Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Drogas, falso paraíso - mscx -- 30/11/2002 - 19:55 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Drogas, falso paraíso

Maria do Socorro C Xavier



Sem sombra de dúvida, o caminho das drogas é auto-destrutivo; suicídio no qual o ser humano destrói também sua família, seu lar. O drogado perde a noção de responsabilidade, o afeto e o respeito. É uma via quase irreversível. Se não houver quem o tire deste túnel escuro; ou o próprio reconhecer que chegou no limite de vida e de morte. Tenha a humildade de pedir socorro.

A esta altura já abandonara estudos, desleixa a busca de trabalho, e se já o tiver, termina abandonando ou sendo despedido. O pior poderá acontecer: a morte, o crime, o assalto e quejandos; até contrair aids [usuários de drogas pesadas: Cocaína, L.S.D., Heroína e outras], injetadas com seringas contaminadas, será fatal.

Alastra-se a cada ano pelo país, entre os adolescentes e jovens, o uso do crack, skunk, maconha e até a cola de sapateiro para cheirar. A maconha de acordo com o Centro Brasileiro de Informações sobre drogas psicotrópicas (cebrid) cresceu em todas as cidades brasileiras. É consumida por estudantes de todas as classes sociais. Nas classes mais baixas, porque é barata;nas classes média e alta, porque alguns pais acham que é brincadeira, que não vicia e terminam fazendo vista grossa

Aí é onde mora o perigo; já foram comprovadas as consequências nocivas da maconha (cannabis sativa).É uma planta psicoativa, que provoca alterações no cérebro e causa dependência química. O usuário passa a depender dela em escala cada vez maior. Desta planta são também extraídos o haxixe e o óleo; oskunk, [contém o thc- tetrahidrocanabiol] seu princípio ativo.

O adolescente ou jovem usuário da maconha apresenta certos comportamentos tais como: euforia à toa, olhos vermelhos [para isso usam colírio], falhas na memória com fatos recentes, sonolência, depressão, hostilidade no relacionamento familiar, visões alucinatórias entre outras.Segundo estudos realizados, a maconha, a longo prazo, pode afetar o sistema respiratório [tosse, bronquite], afeta o sistema imunológico [debilitamento das células], sistema reprodutivo [prejudica as funções sexuais e fertilidade] e pode causar câncer.

Por que será que os jovens enveredam por caminho tão escuro? Tem-se levantado muitas conjecturas em torno da questão: necessidade do jovem se afirmar no grupo, entrando com o cigarro comum e bebida alcoólica e daí a porta está aberta a outras drogas; motivos de ordem interna: traumas de infância, ansiedade, depressão, pressões familiares, tensões, dificuldades de se adaptar aos tramites de uma vida normal; seria uma válvula de escape as dificuldades da existência, o vazio, a falta de sonhos e ideais, falta de amor?

Os pais são as maiores vítimas do vício dos filhos, e outros familiares que convivam com o jovem drogado. Até se martirizam, se afogam em complexos de culpa, revendo onde falharam. Na realidade a parcela de culpa dos pais talvez seja mínima, os motivos variam de caso para caso. É difícil entender: mesmo os pais que dão amor, orientam bem seus filhos, há meios de subsistência e de educá-los, no entanto os filhos consomem drogas. Assim falou Dom Helder Câmara (arcebispo de Olinda e Recife) aos jovens: “Uma das riquezas da juventude de hoje é a autenticidade que leva os jovens a ser exigentes em casa, com os pais, com os mestres, nas escolas, nas universidades, nas Igrejas. Que Deus ajude os nossos queridos jovens a serem exigentes também consigo mesmos, para que tenham força moral para ser exigentes conosco”.

É muito complexo para os pais enfrentar o problema das drogas nos filhos. Primeiro, não querem aceitar; muitos encobrem, por vergonha; outros não sabem como agir ante tal realidade; como tratar o filho? Com energia e rigor? Aplicar aqui, o “ram” de Paulo Coelho: “rigor, amor e misericórdia”. Enfim que fazer?

Geralmente tem-se que encaminhar o jovem drogado para um tratamento psicanalítico, a fim de recuperar sua auto-estima e outros valores básicos; Levá-lo a frequentar grupos de apoio e ajuda de entidades religiosas. Casos mais extremos requer um tratamento de desintoxicação em clínicas especializadas; que por sinal há pouquíssimas, nas cidades brasileiras, são particulares e por preços altos. Os planos de saúde não incluem internamento para estes casos; só consultas a psiquiatras e psicólogos. Isto é lastimável.Institutos psiquiátricos da rede pública, não são adequados para o tratamento com jovens, pois ali há doentes mentais de toda espécie.

Já que não temos as respostas do “porque” os jovens ingressam por estrada tão lúgubre; todos deviam dar as mãos: poderes públicos, as entidades religiosas, pais, educadores, a sociedade em geral, - para combater e ao mesmo tempo amparar, no sentido de reabilitar o jovem ao convívio salutar com seus familiares e a sociedade, trazendo-o de volta ao estudo e ao trabalho. Enfim fazê-lo encontrar um significado para a vida.

Fala-se da descriminalização da maconha, achando aqueles que assim defendem, que, liberando o uso legalmente, poder-se-ia diminuir o consumo, baseados no fato de que quanto mais se reprime o vício, mais se pratica. Não é por aí. O vício deve ser combatido, por todos os meios salutares, já ressaltados e vale a pena envidar todos os esforços para salvar os jovens e trazê-los à vida produtiva e psicologicamente normal.

Reflexões para os jovens: valerá a pena, drogas?O prazer imediato, “o barato” [no linguajar da juventude], será mais importante do que uma vida equilibrada, na qual mesmo com dificuldades, se enfrenta com lucidez e dignidade? Pense que: momentos apenas de prazer não compensam os transtornos, os perigos decorrentes do vício.Pense na sua felicidade, seu futuro, suas energias cósmicas fluindo dentro do seu ser limitado, porém divino. Consciente e pleno! Sem fugas!

Deixe que seus amigos de vício, lhe chamem de “babaca”. Pelo contrário você merece elogios por ter tido a coragem e força de vontade de deixar o vício. Reajam a esses pseudo-amigos com serenidade e superioridade espiritual!

Certos que tomaram um rumo coerente às suas vidas, abandonando algo pernicioso que poderia levá-los ao abismo fatal. Não tema a pressão dos parceiros de vício, estes próprios, que se dizem amigos hoje, em futuro, o abandonarão.

Por melhor que seja o estado eufórico (êxtase) efêmero deixado pela droga, segundo depoimentos seus; “o crime não compensa”. Suas potencialidades latentes ficam embotadas, sua inteligência ofuscada, sua dignidade abalada; sem merecer o respeito das pessoas. Muito pior: podem alucinados com o efeito da droga, cometer crimes bárbaros e viver o resto de suas vidas nos presídios. Perder os melhores anos de suas vidas!

Peçam ajuda, não se envergonhem disto. Quando o vício está se tornando superior a suas forças, é hora mais que urgente de pedir auxílio dos homens e de Deus; inclusive e principalmente balbucie uma prece com fé: “ batereis a porta e abrir-se-à;” “peças e serás atendido”. Antes que seja tarde demais: gritem pedindo socorro, aceite tratamento e ajuda!

Drogas.. é uma droga.Milhares de pais sofrem e interrogam desesperados: que fazer? Querem luz que venha iluminar esta escuridão da alma,-a escravidão ao vício dos seus filhos, que são a razão de suas vidas; dos jovens que são o futuro deste país.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui