Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->AS CAÇULAS -- 20/06/2008 - 01:04 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AS CAÇULAS

“Ensina a criança o caminho que ela deve seguir;
e quando envelhecer, dele não se há de afastar.
Provérbio 22,6)




Frutos preciosos dos nossos pais na idade madura, Wilzenir e Vilzedir têm uma bela página escrita na história da família. Wilzenir é minha afilhada de Batismo e no altar do Senhor prometi cumprir o dever de pequena mãe, evangelizando-a na fé cristã; para tal, acompanhei seu desenvolvimento em todas as fases da vida, proporcionando tudo que estava ao meu alcance para seu bem-estar físico e espiritual. Cresceu, tornou-se uma pessoa de bom caráter, formada em Pedagogia, dá aulas não somente disciplinas escolares, como também de fraternidade, tornando-se samaritana para muitas velhinhas. A mais interessante delas é Joana Joaquina a quem chama de “JOTA’ ou Jota Jota.
Parece que Wilzenir lhe dera um nome de princesa. Ser chamada de Jota Jota agrada-lhe muito.
- Bom-dia Jota Jota!
Joana abre um largo sorriso e mesmo sendo trinta anos mais velha, responde: “Bênça mamãe!”
- Deus te abençoe, JOTA, JOTA !
Zenir é uma amiga fiel, protetora dos pobres e desvalidos. Solteira, tem por hábito colecionar retrato dos amigos, parentes ou não. Consegue cativar o coração de pessoas das diversas idades e eterniza suas amizades com presentes que não estão vinculados apenas a aniversários, Natal e Ano Novo, mas em qualquer época do ano, em qualquer oportunidade de desprendimento do coração, tem sempre um agrado a fazer. Às vezes, coisas simples como: “hoje é dia de Jota Jota aparecer por aqui, vou guardar um beiju pra ela”.
Desde pequena papai chamava Vilzedir Maria de minha “doutorinha”. . Meiga e inteligente, é extremamente solidária à causa da família. É a queridinha dos irmãos e sobrinhos. Seu principal lazer é a leitura de bons livros, revistas informativas e tudo que traz benefício à ampliação de seu acervo cultural. Por essa razão, guarda, em seu cérebro privilegiado, uma bagagem enorme de conhecimentos gerais. É nossa biblioteca viva, ambulante e sempre presente.
Humorista, faz versos com todos os familiares, animando com boas gargalhadas as nossas conversas. Trabalha com garra e honestidade e cuida ainda da sua pequena empresa – “Floricultura Sempre-Vivas” – localizada na Rua São Sebastião, em Picos. Confecciona e vende arranjos florais, buquês de noivas...Seu maior valor está na dignidade de ser uma excelente mãe que educa com amor e sabedoria duas filhas, Vívian e Yasmin, e agora, o neto Luís Francisco.
Vívian tinha cinco aninhos, quando viu sua mãe se maquiar e saiu com essa:
- Mamãe que besteira é essa?
- Besta é você que está peruando.
Ela rapidamente respondeu:
- Para todo palhaço existe uma platéia.
É minha afilhada de Batismo e pelo amor e carinho que tenho por ela, peço à mãe da Divina Providência que derrame muita luz em seu caminho e realize seus sonhos afetivos e profissionais.
Yasmin é sensível, carinhosa e zangada, parece uma abelhinha de marimbondo. Tenho muito amor e carinho por ela e ela por mim, por isso me chama de mãe dois.
Luis Francisco caminhou com 10 meses. Recentemente, quando já havia completado três anos, engoliu uma peça plástica de brinquedos e ficou sem fala; gesticulava apontando para a boquinha, indicando que algo estava errado. Logo deduzimos que estava engasgado e depois de algumas manobras que fizemos para salvá-lo, finalmente falou:
- Me levem pá tirá um retrato no hospital - Luís tá engasgado...


LIMA,Adalberto; SOUSA,Neomísia. Saga dos Marianos
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui