Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Coisas do Coisa Ruim -- 19/04/2004 - 23:03 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DO JEITINHO QUE O DIABO GOSTA (I I)
(por Domingos Oliveira Medeiros)

De repente, as coisas começaram a desandar. Tudo dava errado. Uma queda, na calçada, logo pela manhã, ao sair de casa. Um dos pneus do carro estava arriado. Algum desocupado não tinha o que fazer ontem a noite. Ou nesta madrugada. Por isso, cheguei atrasado no trabalho. O tempo mudava de repente. Começou a chover. Chuva grossa. Chuva de verão. Levei um banho de lama, bem próximo à entrada no escritório. Tive que trocar de roupa. Ainda bem que costumo guardar um muda no trabalho como prevenção.

Sentado à mesa de trabalho pude ver. Lá estava o envelope. Uma carta de cobrança. Malcriada e ameaçadora. Não me lembrava que tinha sido fiador. Saí às pressas. Duas horas na fila de banco e a surpresa: saldo devedor: Cortaram meu cheque especial. Motivo: cheques sem fundo. depositaram os pré-datados antes do tempo. Reclamei. Ficaram de resolver amanhã. Não dava mais tempo. O expediente no banco já havia encerrado.

Voltei para o trabalho desconsolado. O chefe me olhava entre desconfiado e zangado. No outro dia, lembrei-me do Carlos, um amigo vidente. Por telefone, ele me disse, após ouvir minhas reclamações: - É coisa dele! Dele quem? Do Coisa Ruim. Você precisa se cuidar! Muita reza, e reza forte! Não pensei duas vezes. Decidi encarar o problema de frente. Cara a cara. De homem prá homem; quer dizer: de homem pro Coisa Ruim!

Procurei seu telefone no catálogo e, claro, não achei. Nem na letra C, e muito menos na letra D; o Coisa Ruim ou o Diabo, como queiram, só poderia estar num desses inferninhos. Fui até lá. No mais conhecido e freqüentado. Ele não estava. Mas consegui o número do celular. Liguei.. Expliquei tudo. Cada detalhe. Mas ele ponderou. Apelou para o bom senso. Disse-me que não ia ficar bem se ele resolvesse atender às minhas reivindicações. Que achavam até justas, mas, por questão de ética, nada poderia fazer. Seria um duro golpe em sua má reputação.

Tentei mostrar-lhe as vantagens da minha proposta. Que ele poderia encarar aquele fato como um desafio. Talvez pudesse enriquecer seus métodos de trabalho. Ele acabou cedendo. Marcamos um encontro. Disse-lhe que o que ele vinha fazendo ultimamente era muito sem graça. Coisa superada. Coisa de criança. Gozação e perseguição aos outros, sem motivo aparente? Nada a ver!! Disse-lhe que o mundo estava noutra. Em busca da paz e da harmonia. Guerra já tínhamos de mais.

Ponderei que ele precisava mudar de vida! Que essa história de viver perseguindo os servidores aposentados, ameaçando cobrar duas vezes a contribuição previdenciária, a bem da verdade, mais ajudava ao governo do que, propriamente, atrapalhava os aposentados. E que não ficava bem para um diabo ajudar o governo. Qualquer governo. Até mesmo um governo ruim. Questão de concorrência desleal. Lembrei-lhe que o verbo ajudar não deveria constar do dicionário de um diabo. Pelo menos de um diabo experiente.

E mais: lembrei-lhe que aquela história do apagão ficou muito mal contada. Mas que foi um trabalho de mestre, lá isso foi! Não sei como você conseguiu aquilo. Mas a verdade é que o presidente teve um lapso de memória, e não fez investimentos para ampliação da nossa matriz energética. O fato é que tudo aconteceu como você esperava: sobrou para a população, como sempre, que se virou como pôde. Desligou o freezer, trocou lâmpadas, proibiu o uso do ar condicionado, diminuiu o banho quente, colaborou de várias maneiras. Mesmo a contragosto. E o consumo de energia acabou caindo.

Resultado: prejuízo para as empresas distribuidoras. E o que fez o presidente? Aumentou o preço da energia para manter o lucro das empresas. E vieram as chuvas. E os aumentos também. Um golpe de mestre! Só da cabecinha privilegiada de um diabo como você poderia sair esta pérola de malvadeza.

Igual a esse só aquele do painél eletrônico do Senado. Você deve ter se divertido um bocado. E a greve dos professores? Ninguém se entendia; não se sabia quem era o mais prejudicado. Se o governo, se os professores, se os alunos, se os pais ou se a candidatura do Ministro da Educação, que foi pro brejo, junto com os mosquitos da Dengue. Nessa você pegou pesado!

E tem mais: a gozação com a correção da tabela do imposto de renda, é de arrepiar. Tabela, aliás, que não se corrigia há sete anos. De repente, você sopra nos ouvidos dos parlamentares que aprovam a correção pela metade, sem falar nos atrasados. Golpe duplo: no governo, que deixou de ganhar mais um pouco; e na população, que passou a perder a correção.E quando todo mundo pensava que o assunto estava encerrado, vem você e inventa uma história de que o presidente iria vetar o projeto e, na mesma hora, encaminhar medida provisória, aumentando o tamanho da facada. Sobrando, desta vez, para os pequenos empresários.Você não tem mesmo jeito! Não se contenta com pouca coisa.

A flexibilização da CLT foi outro grande golpe. De uma só tacada você começou a apagar a Era Vargas, sem precisar morrer para entrar para a história. Suprimiu direitos dos trabalhadores - com o apoio de sindicalistas - e, de quebra, iniciou o processo de desgaste e desmonte da Justiça do Trabalho. Só que, também nesse caso, a ajuda ao governo pegou mal. O que é que você está armando ? De olho nas eleições ? ou pretende ser nomeado para a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas ? Teve dedo seu na candidatura da Roseana ? Vê lá o que vai arrumar com o Serra!.... Aliás, prá ser sincero, você já está aprontando com ele. Só pelo fato de ele estar sendo apoiado pelo Fernando Henrique, e tentar um discurso de oposição, que vai mudar tudo, caso seja eleito, já é uma grande piada. De mau gosto. Logo com o Serra, que parece um homem bom. Incapaz de matar um mosquito.

Mas por favor! Pára com isso! A confusão que você armou para as eleições, com esta tal de coligação única, foi demais. Você exagerou. Virou tudo de cabeças para baixo. Está confundindo todo mundo. É muita maldade!

Primeiro, você arranjou um jeito de o Lula entrar na onde dos marqueteiros. Virou sabonete de propaganda. Você conseguiu colocar o Lula de paletó e gravata, de barba bem cuidada. Limpo e cheiroso. Fala mansa e bem educado. Incapaz de insultos ou ironias. Nem contra o candidato do governo. O grande Lula, o sindicalista que fundou um dos maiores partidos de oposição neste país, parece um padre pedindo votos para construção de um igreja. E até já está junto com o PL E o vice de sua chapa é um empresário. Do lado do capital. Grande jogada de marketing. O Lula agora tem a fala mansa, tolera o Maluf, aceita o Orestes Quércia, o FMI, tudo numa boa, como dizem a rapaziada. O importante é chegar lá. Você é competente e maldoso!

E o Ciro Gomes? Você conseguiu o impossível. Arrumou um candidato muito parecido, de fisionomia claro, com o Collor. E conseguiu o apoio do Brizola. Depois andou espalhando que ele era igual ao Collor. Chegou ao cúmulo de convencer grande parte da opinião pública de que o Ciro era o representante da “direita conservadora”. É muita sacanagem! Só porque o ACM resolveu apoiar o grupo da chamada força trabalhista. Não tem nada a ver. Mas a sua trama parece que vem dando resultados.Tem gente, inclusive do PT, que pensa que isso é verdade. E faz campanha contra o Ciro. Com isso, o que acontece? Preservam a candidatura do Serra, que, tudo indica, é mais fácil de ser vencida no segundo turno. E combatem o Ciro Gomes que, também parece, é bem preparado e bem mais difícil de ser combatido num eventual segundo turno. Conclusão: indiretamente, você está ajudando o governo, mais uma vez: fazendo tudo para que, no final, tenhamos a reprise: Lula e o candidato oficial do governo. Aí não tem jeito. A grana é pesada. A turma vai jogar duro. E o Lula não vai suportar a barra. Você é um gênio! Do mal.

Quer um conselho? Vocês, diabos, não são burros. Isto já está mais do que provado. É só lembrar o caso das duas torres em Nova York. Acho que é hora de você mudar de vida. Você deveria, inclusive, submeter-se ao vestibular para o Curso de Direito, numa faculdade lá do Rio de Janeiro. Isso mesmo, igual ao padeiro analfabeto, lembra?. É fácil passar na prova. Aprendi vendo um programa de televisão muito famoso. Basta marcar, na seqüência, as alternativas A, B, C e D, até o final da prova. Depois, nem precisa participar da prova de redação. Já pode ser considerado universitário.

Depois, é só apelar para seus amigos influentes - que são muitos - na Câmara e no Senado. Alguns, até, sangue do seu sangue. Seus parentes. É mamão com mel. Você assume qualquer cargo comissionado, em qualquer ministério; E não precisa comprovar experiência e nem participar de concurso público. Também não precisa comprovar escolaridade. Tudo dentro da lei. Vai ganhar um excelente salário e assentar as bases para sua candidatura. Logo estará no Senado ou na Câmara dos Deputados. Poderá, também, concorrer a qualquer cargo eletivo. E quem sabe, um dia, será um Senador Vitalício? Ministro da Fazenda e, quem sabe, Presidente da República? O importante é estar no poder.Mas, depois de refletir no que tinha dito, acabei ponderando: presidente não, menos o cargo de Presidente da República. Ninguém iria suportar tanta maldade junta!

Despedimo-nos neste ponto. Confesso que não senti muita firmeza da parte do Coisa Ruim. Cheguei a desconfiar do seu olhar triste e compenetrado. Em todo o caso, nunca é demais lembrar que seguro morreu de velho; é bom estar de olhos bem abertos. Eles andam soltos por aí e prometem tudo! Até dinheiro para a campanha que ninguém sabe de onde saiu. E do jeito que andam as eleições, verdadeiro mercado de produtos descartáveis, com propaganda enganosa, correremos sempre o risco de comprar produtos de má qualidade ou com validade vencida, sem poder trocá-los, pelo menos, durante quatro anos. Do jeito que o diabo gosta. Boas eleições e bons votos. Isto é, se até lá ainda sobrar algum candidato. Depois que o Coisa Ruim apresentar todos os seus dossiês..Do jeitinho que o diabo gosta. –

Reproduzido a pedidos. Do livro do autor.
Domingos Oliveira Medeiros



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui