertos no campo do erotismo.



FRASES – Local para publicação e divulgação de frases com conteúdo sapiencial, sintético, proverbial, axiomática, própria da paremiologia (provérbios, prolóquios ou pensamentos, originais ou não, de autoria própria ou de terceiros).



HUMOR – Textos que envolvem a facilidade de perceber ou expressar a comicidade, em geral, a graça e a jocosidade sobre temas diversos do quotidiano. Piadas. Anedotas. De autoria própria ou de terceiros, nestes casos, sempre que possível, com citação da fonte.



INFANTO-JUVENIL – Seção para acolher textos literários como poemas, histórias, piadas e todo tipo de produção destinada ao público infanto-juvenil. Os textos deverão indicar a leitura para duas faixas etárias: entre 07 e 12 anos de idade; e entre 12 e 17 anos de idade. Início e término da adolescência, teoricamente falando.



LITERATURA DE CORDEL – Composição literária popular, típica da região nordeste do Brasil, escritas em versão poética, explorada pelos cantadores daquela região. Entram na composição as histórias, lendas, poesias narrativas, paródias, sátiras, relatos e biografias, narradas ao gosto popular.



LETRAS DE MÚSICAS – Espaço destinado ao arquivamento e à divulgação de composições escritas de poemas destinados a serem musicados por profissionais ou amadores da arte da composição musical.



MONOGRAFIAS E DISSERTAÇÕES – Trabalhos escritos em estilo dissertativo , detalhados, documentados, e elaborados dentro dos princípios básicos da pesquisa e da metodologia científica. Versando, basicamente, sobre tema previamente definido.



NOVIDADES LITERÁRIAS – Espaço destinado a promoção e o apoio aos usineiros no tocante às novidades de leituras, títulos, recensões ou resumos de livros novos ou já publicados, de sua autoria ou de terceiros, nos vários domínios literários.



CRÍTICA LITERÁRIA – Espaço destinado às opiniões, impressões e críticas sobre literatura de modo geral. Teoria, crítica e hermenêutica literária. Escola literárias, autores, obras, etc. Endereço de caráter discursivo e didático. Intercambio de experiências e de conhecimentos sobre a Literatura, de modo geral.





CAFÉ COM LETRAS – (Bate-Papo) – Este espaço é destinado à livre troca de idéias, maior conhecimento a aproximação entre os usineiros, troca de impressões sobre poesias, e assuntos literários e literatura em geral, comentários e críticas diversas, troca de experiência, entre outros, de forma mais descontraída e amigável possível.



PEÇAS DE TEATRO – Espaço destinado a promover a escrita de peças de teatro, inclusive o monólogo, abrindo espaços para dar ao dramaturgo a possibilidade de divulgação via internet de sua obra. (Monólogo, aqui entendido, como sendo a peça escrita em que o próprio autor, ou seu personagem, procura expressar os pensamentos, as lutas e os conflitos de ordem existencial e espiritual, sobre a temática humana.



POESIAS – Composição poética , em versos livres (e/ou providos de rimas) cujo conteúdo apresenta uma visão emocional e/ou conceitual na abordagem de idéias, estados de alma, sentimentos, impressões subjetivas, quase sempre imagéticas.



POESIA – HAICAIS – Espaço destinado à publicação de poesias denominada Haicais, ou seja, poesia de origem japonesa , surgida no Século XVI, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que, geralmente, tem como tema a natureza.





ROTEIRO DE FILMES OU NOVELAS – Espaço destinado a publicação de roteiros de filmes e novelas. Discussão e troca de experiências a respeito. Endereço apropriado para descobrir e divulgar talentos ou habilidades específicas.





ROMANCE – Obra narrativa, escrita em linguagem romântica, em prosa ou em verso, na qual se narram fatos imaginários, às vezes inspirados em histórias reais, cujo centro de interesse pode estar no relato da aventura. Neste espaço, há a possibilidade de o autor divulgar tanto o romance pronto, como a partir dos capítulos que forem sendo elaborados.



TESES/TRATADOS – Obra que expõe de forma didática um ou vários assuntos a respeito de uma ciência ou arte, onde se apresentam resultados e conclusões de trabalhos de pesquisa em determinada matéria com proposições que se sustentam na elaboração e defesa de temas diversos para fins de obtenção de títulos.

.......................................................................................................................



Sugestão 02 – PLACAR – Há necessidade de definir e divulgar os critérios e a periodicidade ideal para levantamento de dados e divulgação, dos autores que mais produzem, além, e principalmente, de inserir critérios que possam evidenciar, mais do que a quantidade, a qualidade dos trabalhos apresentados.



Nossa sugestão caminha na direção seguinte: Todo mês, seriam escolhidos os cinco textos mais lidos, de cada categoria ou gênero literário. Ao final de três meses, os textos seriam submetidos à um processo de votação opcional, pelo grupo, com prazo determinado. Do resultado da votação, selecionam-se os três melhores classificados, em cada categoria ou gênero literários. Estes classificados serão, oportunamente, objeto de premiações. Seria uma maneira de aferir, a partir de críticas construtivas, junto à comunidade, a qualidade de nossos trabalhos.



Sugestão 03 – Criar prêmios periódicos para os poetas e escritores - como forma de incentivo - em cada categoria ou gênero literário. Os prêmios poderiam ser em dinheiro (de patrocinadores) ou em forma de brindes como dicionários, gramáticas, livros de literatura, descontos em lojas, passagens de avião e, até, quem sabe, num futuro próximo, cobertura e orientação para impressão de livros de autores da Usina. Em grupos ou individualmente.



Sugestão 04 – Elaboração de normas (direitos e deveres) para utilização do site. Informando todas as mudanças que forem sendo realizadas, as orientações para o uso correto de operacionalização do sistema, proibições e sanções sabíveis. Das normas deverão constar, ainda, um código de ética .



Sugestão 05 – Mudanças no espaço destinado à apresentação do currículo. Entendemos que este espaço está ocioso e precisa ser melhor aproveitado. Nossa sugestão é a de que permaneça a possibilidade opcional de se colocar o currículo. Mas, sugerimos que do local conste um questionário (também de preenchimento opcional) que preserve a identidade do usuário mas, ao mesmo tempo, permita traçar um perfil psicológico aproximado das pessoas. A idéia é a de facilitar a comunicação. Conhecendo gostos, aptidões, religião, manias, crenças e valores, enfim, poderíamos ter um relacionamento menos “frio”. Sem abrir mão, evidentemente, da segurança.



Sugestão 06 – Criação da Revista do Usinas de Letras, como instrumento de divulgação dos trabalhos, publicação de propaganda comercial e arrecadação de receita e patrocínio para os diversos eventos.



Sugestão 07 – Rever os procedimentos sobre a questão do patrocínio. Ampliar o leque de opções para pagamento. Aumentar a divulgação junto à sociedade como um todo, de modo a atrair patrocinadores para os escritores do Usinas.



Sugestão 08 –Realização de eventos culturais, com vistas à arrecadação de receitas. Encontros de cordelistas, de jovens escritores, lançamentos de livros, recital de poesias, e assim por diante.



O site Usina de Letras é um valioso instrumento de comunicação, cultura e entretenimento inteligente, que está colocado à nossa disposição. Não podemos nos omitir diante da necessidade de mantermos a qualidade e a credibilidade da página . Vamos ajudar aos responsáveis a criar caminhos de melhoria permanente, posto que o retorno virá em benefício de todos nós.



Domingos Oliveira Medeiros

01 de dezembro de 2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui